Conheça os tipos de ar-condicionado existentes
Existem muitos tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado nacional, permitindo a escolha de maneira mais assertiva, mas também pode acabar confundindo as pessoas na hora de definir seu modelo ideal.
Por terem características distintas, cada modelo apresenta vantagens e diferenciais que podem pesar na sua decisão. Por isso, a Leveros preparou este conteúdo.
Neste artigo, você vai ver tudo o que precisa saber antes de levar um para a sua casa.
Quais as diferenças entre ar-condicionado convencional e inverter?
- Operação
A maior diferença entre os dois modelos é a sua operação. No modelo convencional, há uma maior oscilação de temperatura no ambiente enquanto o aparelho faz o processo de climatização.
O funcionamento do seu compressor acontece ligando o aparelho quando a temperatura aumenta e desligando quando a temperatura diminui mais do que o necessário.
Isso não acontece no modelo inverter, que possuem um funcionamento contínuo, que diminui e aumenta sua potência de maneira mais controlada, gerando uma economia de até 40% de energia.
- Manutenção e preço
O preço do ar-condicionado está relacionado à tecnologia que o aparelho possui, o modelo inverter é o mais caro. Em compensação, por apresentar um bom consumo energético, a compra pode valer a pena no futuro e ser um bom investimento.
- Velocidade e ruído
Um ar-condicionado inverter consegue alcançar a temperatura esperada em menos tempo quando comparado a um convencional. Isso acontece porque o gás responsável por refrigerar o ambiente circula com maior pressão no primeiro modelo.
Como o aparelho não desliga nos modelos inverter, ele também gera menos ruído. A regulagem de ar desses modelos é mais suave, enquanto nos modelos convencionais, ao ligar e desligar o ar-condicionado para regular a temperatura, mais ruídos são causados.
Quais os modelos de ar-condicionado?
A climatização é feita em ambientes diversos, causando a necessidade de modelos que se adequem a cada cenário. Vale lembrar que quase todos os modelos possuem versões convencionais e inverter. Veja abaixo os modelos e as vantagens de cada um deles.
Janela
Compacto, o ar-condicionado de janela não tem um compressor externo, ou seja, apresenta as duas partes (interna e externa) no mesmo aparelho. Além disso, tem fácil instalação, vantajoso para locais que já tenham a estrutura preparada para receber um.
É possível encontrar modelos mecânicos, com botão de liga/desliga giratório, ou digitais, com controle remoto, display digital e até timer.
Split
O modelo que se diferencia do aparelho janela é o split, que serve como base para a maioria dos outros ares-condicionados. Ele é dividido em duas partes: a unidade condensadora e a evaporadora.
A primeira unidade é responsável por expelir o ar quente retirado do ambiente, por isso ela fica na parte externa do aparelho. Já a evaporadora é a parte interna, ou seja, a que faz a refrigeração dos ambientes.
Multi split
Tem esse nome por comportar, em uma mesma unidade externa, até seis unidades internas, possibilitando a climatização de vários ambientes de maneira simultânea e independente.
Portanto, o multi split é ideal para casas, escritórios e ambientes que precisam ser divididos, além de locais que não possam comportar muitas unidades externas por conta de espaço ou outros fatores.
Piso teto
Recomendado para ambientes amplos e com o pé-direito alto, o piso teto é um exemplo de ar-condicionado comercial. Ele recebe esse nome porque pode ser instalado tanto no piso como no teto dos ambientes.
Como característica principal, destaca-se por seu altíssimo desempenho de refrigeração. Ele também pode ser usado em residências, mas apenas em ambientes espaçosos.
Cassete
Com quatro saídas de ar, uma para cada lado, o split cassete é instalado nos tetos dos locais, mais precisamente nos forros dos ambientes, o que faz com que ele não seja notado. Tem como vantagem a distribuição do ar de maneira mais equilibrada do que outros modelos.
Duto
Ideal para grandes ambientes, o modelo de duto é, por exemplo, o ar-condicionado central de shoppings, grandes lojas e galpões, em que a refrigeração precisa ser feita de forma potente e sem ficar à mostra.
Portátil
Versátil, o ar-condicionado portátil pode ser levado para ambientes distintos, o que é uma grande vantagem para quem busca mobilidade e comodidade em ambientes diversos, sem precisar instalar um aparelho em cada local.
Para funcionar perfeitamente, basta ter um local em que sua tubulação desmontável possa expelir o ar quente do ambiente, podendo ser uma janela ou outra abertura. Além disso, ele não precisa de instalação.
Seu ar-condicionado está na Leveros
Aqui você encontra o ar-condicionado que procura com com preços baixos e facilidade de pagamento. Oferecemos também o serviço de instalação para todo o Brasil. Acesse nosso site!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura