Bem-Estar

Como escolher ar-condicionado? Veja o que considerar na hora de comprar o seu

09 de junho de 2020 0 6 min de leitura

Se você quer saber como escolher ar-condicionado, veio ao lugar certo. Usamos nossa experiência de mais de 40 anos no mercado de climatização para desenvolver um conteúdo que irá sanar suas dúvidas.

A escolha de um modelo de ar-condicionado envolve uma série de especificações, sejam elas técnicas, relacionadas ao ambiente escolhido ou também à tecnologia do aparelho.

Além disso, há também a questão financeira, já que escolher um modelo incorreto pode fazer todo o investimento virar uma grande dor de cabeça, não é mesmo? Por isso, veja abaixo alguns fatores que você deve considerar antes de escolher o seu ar-condicionado.

 

Entenda o sistema BTUs

Um item importante sempre lembrado quando se vai comprar ar-condicionado, o sistema BTU é a quantidade de energia que o aparelho precisa na hora que ele regula sua temperatura/potência.

BTU é o significado de British Thermal Unit, em português, Unidade Térmica Britânica. Seu cálculo é feito indicando que é necessário entre 600 e 800 BTUs a cada metro quadrado do ambiente. Tal informação varia por fatores relacionados ao local. 

Para saber qual a potência necessária para seu ambiente, use nossa calculadora de BTUs. Ela leva em conta fatores como tamanho, exposição do sol e até número de pessoas que ficam no ambiente, proporcionando uma indicação mais precisa sobre a sua necessidade.

 

Quais são os fatores que a calculadora de BTUs leva em conta?

  • Região do país: a informação é necessária pelas diferenças climáticas existentes no país;
  • Ambiente: quarto, sala, escritório, loja/salão;
  • Metragem: as dimensões do ambiente contam pelo volume de ar que circula no local;
  • Exposição do sol: qual o horário que o ambiente recebe a luz do sol? Manhã, tarde ou nenhum dos dois;
  • Pessoas: o número de pessoas também importa, já que a transpiração produz calor;
  • Equipamentos: assim como o número de pessoas, os equipamentos também produzem calor, portanto, influenciam na temperatura do local,
  • Janelas: influenciam no número de saídas de ar que o ambiente tem.

Tipos de ar-condicionado

Saber qual é o melhor ar-condicionado para você envolve também conhecer os tipos existentes no mercado e quais as suas características. Veja abaixo:

  • Janela: indicado para lugares menores, é um modelo em que as unidades condensadora e evaporadore são juntas;
  • Split: dividido em duas partes, o modelo é um dos tipos de ar-condicionado mais comuns do mercado, com diversas opções e modelos específicos;
  • Multi split: a diferença entre o split e o multi é que este tem a capacidade de alimentar até oito unidades internas com uma única condensadora;
  • Piso teto: mais comum em ambientes espaçosos ou comerciais, o modelo leva esse nome por poder ser instalado tanto no piso como no teto;
  • Cassete: geralmente o modelo é instalado nos forros dos ambientes, o que não compromete tanto o design do local;
  • Duto: voltado para grandes ambientes, como shoppings e galpões, o duto não é percebido no ambiente, além de possuir diversas saídas de ar;
  • Portátil: pode ser levado para outros ambientes, desde que tenha um espaço para saída de ar quente de sua tubulação desmontável.

 

Tecnologia inverter

Os ares-condicionados possuem duas tecnologias distintas: a convencional, mais antiga, porém mais barata, e a inverter, que tem mais componentes eletrônicos, o que torna o equipamento mais caro. Em compensação, este é mais econômico em consumo de energia, número que gira em torno de 30% a 60% para menos.

Com o inverter, os ares-condicionados não ligam e desligam, fazendo o seu trabalho de maneira ininterrupta, apenas ajustando a sua temperatura para que ele não resfrie ou esquente demais o ambiente.

Sua manutenção também é mais cara, já que suas peças têm mais tecnologia e o número de profissionais capacitados no mercado também é menor. Portanto, a escolha se torna pessoal, cabendo a avaliação em cada caso.

 

Economia de energia

Além da tecnologia inverter, há outros componentes que podem influenciar no consumo de energia elétrica do aparelho. Por isso, consulte sempre o Selo Procel. Com ele, você pode conferir o consumo de kw/h e também sua eficiência energética.

 

Alimentação elétrica

A maioria dos ares-condicionados são 220v, mas também existem os modelos trifásicos e os de 110v. Como eles são produtos que exigem instalação e têm gasto de energia considerável, é importante conhecer as capacidades do ambiente para não ter que realizar a troca ou até mesmo comprometer a qualidade do produto.

 

Quente/frio

Em algumas regiões do país, ter um aparelho que também funciona como um aquecedor pode ser uma ótima opção para os dias de frio. Nesse caso, o ar-condicionado opera em ciclo reverso, gerando calor para o ambiente.

 

Manutenção e limpeza

A limpeza e a manutenção de ar-condicionado são tão importantes quanto a compra. Se ambos os procedimentos não forem realizados com cuidado e por profissionais, nos tempos indicados pelas marcas, o aparelho não apresentará o mesmo desempenho, podendo inclusive influenciar na qualidade do ar.

A Leveros oferece um serviço de limpeza de ar-condicionado para você ficar despreocupado. Conte com um de nossos profissionais capacitados para realizar o serviço com o máximo de cuidado e carinho, aliando eficiência a ótimas condições de pagamento.

 

Instalação

Instalar um ar-condicionado não é algo fácil. Cada modelo tem uma maneira distinta de se realizar o serviço, e cada detalhe pode fazer a diferença no desempenho final do seu aparelho, além de afetar a garantia do produto, caso a instalação não seja realizada com um credenciado da fabricante. Caso queira um modelo que não precise fazer esse serviço, o ar-condicionado portátil se torna uma ótima opção.

Por isso, quando perguntam qual o melhor ar-condicionado, muitas vezes a resposta é: o que for bem instalado. Conte também com nossos profissionais para realizar a instalação do seu aparelho de maneira rápida, segura e eficiente. Nós somos credenciados com a maioria dos fabricantes e realizamos o serviço em até 10 dias úteis após a entrega do produto.

 

Veja o catálogo da Leveros em ares-condicionados

Agora que você sabe como escolher o ar-condicionado ideal para as suas necessidades, veja nosso catálogo! Temos as maiores marcas do segmento de climatização, além de condições e ofertas imperdíveis.

Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários