Canal do Instalador

Aprenda como funciona o ar-condicionado

28 de junho de 2021 0 4 min de leitura

Aprenda como funciona o ar-condicionado

Saber como funciona o ar-condicionado é algo interessante para quem deseja cuidar melhor do aparelho que possui ou, então, para quem opta por atuar profissionalmente como especialista em manutenção.

Por isso, nós da Leveros vamos ajudar a entender melhor como funciona o ar-condicionado nas especificações mais básicas, além de pontuar alguns detalhes que podem ser únicos de determinadas máquinas.

Como funciona o sistema de refrigeração do ar-condicionado?

Para entender como é um ar-condicionado por dentro, é importante, além de reconhecer que esse tipo de dispositivo pode vir em vários tamanhos e formatos diferentes, saber o básico sobre o sistema de refrigeração.

Esse é o nome que se dá ao processo que refrigera o ar dentro de uma máquina. No caso do condicionador de ar, é o sistema que diminui a temperatura de certo espaço e pode ser dividido em quatro etapas: compressão, condensação e evaporação.

Cada etapa é realizada por uma das três peças básicas do dispositivo, que levam nomes referentes às etapas: o compressor, o condensador e o evaporador. Variando de acordo com cada equipamento, essas peças podem estar todas em único local ou divididas em unidades diferentes.

Como o ar é resfriado?

O compressor do ar-condicionado é responsável por comprimir o fluido refrigerante em forma de gás até atingir alta pressão, além de aquecê-lo e levá-lo até o condensador. Nele, o objetivo é reduzir a temperatura do gás mantendo a pressão alta.

Como ele foi pressurizado, o ponto de condensação do fluido diminui drasticamente e ele passa ao estado líquido, liberando calor. Então, ele é transportado ao evaporador, onde a pressão é mais baixa e o ponto de evaporação reduz, fazendo-o voltar ao estado gasoso.

Porém, para isso, ele precisa puxar energia de algum lugar. É aí que o evaporador suga o calor do ar no ambiente para o fluido refrigerante retornar à fase gasosa, o que leva à diminuição da temperatura no espaço.

Aonde vai o calor do ambiente?

Agora que já sabe como funciona o sistema que reduz a temperatura em seu cômodo, é possível que você tenha novas dúvidas sobre ar-condicionado, incluindo: aonde vai esse calor do local que foi absorvido pelo dispositivo?

Em aparelhos mais convencionais, como os de janela ou os split, o calor sugado pela máquina é transportado para fora do espaço e liberado ao ar livre. Na janela, ele sai pelo lado que está virado ao ambiente externo, enquanto, no caso do split, o transporte é feito por uma tubulação de cobre por dentro das paredes.

Já no caso do ar-condicionado portátil, o tubo é acoplado junto à unidade que está dentro do local, conectando-a até uma janela. O ar quente, então, é levado da máquina até a saída por essa conexão.

Algumas curiosidades sobre o ar-condicionado

No campo das curiosidades sobre o ar-condicionado, vale destacar que, embora ele refrigere o ar de um espaço como dissemos, isso é feito de uma maneira diferente da que se imagina. 

O ar-condicionado é um dispositivo mecânico que coleta e armazena o calor do ar em um lugar e o transporta para outro, o que faz a temperatura no cômodo onde ele está instalado ficar mais baixa. 

Portanto, apesar de podermos dizer que ele está resfriando o ambiente, na verdade, o que a máquina está fazendo é desaquecer o ar – e, consequentemente, esfriando-o.

Embora essa e outras curiosidades – por exemplo, o fato de que o ar frio é mais pesado que o quente, por isso é recomendada a instalação do aparelho em pontos altos – ajudem a entender mais sobre o equipamento, essencialmente o papel da máquina continua o mesmo: resfriar o local.

Adquira seu ar-condicionado com a Leveros

Sabendo como funciona o ar-condicionado, você já pode dar o próximo passo e adquirir um para sua residência ou seu estabelecimento comercial. Com a Leveros, isso fica mais fácil devido à nossa grande variedade de opções e marcas.

Fique à vontade para pesquisar e comparar diferentes aparelhos em nosso site e descobrir o que melhor se encaixa no seu ambiente e nas suas preferências. Na hora de pagar, há ainda mais facilidade com o método de parcelamento e financiamento.

Se quiser utilizar os conhecimentos obtidos, outras dicas de ar-condicionado incluem observar a instalação do aparelho para garantir que ele opere como esperado, além de ficar atento ao funcionamento. Caso haja alguma discrepância, é só chamar o time de especialistas da Leveros para ajudar.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários