Dicas

Ar-condicionado pingando? Saiba a origem do problema e como resolvê-lo

Ar-condicionado pingando? Saiba a origem do problema e como resolvê-lo

07 de fevereiro de 2022 0 5 min de leitura

Ar-condicionado pingando? Saiba a origem do problema e como resolvê-lo

Ar-condicionado pingando? Como resolver?

Um ar-condicionado em casa é sinal de clima confortável, saudável e aconchegante. Porém, essa leveza pode chegar ao fim caso você note o ar-condicionado pingando. Nesse caso, é um problema cuja causa geralmente está na limpeza ou na instalação do produto.

Ao perceber o ar-condicionado pingando água, algumas medidas devem ser tomadas para o aparelho voltar ao normal, sem um transtorno nem a compra de um novo produto.

Se você está se perguntando se o ar-condicionado pingando é perigoso, saiba que o sinal é um alerta para a limpeza do equipamento, que pode ser realizada facilmente após a checagem do problema.

Foi pensando nisso que a Leveros preparou esse artigo com informações que explicam as questões que envolvem um ar-condicionado pingando e as soluções para o problema. Saiba um pouco mais logo abaixo.

Instalação inadequada

Uma das principais razões para o vazamento de água do ar-condicionado são erros na instalação. Casos como tubulação menor que a adequada para o modelo ou diferente daquela exigida pelo fabricante podem deixar o ar-condicionado pingando em algum momento.

Evaporadora torta na parede e uso de mangueiras com defeito podem ser outros possíveis problemas durante a instalação. Nesse caso, o melhor a fazer é reinstalar o equipamento.

Por isso, sugerimos fazer a instalação com um profissional especializado, como aqueles presentes na Leveros. Nosso serviço vai garantir um processo muito mais seguro e eficiente, evitando vazamentos de água e outros problemas no futuro.

Ar-condicionado sujo

Outra causa bastante comum é a sujeira presente nas bandejas do dreno do ar-condicionado. O excesso de resíduos na bandeja bloqueia a passagem de água para o sistema de drenagem.

Se o aparelho é recém-comprado, a falta de manutenção pode explicar o ar-condicionado pingando. Casos de filtro sujo podem estar envolvidos nesse problema. Vale lembrar que, mesmo sem uso, o filtro deve ser limpo, pois ele também acumula poeira enquanto está parado.

Então, é necessária uma limpeza regular e periódica do aparelho de forma regular para evitar a presença de pó e mofo dentro do produto. Assim, vazamentos de água do ar-condicionado e outros problemas advindos da falta de limpeza não voltam a ocorrer.

Vazamento no ar-condicionado split

Da mesma forma que a sujeira pode impactar o sistema e explicar o ar-condicionado pingando, se o seu modelo for um Split, uma atenção extra para a serpentina deve ser dada nesse caso.

Isso porque o acúmulo de sujeira pode entupir e congelar as serpentinas. Assim, o ar fica congelado, sem conseguir escapar. O congelamento também pode acontecer devido a um filtro ou rotor sujo.

Esse é um dos motivos que podem explicar o ar-condicionado split vazando água na parte externa. Para solucionar o problema, o processo é um pouco mais longo: você deve retirar, lavar e reinstalar a serpentina.

Questões com a temperatura externa

Se, por acaso, você está em um lugar com a temperatura muito fria, abaixo de 15°C, isso pode explicar por que o ar-condicionado pinga. Esses aparelhos de refrigeração não foram feitos para suportar essa temperatura.

Dessa forma, torna-se inevitável: há o acúmulo de umidade dentro do aparelho por conta da condensação do ar. Assim, a evaporação também fica impossível e o ar-condicionado começa a pingar.

Esse motivo é um pouco raro, mas pode acontecer. Mudanças muito radicais na temperatura e ambientes com alta umidade também podem estar relacionados e ocasionar o problema.

Solucionando o problema de uma vez

Se você encontrar o ar-condicionado vazando água para dentro, o melhor a fazer é investir em uma limpeza pesada. A limpeza não somente ajuda na questão do vazamento, como também pode impedir que outros problemas apareçam.

É possível limpar o ar-condicionado em casa, desligando o aparelho, retirando peças como filtro e painel, e usando pano, bucha, água morna e sabão neutro para tirar a sujeira das peças. Esse processo exige muita atenção e, se não for feito com cuidado, pode danificar algumas pessoas durante a atividade.

Nesse sentido, recomendamos fazer a limpeza e a manutenção preventiva de forma periódica do aparelho. O tempo exigido para um bom aproveitamento é limpar a cada 6 meses de uso, pelo menos.

Limpeza e manutenção de ar-condicionado na Leveros!

Percebeu o ar-condicionado pingando? Contate a Leveros! Além do excelente serviço de instalação, que previne casos de vazamento no seu aparelho, nossos profissionais especializados estão prontos para resolver problemas como ar-condicionado pingando água na condensadora e diversos outros exemplos.

Entre as vantagens de contratar o serviço de limpeza e manutenção de ar-condicionado da Leveros, estão: prevenção de doenças respiratórias que impactam a nossa saúde, combate ao mau cheiro do aparelho, prevenção do consumo excessivo de energia durante o uso e, é claro, de possíveis vazamentos.

Confira outro artigo da Leveros com mais detalhes sobre os benefícios da limpeza do ar-condicionado. Também consulte os preços e orçamentos em nosso site, e agende já a limpeza do seu aparelho!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários