Dicas

Saiba o que é a condensadora de ar-condicionado

Saiba o que é a condensadora de ar-condicionado

19 de abril de 2021 0 5 min de leitura

Saiba o que é a condensadora de ar-condicionado

O que é a condensadora de ar-condicionado?

A condensadora de ar-condicionado é a peça responsável pela refrigeração. Ela resfria o ar para que ele possa ser distribuído no ambiente pelo resto do sistema depois.

Então, podemos dizer que ela é uma parte tão importante no processo de refrigeração quanto a unidade interna, que recebe o nome de evaporadora e leva o ar resfriado ao ambiente. Contudo, percebe-se que ela não atua sozinha.

Além disso, existem diferentes modelos dessa unidade, e tudo muda de acordo com o próprio aparelho de ar-condicionado. Em alguns casos, a condensadora e as partes evaporadoras estarão em única unidade. Em outros, ela fica separada das demais e é instalada em outro local. Venha conhecer mais sobre essa peça conosco.

Conheça o papel da condensadora

Entrando em mais detalhes sobre o que faz uma condensadora ar-condicionado, vale citar que, por meio dela, ocorre a mudança de estado do fluido refrigerante do aparelho. A condensadora recebe o fluido da evaporadora e o transforma de gasoso para líquido.

Esse processo ocorre quando a condensadora envia o fluido para o compressor, que irá comprimi-lo, elevando a temperatura. Após isso, o gás é levado ao trocador de calor da condensadora para ser ventilado e resfriado.

Com isso, a condensadora de ar faz com que o fluido perca calor, que é enviado à área externa do ambiente, e passe ao estado líquido no chamado processo de condensação — daí o nome dessa peça. 

Depois disso, o fluido em estado líquido e com a temperatura reduzida é enviado de volta à evaporadora, na qual será usado para distribuir ar gelado pelo ambiente. Assim, completa-se o ciclo de refrigeração, que faz com que o ar seja resfriado.

Diferentes formatos de condensadora

Vale mencionar que essa peça pode vir em diferentes formatos, a depender das especificações do aparelho. Você pode adquirir uma condensadora redonda ou quadrada, sendo cada uma mais indicada para certas situações.

formato condensadora

No caso do formato dessa unidade, o modelo quadrado é o mais clássico. Porém, muitos aparelhos mais novos vêm com uma condensadora circular. A grande diferença entre as duas fica na saída de ar.

Enquanto, na condensadora quadrada, a descarga de ar quente é feita horizontalmente, no modelo redondo, ocorre de forma vertical. Nesse último caso, a condensadora pode ficar em uma sacada ou varanda, por exemplo, pois, assim, evita-se que a saída de ar caia em cima de plantas ou pessoas.

Já no caso da condensadora de ar-condicionado quadrada, o mais recomendado é a instalação em uma parede externa. Isso deve-se ao fato de que, principalmente tratando-se de uma condensadora de ar-condicionado no telhado ou abaixo dele, não haverá interrupções na descarga de ar quente.

Onde fica a condensadora?

Agora que você já sabe o que é condensadora de ar-condicionado, é importante conhecer a localização dessa unidade no sistema de refrigeração. Como dissemos antes, isso muda de acordo com cada aparelho.

Em um ar-condicionado de janela, por exemplo, ela acompanhará as outras partes do equipamento em uma única unidade. Assim, a condensadora fica instalada em um vão da parede junto ao resto do aparelho.

Já no caso dos modelos split, essa localização muda. De fato, o nome “split” significa “dividir” em inglês. Portanto, diz respeito à divisão do ar-condicionado em duas unidades, a externa e a interna. Esta última é a parte que leva o nome de evaporadora.

Já a condensadora é a parte externa, instalada fora do ambiente e conectada à estrutura evaporadora pela tubulação. O interessante de modelos dessa categoria é que eles são mais silenciosos, visto que a condensadora, unidade que mais faz barulho, ficará para fora, enquanto a evaporadora só distribuirá o ar no local.

condensadora de ar-condicionado

Sobre a instalação e cuidados

No caso da condensadora split, é importante ter em mente algumas recomendações antes de realizar a instalação das unidades. Além disso, deve-se tomar alguns cuidados para garantir o bom funcionamento do equipamento, estendendo a vida útil.

Primeiro, certifique-se que o seu imóvel permite a instalação do ar-condicionado na parte externa. Em alguns casos, há regras que não autorizam a alteração de fachada ou a instalação de equipamentos, e isso pode ser um impedimento para quem quer ter um aparelho desse modelo.

Caso não haja nenhum desses contratempos, o que se deve fazer é cuidar para fixar bem a condensadora na parede. Além disso, não se deve apoiar objetos sobre ela ou interromper o fluxo de ar.

Para a melhor instalação possível, principalmente no caso desse modelo de ar-condicionado, recomenda-se o uso de mão de obra especializada. Aqui, na Leveros, oferecemos a solução completa, contamos com profissionais qualificados para realizar a instalação e manutenção do seu equipamento, com maior segurança facilidade e mantendo a garantia do fabricante.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!