Bem-Estar

5 dicas de como economizar água

5 dicas de como economizar água

04 de janeiro de 2022 0 4 min de leitura

5 dicas de como economizar água

Dicas valiosas de como economizar água

Sabemos que economizar água não é algo tão fácil assim, mas tão importante quanto ficar atento nas despesas e faturas de luz é fazer o uso de água consciente, gastando menos em casa, concorda? Então preste atenção neste conteúdo para aprender dicas valiosas de como economizar água.

A água é imprescindível para vida e sem ela os seres vivos não existiriam. Por isso, temos que cuidar dela e reduzir seu consumo, até porque apenas 0,025% da água do planeta terra é potável e diminui a cada ano devido a poluição.

Mas você deve estar se perguntando, como e quando desperdiçamos água? Confira alguns dados alarmantes:

– Você sabia que quando utilizamos a privada como lata de lixo desperdiçarmos cerca de 2 á 5 litros de água?;

– Ao escovar os dentes com a torneira aberta gastamos em média 17 litros de água;

– Uma torneira pingando desperdiça aproximadamente 30 litros de água por dia;

É impressionante não é mesmo!?

Com ações como essas as pessoas desperdiçam milhões de litros de água por dia sem perceber. No entanto, existem diversas recomendações de como podemos economizar água e ajudar o planeta. Vamos te contar algumas delas…

Maneiras de economizar água

1. Atenção ao desperdício de água nas torneiras

Verifique se as torneiras estão completamente fechadas e feche a torneira quando escova os dentes. Dessa forma, você não desperdiça água e economiza na conta de água.

2. A máquina de lavar pode ser sua amiga na economia

Só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia, isso evita o uso excessivo desse eletrodoméstico e você também pode reutilizar a água da máquina para lavar o quintal, carro ou até mesmo o banheiro, é uma excelente maneira de economizar água.

Além disso, outra dica de como economizar água é utilizar a máquina sempre que possível em modo economia, assim o ciclo de lavagem será único, com apenas um enxágue, ou seja, economiza cerca de 30% e também reduzirá o gasto de energia.

3. Investir em produtos de qualidades é uma boa maneira de economizar água

Como evitar o desperdício de água? Invista em produtos de qualidade, além de terem uma limpeza mais profunda (sabões, amaciantes, álcool), eles mantêm as roupas e a casa mais perfumada e/ou limpa por mais tempo, evitando assim sujeiras extremas e conservando o ambiente ou as roupas por mais tempo.

Também podemos citar que grande parte deles é biodegradável, ou seja, não agredirem ao meio ambiente.

4. Reaproveitamento durante a crise hibrida

Atualmente, vivemos uma crise hídrica no país, contribuindo para o aumento da conta de luz e até picos de inflação na bolsa, ou seja, temos um ótimo motivo para economizar água. Então, aproveite e reaproveite a água, tanto da chuva quanto da lavagem das suas verduras para regar o jardim. Falando nisso, prefira utilizar o regador invés da mangueira, dez minutos de mangueira aberta pode gastar 186 litros de água.

Aliás, são inúmeras as maneiras de economizar água por meio do reaproveitamento, ficou interessado? Confira o nosso post exclusivo sobre isso: Clique aqui!

5. Banho e o desperdício

Tome banho de chuveiro invés de banheira! Você sabe quantos litros de água economizamos quando fazemos isso? Cerca de 150 litros de água. Muita coisa, né!? Além disso, você pode tomar banhos mais curtos e fechar o chuveiro ao se ensaboar ou na hora da depilação.

Outro desperdício muito comum é na hora de lavar a louça, é possível economizar 97 litros de água ao lavar as louças, sabia? Por exemplo, você pode ensaboar tudo que será lavado e só abrir a torneira para enxaguar. E gastar menos de 20 litros, se fizer o mesmo processo com a torneira ligada, vai gastar em média 117 litros de água.

Com ações como essas podemos reduzir o consumo de água e colaborar juntos para um planeta terra melhor, você quer se unir a nossa missão? Comece a economizar água hoje mesmo, o nosso planeta está em nossas mãos!

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que te ajude a economizar na conta de água e contribuir com o planeta. Deixe seus comentários!

Aproveite e conheça mais sobre a Leveros, nós também pensamos no meio ambiente! Clique aqui!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários