Dicas

Saiba como instalar ventilador de parede

Saiba como instalar ventilador de parede

12 de fevereiro de 2021 0 5 min de leitura

Saiba como instalar ventilador de parede

Saiba como instalar ventilador de parede

Realizar a instalação do equipamento sem ajuda de um profissional é possível desde que se tome os devidos cuidados de segurança em relação à montagem e ao contato com a energia elétrica. Para saber como instalar ventilador de parede na sua casa ou empresa com segurança, acompanhe o artigo abaixo.

Recomendações de instalação

O primeiro ponto a se observar é a altura da parede em que o ventilador será instalado. A recomendação é que o equipamento seja instalado nos pontos mais altos da parede, evitando, assim, o contato direto com pessoas que utilizam o espaço diariamente. 

Com isso, o ventilador de parede também conseguirá realizar a circulação do ar projetado no ambiente de maneira mais uniforme, sem outros objetos que possam atrapalhar o fluxo do ar.

Ainda seguindo esse raciocínio, o indicado é fazer a instalação de ventilador de parede em ambientes espaçosos, já que o aparelho costuma ser maior do que um modelo de mesa, por exemplo. Assim, você utiliza o equipamento da maneira mais indicada.

Cuidados com a segurança

Não é recomendado fazer a instalação do equipamento em locais que ele possa se chocar com outros objetos e nem mesmo que o ventilador fique próximo a cortinas ou decorações leves e soltas. A força do ar projetado pelo equipamento pode derrubar ou até mesmo se enroscar com algumas peças.

Não há como instalar ventilador de parede na parte elétrica sem desligar a energia do local em que o procedimento será feito. Isso ajuda a evitar acidentes sérios, tanto em quem irá fazer a instalação como no equipamento.

Assim como é recomendado desligar a energia elétrica, outra dica é tomar muito cuidado com água. Esse tipo de procedimento deve ser feito sempre com as mãos e equipamentos secos, evitando qualquer tipo de pane. Lembre-se também de usar óculos de segurança para que nada atinja a região dos seus olhos.

Montagem do ventilador de parede

Logo ao abrir a caixa do seu ventilador, você vai se deparar com todas as peças soltas: motor, hélice, grades dianteira e traseira, canopla, garfo e outras. O processo de montagem, portanto, será o de encaixar, conforme o manual de instruções do aparelho, todas as peças, de modo que ele fique em perfeitas condições de uso.

O procedimento de montagem vai exigir uma chave de fenda do tamanho dos parafusos que estiverem dentro da caixa. Ao terminar essa etapa, o próximo passo é fixar o ventilador na parede.

Fixação do suporte do ventilador na parede

Ao definir o local exato em que você vai instalar o ventilador de parede, deve-se colocar o suporte e marcar com um lápis os pontos que serão furados. Para fazer as perfurações, o recomendado é usar uma furadeira.

Após fazer os furos na parede, deve-se colocar as buchas de fixação e, em seguida, prender o suporte com os parafusos, de modo que ele se fixe na parede com o máximo de segurança possível. Lembre-se de utilizar um martelo de borracha para terminar de fixar as buchas, antes mesmo de colocar os parafusos.

Ainda não é nesse momento que você vai colocar o garfo ventilador e nem a canopla na parede, já que ainda faltará a parte elétrica e o controle, itens que vem a seguir.

Instalação do controle e parte elétrica

A parte elétrica é a parte em que os três fios são ligados uns aos outros, garantindo a segurança e a eficiência do procedimento. Lembre-se: desligue a energia elétrica do local em que está sendo feita a instalação. Veja como funciona a conexão:

  1. Conecte e isole um fio do ventilador com o fio neutro da rede elétrica;
  2. O segundo fio do ventilador é conectado a um dos fios que saem do controle,
  3. Já o segundo fio do controle é conectado a um fio neutro da rede elétrica.

Além disso, deve-se isolar as conexões entre os três fios com fita isolante, de maneira que a corrente elétrica não escape ou os fios não se soltem ao longo do uso. Essa etapa é muito importante para garantir a segurança de toda a instalação.

O controle também será instalado na parede, da mesma forma que o suporte. Use canaletas para que os fios não fiquem soltos e aparentes pelo ambiente. Assim, o espaço ficará mais seguro e com aspecto visual mais bonito.

Instalação do ventilador na parede

Agora que você sabe como instalar o controle de velocidade do ventilador de parede, o próximo passo é encaixar o ventilador no suporte. Insira a canopla no suporte e depois o garfo. Prenda a peça com um parafuso e porca, como descrito no seu manual de instruções. 

Assim como nas instalações de ventiladores de teto, ou até mesmo ares-condicionados, você deve se certificar que toda a fixação está firme, para evitar acidentes posteriores que possam envolver a má instalação do aparelho na parede. Apenas após essa checagem você vai religar a energia elétrica do ambiente.

Regulação e manutenção do ventilador de parede

O último passo é regular o aparelho. Ao acionar seu funcionamento, cheque pontos como a projeção do vento, velocidades e seu giro enquanto ele opera. Pronto, agora você sabe como ligar um ventilador de parede com segurança!

Para manter a segurança do seu aparelho e das pessoas ao redor, o recomendado é evitar sua instalação em benjamins e extensões, fazendo o procedimento diretamente na tomada. Além disso, realize manutenções preventivas para que ele mantenha seu ótimo funcionamento ao longo do tempo.

Seu ventilador de parede está na Leveros

Viu como instalar um ventilador de parede pode ser fácil e seguro? Agora, é só você adquirir o seu aqui na Leveros e levar nossa qualidade e excelência para a sua casa ou empresa. Temos ótimos preços e condições de pagamento imperdíveis, com as melhores marcas e modelos à sua disposição.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários