Ar-condicionado faz mal para cachorro?
Quando falamos do bem-estar de uma família, não tem como esquecer do xodó da casa: os pets! Nos dias quentes de verão, eles parecem ser os que mais sofrem com o calorão e não é para menos: a temperatura corpórea deles chega a ser até 3ºC mais alta que a do ser humano. É nesse momento que surge uma dúvida muito comum entre pais de pet: ar-condicionado faz mal para cachorro?
A resposta é não! O ar-condicionado não faz mal e inclusive pode ser benéfico para seu cãozinho ou gatinho, desde que usado da forma correta. Sabia, por exemplo, que é no calor que o número de doenças de parasitas (pulgas e carrapatos) aumenta nos bichinhos? Então vem conferir algumas dicas que preparamos para você deixar seu melhor amigo sempre confortável termicamente!
Ar-Condicionado para cães
O segredo para usar ar-condicionado com cachorros é a moderação – afinal, mesmo trazendo benefícios para os pets, é importante se precaver para que seu animalzinho não tenha um resfriado. Uma atitude simples, por exemplo, é não deixar que seu cachorro ou gato fique parado em frente a saída de ar do aparelho para que ele não sofra choque térmico.
Além disso, para evitar qualquer problema respiratório no seu bichinho, é legal procurar por um aparelho que não desumidifique tanto o ar e que tenha bons filtros – aliás, é importantíssimo que você mantenha a limpeza do seu ar-condicionado em dia!
Outra dica bacana é deixar à disposição do seu pet um potinho com água no ambiente para que ele consiga ir se hidratando constantemente. Ah, e não se esqueça que o ar-condicionado não é recomendado para filhotes de cachorro e para os animais idosos, viu?!
Existe uma temperatura de ar-condicionado para cachorro?
Sim! Existe uma recomendação de temperatura de ar-condicionado para os pets, que é de 22ºC a 26ºC – menos que isso, pode causar resfriados no bichinho, enquanto mais do que isso, não soluciona o problema de calor do animal.
Para saber se o clima do ambiente está desconfortável para o seu cachorro ou gato é só prestar atenção aos sinais deles: se estiverem tentando sair do cômodo ou buscando lugares que estejam mais quentinhos, é o caso de aumentar um pouco a temperatura.
Cachorro pode dormir no ar-condicionado? E gato?
Em geral, não há contra indicação para o uso do ar-condicionado para cachorros e gatos, desde que você observe sempre como seu animal está se sentindo. A mesma informação é válida para aqueles que têm dúvida se, por exemplo, o pug pode dormir no ar-condicionado – no caso dessa raça de focinho achatado, é bastante recomendado que eles fiquem em um local climatizado.
Outras dicas para seu pet encarar o Verão
- Além de ter um ar-condicionado para ajudar seu cachorro a passar pelos dias mais quentes, olha só outras dicas que podem te ajudar:
- Disponibilize água sempre fresca para seu bichinho;
- Tose seu pet com regularidade;
- Tenha um tapetinho térmico ou, caso essa não seja uma possibilidade, umedeça um papel toalha, coloque-o no freezer e, quando estiver congelado, coloque no chão para seu cachorrinho deitar em cima;
- Evite passeios das 10h às 17h, faixa de horário em que o sol está mais quente.
Viu como o ar-condicionado pode ser um super amigo do seu pet? O importante é seguir direitinho as dicas que demos nesta matéria, como manter a limpeza do ar-condicionado em dia, procurar por modelos em que é possível controlar melhor a desumidificação do ar e, é claro, ficar atento à forma como seu bichinho está reagindo ao ambiente climatizado.
Aproveite para encontrar o modelo ideal de ar-condicionado para sua casa aqui na Leveros 😉 Acesse nosso site e confira as ofertas da semana!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura