Bem-Estar

Ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

Ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

16 de maio de 2022 0 5 min de leitura

Ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

Ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

Sua casa deve ser um lugar de conforto e descanso para você e todos da sua família. Por isso, a temperatura, sensação térmica e umidade do ar devem estar prezando o seu bem-estar e saúde.

Colocar um ar-condicionado em algum cômodo residencial é uma ótima forma de refrescar-se no calor e, dependendo do modelo, se aquecer durante os dias mais frios do ano. Diante disso, uma das grandes preocupações após instalar o ar-condicionado é a qualidade do ar. Afinal, o ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

Para te explicar melhor sobre esse tema, confira esse artigo. Vamos falar sobre umidade do ar e esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao funcionamento do ar-condicionado. Acompanhe esse conteúdo, confira nossas dicas e boa leitura!

Entendendo melhor a umidade do ar

A umidade do ar é relativa à quantidade de vapor de água presente em determinado ambiente, ajudando ativamente na caracterização do clima dos locais. Graças a umidade, podemos ter mais informações relacionadas a alguns elementos, como:

  • temperatura: com baixa umidade do ar, a temperatura do local não consegue se manter constante;
  • sensação térmica: com a umidade do ar, ficamos mais sensíveis para calor ou frio;
  • precipitação: com mais umidade, mais chance de chuva.

Importância de um ar umidificado em casa

Dentro da sua casa, a umidade do ar tem uma grande influência na sua saúde respiratória. Com a umidade alta, há uma maior proliferação de bactérias e microorganismos em determinados locais. Já em baixa umidade, o local pode ficar seco, causando problemas respiratórios e desidratação da sua pele, por exemplo.

Existem alguns sinais que indicam se a casa está com muita ou pouca umidade, confira:

  • os vidros embaçados significam que a umidade da sua casa está alta;
  • mofos nas paredes e teto são indicadores de grande umidade no local;
  • paredes e móveis com muitas rachaduras também podem ser um sinal de que a sua casa possui uma umidade baixa.

O ar-condicionado umidifica ou resseca o ar?

ar-condicionado auxilia no cuidado da saúde

É importante saber que o ar-condicionado tem um funcionamento que não umidifica o ar. Na verdade, para refrescar o ambiente, o aparelho suga toda a umidade e deixa o local mais seco.

A causa disso é a maneira que esse equipamento refrigera, ocorrendo trocas de calor por dentro do condicionador de ar. A umidade sugada condensa, passando do estado gasoso para o líquido, fazendo o ar-condicionado ter pingos na sua parte externa. Ou seja, a corrente de ar devolvida ao local está mais fria e consequentemente mais seca.

Existem alguns modelos que possuem a tecnologia do filtro de ar, como o LG Nano e Gree G-Top, que ajudam a eliminar as bactérias e fungos antes de devolver a corrente mais fresca. Esses componentes são ótimos para melhorar a qualidade do ar respirado, deixando-o mais limpo e puro para o bem da nossa saúde.

Como diminuir o ressecamento pelo ar-condicionado?

Mas, se você quer ainda mais saúde enquanto usa o seu ar-condicionado, separamos algumas dicas para diminuir o ressecamento do ambiente durante o uso do seu aparelho. Confira:

Quando possível, abra as janelas para a circulação do ar

Ainda que o ar-condicionado seja um aparelho para uso diário e contínuo durante estações mais quentes, para deixar o ar mais umidificado, é ideal abrir algumas janelas e deixar o ar entrar no espaço naturalmente em alguns momentos.

Isso ajuda na circulação interna, trazendo mais alívio térmico e melhorando a qualidade do ar no espaço. Mas, é importante que essa entrada do ar renovado seja feita gradativamente, pois assim você evita algum tipo de choque térmico com a diferença de temperatura vinda da parte externa do recinto.

Use um umidificador de ar

Os umidificadores de ar são equipamentos perfeitos para trabalharem em conjunto com o ar-condicionado. Com ambos funcionando, fica mais fácil de equilibrar a qualidade do ar, evitando que a atmosfera do local de instalação fique seco e seja o motivo de problemas respiratórios.

Caso você não tenha um aparelho como esse, é possível conseguir o mesmo efeito de balanceamento do ambiente adicionando um recipiente cheio de água, principalmente durante a noite.

Cuide da sua saúde

cuida da saúde do seu lar

 

Outra dica importante, para diminuir os efeitos do ar-condicionado e continuar usando esse aparelho super completo, é o cuidado com a saúde.

Evite ficar perto da saída de ar, use soro fisiológico quando sentir que o seu nariz está muito ressecado, beba muita água durante todo o dia e hidrate a sua pele. Essas precauções são essenciais para manter o uso do ar-condicionado com mais bem-estar!

Faça a limpeza e manutenção do aparelho

Para manter o nível de eficiência e entrega do aparelho, a realização da limpeza e manutenção do aparelho de ar-condicionado é imprescindível.

Segundo os fabricantes, a manutenção de um aparelho de ar-condicionado de uso constante deve ser feita a cada semestre. No caso dos condicionadores de ar utilizados com menos frequência, o prazo se estende um pouco mais, recomendado fazer a manutenção anualmente.

Não se esqueça que a limpeza dos filtros precisam ser feitas com mais frequência, semanalmente ou quinzenalmente. Essa higienização é o ideal para ter um ar com mais qualidade e prolongar a durabilidade do aparelho.

Quer conferir mais dicas sobre o funcionamento do ar-condicionado? Continue no blog da Leveros e saiba mais sobre esse equipamento! Se você precisar adquirir um ar-condicionado das melhores marcas, confira no site da Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários