Dicas

Reaproveitamento da água do ar condicionado: por que coletar?

Reaproveitamento da água do ar condicionado: por que coletar?

06 de março de 2021 0 4 min de leitura

Reaproveitamento da água do ar condicionado: por que coletar?

Reaproveitamento da água do ar condicionado: por que coletar?

O reaproveitamento da água do ar-condicionado já não é um tema tão incomum entre os proprietários desse aparelho. Isso porque cada vez mais a água tem se tornado escassa e foco de muita atenção, por motivos financeiros ou ambientais.

No ano de 2020, a CFA-GSAE (Sistema de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto) divulgou dados que mostram que o Brasil perde cerca de 399 litros de água tratada por dia.

Entre a quantidade de recursos hídricos que chegam às casas de várias famílias, até 20 litros são usados diariamente pelos aparelhos de ventilação. Então, se você está planejando fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado, saiba que é possível e indicado. Descubra como, a seguir.

Motivos para investir no reaproveitamento da água

Quem já tem seu ar-condicionado instalado não deve achar estranho as gotas que caem depois de alguns minutos de uso, mas, quando estas se acumulam, o reaproveitamento da água do ar-condicionado pode ser uma ação interessante.

Apesar dessa água não ser potável — isso porque contém as impurezas do ambiente coletadas e processadas pelos filtros —, o reaproveitamento pode gerar outros benefícios, os quais você pode entender melhor nos tópicos abaixo.

Gera economia

Desde agosto de 2020, a conta de água ficou mais cara para as cidades atendidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com um aumento de 3,4% no valor, agora muitas pessoas buscam entender como reaproveitar a água do ar-condicionado.

Assim como a coleta da água das chuvas já é uma prática comum nas casas de diversos brasileiros, a água que sai do ar-condicionado pode ser reaproveitada também, podendo chegar a uma economia de 50% na conta de consumo.

Ajuda o meio ambiente

Mesmo que a água reaproveitada não seja potável, isso não quer dizer que ela é poluente. Existem diversas soluções criativas para você usar a água que sai do seu equipamento depois de feita a instalação, como a utilização na máquina de lavar.

Além disso, você ainda consegue dar um objetivo à água que sai do dreno depois de usar o ar-condicionado, armazenando-a em baldes para decidir após o uso qual será o seu fim.

Previne doenças

A proliferação de mosquitos devido ao acúmulo de água parada também é um dos problemas que você consegue solucionar reaproveitando a água do ar-condicionado.

No verão, o cuidado com a água parada para prevenir doenças, como a dengue, é muito importante, inclusive para quem tem um ar-condicionado. Por isso, quando você tem um direcionamento do uso desse recurso hídrico, você também está cuidando da sua saúde.

Monte um coletor de água caseiro

Como mencionamos acima, para coletar água, você somente precisa usar vários baldes e depois recolhê-los para usar na sua casa ou para qualquer outra tarefa. Porém, existe outra opção: um coletor de água caseiro, que utiliza os seguintes materiais:

  • 1 cano de esgoto PVC nº100 ou nº150, dependendo da quantidade de água;
  • 2 capas ou tampões para as duas extremidades do cano e ligas de vedação;
  • 1 torneira de plástico, geralmente usada para jardim;
  • 1 suspiro plástico para verificar o nível da água;
  • 1 máscara cirúrgica para evitar passar resíduos;
  • 4 parafusos para fixar na parede;
  • 1 elástico de borracha,
  • 2 braçadeiras para o cano de PVC.

Além desse coletor de água caseiro, você pode optar por comprar um recipiente grande para armazenar todo o recurso hídrico captado ou uma cisterna, adaptando-a para esse fim.

Onde usar a água reaproveitada?

Existem diversos destinos que você pode dar para esse barril de 20 litros de água, entre eles, o cuidado da sua casa, lavando o quintal e evitando o desperdício, por exemplo.

Outra solução para esse recurso é o reaproveitamento da água do ar-condicionado para irrigação de hortas. Criando um mecanismo caseiro, você ainda consegue economizar tempo, estendendo a mangueira até a sua horta.

Lembre-se de manter seu aparelho sempre limpo

Agora que você já sabe que a água do ar-condicionado pode ser usada em plantas e no cuidado diário da sua casa, por exemplo, o próximo passo é cuidar da limpeza dos filtros desses aparelhos.

Para isso, conte com o serviço da Leveros. Aqui, você tem um atendimento personalizado com profissionais preparados para te oferecer um ambiente com ar puro, sem fungos ou bactérias. Venha conferir.

Compartilhe este post ;)