Dicas

Como limpar ventilador: 5 dicas e práticas comuns

Como limpar ventilador: 5 dicas e práticas comuns

21 de agosto de 2020 2 5 min de leitura

Como limpar ventilador: 5 dicas e práticas comuns

Como limpar ventilador: 5 dicas e práticas comuns

Por ser um aparelho que projeta ar em um ambiente, os cuidados higiênicos são muito importantes no uso do ventilador. Para tirar todas as suas dúvidas, a Leveros preparou um conteúdo especial sobre como limpar ventilador aqui no blog.

No artigo abaixo, você verá algumas maneiras de se limpar ventilador, técnicas e também o que não é recomendado por questões de segurança ou até mesmo higiene.

Por que limpar o ventilador?

São muitos os motivos para que a limpeza do aparelho seja realizada com frequência. O principal é para evitar o acúmulo de poeira, que pode causar ou agravar doenças respiratórias, já que o ar sujo é projetado no ambiente.

A limpeza também é um fator que mantém seu bom desempenho, já que partículas de poeira e outras sujeiras podem comprometer o funcionamento ao longo do tempo.

É necessário abrir o ventilador?

Os modelos de mesa, de coluna e de parede têm grades, que são removíveis para uma melhor limpeza. Ao retirá-las, é facilitado o acesso das mãos às hélices, tornando a limpeza mais completa, já que será possível alcançar mais pontos do equipamento.

Mas, antes de tudo, é necessário que o ventilador não esteja ligado na tomada, para evitar acidentes como choques e curtos-circuitos. Cada modelo tem uma maneira de abrir suas grades, portanto, antes de abrir o seu, consulte o manual de instruções.

Com quais produtos se limpa o ventilador?

A principal maneira de fazer uma limpeza de ventilador é usando um pano úmido com água e sabão neutro. Para que o procedimento seja bem feito, desligue o aparelho da tomada, retire as grades e passe o pano por todo o equipamento, tirando a sujeira das hélices, da parte externa do motor, da sua base e também das grades.

Uma das dicas para limpar ventilador é utilizar um aspirador de pó. Nesse caso, basta, retirar as grades e passar o aspirador em todo o equipamento, tirando a poeira e as outras micropartículas presentes. 

Depois, use um pano úmido para finalizar a limpeza. Outra opção de material que pode ser usado é a esponja. O procedimento é o mesmo, o que muda é somente o material escolhido.

Como limpar as grades e o motor de um ventilador?

Usar uma esponja, um pano úmido ou escovas pequenas é a maneira mais indicada para quem busca saber como limpar grade de ventilador. Outra coisa que ajuda na limpeza dessa parte é retirá-la da sua base, o que permite uma melhor movimentação.

No caso do motor, o ideal é não envolver líquidos, ou seja, usar aspiradores de pó ou escovas secas com cerdas mais macias, já que existem componentes que podem ser danificados com materiais espessos ou muito resistentes ao atrito causado pelo contato.

Vale ressaltar que o aparelho deve estar completamente seco antes de ser ligado na tomada novamente. Além disso, não existe no mercado um produto para limpar ventilador, portanto, caso você não tenha sabão, saiba que pode usar detergente, álcool gel ou até mesmo um item multiuso. 

Como tirar gordura do ventilador?

Além de saber como limpar ventilador empoeirado, muitos querem saber como retirar gordura acumulada no aparelho. Para isso, o recomendado é deixar as grades de molho na água com detergente ou até mesmo usar vinagre. Entretanto, é importante tomar cuidado para não prejudicar o material do equipamento.

Como limpar ventilador de teto?

Saber como limpar o ventilador de teto é outra pergunta comum para quem tem ou pretende comprar um. Para alcançar o aparelho, deve-se utilizar uma escada firme e segura. Caso o pé-direito seja muito alto, o recomendado é contratar um serviço profissional, que fará o procedimento com maior segurança.

Se você tem uma escada e consegue fazer a limpeza sozinho com segurança, utilize um pano úmido nas hélices e um pouco mais seco no centro, que é onde a sua fiação interna ou as luminárias ficam.

O que não fazer ao limpar um ventilador?

Veja algumas dicas que a Leveros preparou para você não errar na hora de limpar o seu ventilador:

  1. Limpar com ele ligado na tomada: sempre que for limpar qualquer eletrodoméstico, retire-o da tomada. Isso evita acidentes que envolvam eletricidade;
  2. Usar água em excesso: a água pode causar choques e outros acidentes ao ligar novamente o aparelho. Por isso, se utilizar um pano ou esponja úmida, espere a secagem completa do seu ventilador;
  3.  Escadas impróprias: se vai limpar um ventilador de teto, tome muito cuidado com a escada que utilizará para alcançar o equipamento. Nada de subir em cadeiras, outros móveis ou escadas que não ofereçam a segurança necessária;
  4. Não utilize nada perfurante ou pontiagudo: muitos utilizam materiais perigosos para retirar as sujeiras consideradas difíceis, que ficam nos cantinhos ou que estão mais fixadas no aparelho. Isso pode danificar o item ou até mesmo causar cortes no corpo;
  5. Não organizar as partes: existem aparelhos que precisarão de chaves de fenda para retirar parafusos, ou outros modelos que tem peças menores. Ao desinstalar parte de um ventilador, deve-se tomar cuidado para que nada se perca, o que compromete o funcionamento do seu equipamento. 

Escolha seu modelo aqui, na Leveros

Agora que você sabe como limpar ventilador, confira as marcas e os modelos disponíveis na Leveros. Aqui, você encontra todos os tipos disponíveis no mercado, com ótimas condições de pagamento, além de contar com a segurança de quem tem experiência no mercado de climatização.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários