Dicas

Qual foi o primeiro ar-condicionado já feito?

Qual foi o primeiro ar-condicionado já feito?

16 de agosto de 2021 1 4 min de leitura

Qual foi o primeiro ar-condicionado já feito?

Qual foi o primeiro ar-condicionado já feito?

Muitas pessoas se perguntam como era o primeiro ar-condicionado enquanto aproveitam o conforto de seus lares bem refrigerados graças a essa tecnologia. O que elas não imaginam é que houve um grande processo de evolução para chegar às máquinas que temos hoje.

Inicialmente, esse dispositivo nem sequer foi feito para que as pessoas usassem em suas casas. A invenção tinha um propósito industrial, mas logo foi adaptada para outros tipos de uso.

Neste artigo iremos mostrar a você como o ar-condicionado foi criado originalmente, por quem e para quê. Além disso, falaremos sobre como ele foi mudando até chegar nas versões mais populares, presentes em residências e estabelecimentos comerciais.

Quando surgiu o primeiro ar-condicionado

Willis CarrierA primeira vez que uma máquina semelhante ao ar-condicionado moderno surgiu foi em 1902, na cidade de Buffalo, nos Estados Unidos. O engenheiro mecânico Willis Carrier foi quem inventou o dispositivo.

Ele, que mais tarde seria o fundador da empresa de produtos de refrigeração Carrier, começou a experimentar alguns métodos de condicionamento de ar na metalúrgica Buffalo Forge Company.

Mais tarde, foi encarregado de achar uma solução para os problemas de uma gráfica na cidade de Nova Iorque. A companhia não conseguia fazer impressões com boa qualidade durante o verão, pois os dias eram úmidos demais e isso fazia com que as cores impressas no papel ficassem borradas e desalinhadas.

A solução do engenheiro foi montar uma máquina para realizar o resfriamento do ar e, assim, diminuir a umidade no local. Na época já existiam outros experimentos para criação de gelo e diminuição de temperatura em um espaço, então ele já tinha uma base para começar.

Como era o primeiro ar-condicionado

O primeiro ar-condicionado do mundo, criado por Willis Carrier, era uma máquina que utilizava um processo semelhante ao de aquecimento à vapor, mas revertido para poder resfriar o lugar.

Dentro da máquina, havia serpentinas cheias de água fria que recebiam o ar. Ao passar por elas, ele perdia temperatura e umidade simultaneamente, o que resolvia o problema da gráfica e ainda trazia um conforto térmico a mais.

A tecnologia utilizada na criação desse dispositivo tinha um potencial de aplicação mais abrangente do que Carrier imaginava e logo começou a ser expandida. Começou com o uso em fábricas da indústria têxtil, frigoríficos, hospitais, cinemas e outros espaços que precisavam de conforto térmico para o trabalho.

Durante a década de 1930, a tecnologia, que utilizava dutos resfriados para arrefecer o ar, também foi adaptada para trens e automóveis em versão portátil. Depois da Segunda Guerra Mundial, o modo como funciona o ar-condicionado foi trazido para as residências e virou uma febre no mercado de eletrodomésticos.

Mudanças na tecnologia

O primeiro ar-condicionado em versão residencial era um precursor dos modelos que temos hoje em dia. Ele ainda era bastante robusto e difícil de ser instalado, começando a se popularizar somente com o surgimento da versão janela, por volta da década de 1970.

O primeiro ar-condicionado split surgiu em 1990 e agora é um dos mais populares em residências de todo o mundo. Esse dispositivo ocupa bem menos espaço no ambiente em que é instalado, além de ser mais silencioso, motivo pelo qual logo caiu no gosto dos consumidores.

Os gases utilizados no processo de refrigeração também evoluíram com o passar das décadas, indo desde os mais tóxicos e perigosos, como os usados no primeiro ar-condicionado de Willis Carrier, até os mais ecológicos, que temos hoje, como o R-410a, que não agride a camada de ozônio.

Com o surgimento de outras tecnologias, como o primeiro ar-condicionado inverter, que muda o funcionamento do compressor para ter mais economia e refrigeração contínua, o mercado de climatizadores de ar está no período mais diverso e inovador da história.

Encontre seu ar-condicionado aqui

Como pudemos ver, o primeiro ar-condicionado mudou muito desde sua concepção até chegar nos aparelhos que vemos em tantos lares nos dias de hoje. De uma máquina para solução industrial até um dispositivo de conforto familiar, há muitas utilidades que podem ser exploradas.

Agora que você já sabe mais sobre esse equipamento, como a tecnologia evoluiu através dos anos e o que é ar-condicionado inverter, que tal aproveitar e comprar um para sua casa ou comércio?

Aqui na Leveros, você encontra a melhor variedade de marcas, inclusive a própria Carrier, que mencionamos no artigo, além de modelos adequados para todo tipo de ambiente. Compre hoje mesmo e tenha seu novo ar-condicionado entregue em qualquer região do Brasil.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários