Dicas

Posso usar transformador para ar-condicionado?

Posso usar transformador para ar-condicionado?

11 de junho de 2021 0 3 min de leitura

Posso usar transformador para ar-condicionado?

Transformador para ar-condicionado?

A falta de padronização da rede elétrica do Brasil pode causar algumas dúvidas na hora de comprarmos um eletrodoméstico, já que, muitas vezes, aparelhos de alta capacidade são encontrados somente na versão 220V. Isso também acontece com o ar-condicionado, que é raramente encontrado na voltagem de 110V. Com isso, muitas pessoas acabam pensando em alternativas para não terem que instalar uma tomada 220V e se questionam se um transformador para ar-condicionado é o mais indicado.

Mas será que é recomendado utilizar esse tipo de ferramenta no aparelho? Vem descobrir com a gente!

E então, o transformador pode ser utilizado no ar-condicionado?

Mesmo que, aparentemente, esta seja a única solução para o ar-condicionado 220V, não é recomendado que seu aparelho seja usado com um transformador. Isso porque usar o transformador neste caso pode trazer riscos para sua casa, como acidentes com curto-circuitos, e também para o funcionamento pleno do seu produto.

Quais são os riscos de usar transformador de energia para ar-condicionado?

Além dos riscos que citamos acima, sobre acidentes com curto-circuitos, e a influência que o transformador terá no funcionamento do seu ar-condicionado, também podemos citar:

  • Risco de descarga elétrica;
  • Choques elétricos;
  • Danos ao seu aparelho;
  • Risco de perda da garantia do aparelho.

Por isso é importantíssimo que o ar-condicionado seja instalado por um profissional qualificado e com a adaptação da rede elétrica, caso seja necessário. Afinal, não vale a pena arriscar perder o seu aparelho, né?!

Alternativa para quem busca um ar-condicionado 127V

Para aqueles que não desejam instalar uma tomada 127V, existe uma alternativa para climatização do ambiente: optar por um ar-condicionado portátil. Geralmente, esse modelo pode ser encontrado nas duas voltagens, então na hora da compra é importante ficar atento se a opção escolhida está correta.

Além de não ter que mexer com a fiação elétrica da sua casa, com o ar portátil você ainda algumas outras vantagens, como:

  • Mobilidade do aparelho;
  • Fácil instalação;
  • Aparelho compacto;
  • É bastante efetivo para resfriar o ambiente.

Um ponto de atenção desse modelo é a questão do consumo de energia elétrica, então vale a pena analisar a eficiência energética antes de comprá-lo.

Há também alguns modelos de ar-condicionado split 127V disponíveis no mercado, porém infelizmente não atende a todas as capacidades e modelos.

Outra opção, pouco menos eficiente no quesito refrigeração é o climatizador de ar, esse modelo é indicado para quem deseja climatizar e de quebra ajudar com a umidade do ambiente sem precisar se preocupar com a instalação do equipamento.

Conheça os modelos de ar-condicionado 127V aqui!

Encontre seu novo ar-condicionado na Leveros

Após entender a importância de comprar o ar-condicionado com a voltagem adequada, vem conferir no site da Leveros os aparelhos disponíveis. Além de encontrar o modelo ideal para sua casa, você também pode contratar a instalação com um técnico credenciado garantindo um serviço seguindo todas as normas dos fabricantes.

Leia também: Ar-condicionado gasta muita energia? 5 dicas para te ajudar a economizar.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários