Os perigos da poluição para a saúde
Os sintomas são quase sempre os mesmos: falta de ar, queimação na garganta, boca seca, coceira no nariz. Quem mora principalmente nas grandes cidades, sabe como é difícil conviver com a poluição todos os dias!
45 cidades brasileiras analisadas em pesquisas recentes sobre poluição do ar, 40 estão fora dos padrões ideais
A pesquisa mostra ainda que 92% da população do planeta está exposta a níveis preocupantes de poluição – níveis tão altos que podem levar até mesmo à morte. É por causa da poluição do ar que 8 milhões de pessoas morrem todos os anos. A poluição do ar é o quarto principal fator de risco para doenças, ficando atrás apenas de pressão alta, má alimentação e tabagismo.
Confira quais os principais problemas relacionados a qualidade do ar:
AVC: Estudos acusam que a poluição eleva significativamente o risco de uma artéria no cérebro entupir e deixar de prover grupos de neurônios, causando o então acidente vascular cerebral.
Problemas respiratórios: Dentre todos, o problema mais comum é esse. Para se ter uma base, de 177 mil casos atendidos na emergência dos hospitais da cidade de São Paulo em três anos, 77% foram por obstruções nas vias aéreas causadas ou agravadas pela poluição do ar.
Diabetes: Com base na análise de 3 mil pacientes, cientistas alemães concluíram que a poluição atmosférica gera inflamação e favorece a resistência à insulina, situação que precede o diabete tipo 2.
Doenças do coração: Pouca gente sabe, mas a exposição a poluentes aumenta o risco de internação ou morte por insuficiência cardíaca.
Câncer: A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer alerta que o contato com ar poluído já é uma das principais causas de tumores de pulmão no planeta – pior até do que o cigarro.
Infertilidade: Uma pesquisa da USP descobriu que viver em ambiente poluído afeta a qualidade dos espermatozoides. No Brasil os dados são preocupantes devido ao teor de metais pesados na gasolina.
Dados alarmantes não é verdade!? Portanto, vale ficar atento e realmente adotar medidas que possam melhorar a qualidade do nosso ar.
Não deixe de realizar a limpeza periódica do seu ar-condicionado na Leveros, aqui o seu bem-estar está em boas mãos!
Fonte: Site Revista Saúde
Quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs?
07 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado inverter vs. ar-condicionado convencional: qual escolher?
04 de outubro de 2024 | 0 | 4 min de leitura
Descubra as vantagens do ar-condicionado cassete
27 de setembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura