Bem-Estar

Quais são os tipos de ventiladores e suas diferenças?

Quais são os tipos de ventiladores e suas diferenças?

10 de junho de 2020 0 5 min de leitura

Quais são os tipos de ventiladores e suas diferenças?

Quais o tipos de ventiladores?

Hoje em dia são muitos os tipos de ventiladores disponíveis nas lojas e e-commerces do Brasil. Com funcionalidades distintas, cada modelo apresenta uma série de vantagens em relação aos outros.

Neste conteúdo, você verá como a escolha de um modelo ideal envolve vários fatores, como desempenho, gasto de energia, versatilidade, ruído, entre outros. Dessa forma, é possível fazer uma compra muito mais segura e agradável. Confira os tipos de ventiladores abaixo:

Ventilador de teto

O ventilador de teto é ideal para locais amplos, que permitam boa circulação de ar. Como sua instalação é feita no teto, o aparelho faz uma distribuição de ar uniforme no ambiente.

A maioria dos modelos também conta com a função exaustor, que, ao invés de circular o ar para baixo, realiza o movimento contrário, mandando o ar para cima. Isso faz com que o vento se misture com o ar do ambiente de maneira mais leve, sendo ótimo para quem prefere dormir sem sentir a brisa no corpo.

É importante ressaltar que quanto maior o número de hélices, maior será a capacidade do aparelho em espalhar o vento. Além disso, a maioria dos modelos vem com uma luminária, compondo também o design do ambiente como um todo.

Ventilador de mesa

O modelo mais tradicional dos ventiladores é o de mesa. Portátil, leve e eficiente, ele é indicado para ambientes menores, já que seu vento é direcionado para onde ele apontar.

O ventilador de mesa é baixo, podendo ser colocado no chão ou, como o próprio nome diz, em uma mesa qualquer. Por ser baixo, ele conta com grades, evitando, assim, que crianças e animais de estimação toquem nas pás.

Alguns modelos mais modernos vêm com espaço para se colocar repelente, espantando os mosquitos e outros insetos do ambiente. Além disso, existem modelos mais silenciosos, indicados para locais em que o ruído não pode ser alto, ou em momentos de descanso.

Ventilador de coluna

O modelo tem características muito próximas ao ventilador de mesa, a diferença entre eles é a altura. Por isso, o ventilador de coluna é colocado apenas no chão dos ambientes em que ele fica.

Existem modelos que são maiores que os modelos de mesa, com potência e distribuição de vento mais fortes, indicados para comércios em geral. É possível também encontrar modelos silenciosos, que realizam a circulação de ar de maneira mais amena.

Ventilador de parede

Ideal para locais grandes, em que possam ser colocados em sequência, ou até mesmo em lugares estreitos que não cabem um ventilador de teto. O ventilador de parede também tem grades de proteção para evitar o contato direto das pessoas nas suas pás.

Pode ser fixado em colunas e paredes, com a vantagem de serem reguláveis em relação a altura que ele fica ou até para a direção do vento que ele produz.

Outros tipos de ventiladores

  • Ventilador de torre: o modelo é mais silencioso e gera menos vento que o ventilador de mesa, sendo mais indicado em locais que não precisem alterar muito a temperatura,
  • Mini ventilador: feito para mesas de escritório ou até veículos, o mini ventilador tem as mesmas funções de um ventilador comum, mas com seu tamanho bem diminuído.

Ventilador X Circulador de ar

O circulador de ar é um modelo que, diferentemente do ventilador, tem a capacidade de ventilar para diversos lados, fazendo com que o ar circule no ambiente. O circulador de ar não é indicado para resolver problemas com altas temperaturas no ambiente, mas sim para deixar o ambiente mais refrigerado em todo o espaço.

Cortina de ar X Ventilador

A cortina de ar é o equipamento que fica em cima de portas de estabelecimentos, gerando vento ao entrar no ambiente interno. 

Apesar dela ter uma sensação muito parecida, sua função principal envolve não deixar a climatização interna escapar para fora, muito menos o ar quente e as impurezas do lado exterior entrar no ambiente.

O que considerar para escolher entre os tipos de ventiladores?

São vários os fatores que devem ser colocados na balança na hora de se comprar um ventilador. Para isso, observe quais são as suas necessidades. Veja abaixo quais pontos devem ser pensados:

Portabilidade

Se deseja levar o aparelho para diversos ambientes, procure pelos tipos de ventiladores portáteis, que são os modelos de mesa ou de coluna. Eles são leves, adaptáveis e ideais para serem transportados.

Potência

Caso a sua necessidade seja um ventilador robusto, observe o número de rotações por minuto que o modelo oferece. Geralmente, quanto maior o número, mais potente será o equipamento.

Design

Este é um quesito pessoal, portanto, pense bastante na harmonização do ambiente ou até mesmo o local onde ele será instalado. O fato de ter um modelo portátil pode ajudar, mas um ventilador de teto passa mais despercebido, já que ele fica em conjunto com a iluminação na maioria dos casos.

Tráfego de pessoas

Se o local for de tráfego intenso, pense em equipamentos como o ventilador de parede ou de teto. Mas lembre-se de verificar também a altura do pé-direito do local. 

Além disso, crianças e animais de estimação podem causar acidentes com alguns modelos, derrubando-os ou até mesmo tentando acessar as pás do equipamento.

Lembre-se sempre que o melhor ventilador é aquele que atende às suas necessidades de maneira eficiente! Ou seja, nem sempre o preço está diretamente relacionado à usabilidade que ele terá no seu cotidiano.

Escolha o ventilador ideal na Leveros

Na Leveros você encontra muito mais do que ar-condicionado! Oferecemos diversas soluções em climatização para você e sua família ou empresa. Veja nossas ofertas e condições e compre com uma empresa que tem mais de 40 anos de experiência.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários