Cozinhar, para você, é paixão ou necessidade? Pode ser que seja um misto dos dois, mas é um fato que quando se tem uma cozinha bonita e estruturada para preparar as refeições, o gosto por ir para o fogão pode até aumentar! E falando em fogão, há alguns anos, o cooktop entrou em cena e ganhou o coração dos fãs de cozinhas modernas.
Mas você sabe as diferenças entre fogão e cooktop? Há alguns pontos que são importantes de serem analisados, principalmente se você estiver em dúvida sobre qual deles escolher para entrar no projeto da sua cozinha. Quer saber mais? Continue a leitura e acompanhe!
Fogão: tradicional dos lares brasileiros
O fogão é um clássico dos brasileiros, que contam com esse eletrodoméstico em suas casas na grande maioria. O fogão vai muito bem em cozinhas onde não há móveis planejados, pois ele pode ser encaixado em qualquer lugar, basta ter um ponto de gás.
A vantagem principal do fogão, além da versatilidade de poder levar em uma mudança, por exemplo, sem se preocupar muito com o tamanho, é que ele tem os queimadores, para cozinhar, e também o forno, tudo em um único equipamento.
Mas há vários tipos de fogões, eles diferem no tamanho e também no modelo.
Número de bocas
O fogão mais tradicional é aquele de 4 bocas. Mas observando a demanda das pessoas, que está cada vez maior, as indústrias começaram a adaptar outros modelos para suprir as famílias maiores e as pessoas que precisam cozinhar em maiores quantidades.
Hoje, no mercado, além do modelo de 4 bocas, é possível encontrar fogão de 5 ou 6 bocas. Para uma casa com apenas 2 pessoas que cozinham pouco, por exemplo, o modelo de 4 bocas é suficiente para atender a demanda.
Já as pessoas que têm filhos ou que precisam cozinhar em maior quantidade, seja para a semana toda de uma vez ou para outras pessoas, é preciso avaliar a necessidade do modelo de 5 ou até 6 bocas. Assim, todas funcionando ao mesmo tempo, é possível preparar mais alimentos e otimizar o seu tempo na cozinha.
Modelos de fogão
Ainda dentro da categoria de fogões, há os modelos de fogão de chão que, como o próprio nome já diz, são aqueles que ficam no chão da cozinha, têm pezinhos para sustentar e são aqueles que podem ser usados em cozinhas sem móveis planejados.
Por outro lado, há os modelos de embutir. Os fogões de embutir não têm pés, pois devem ser encaixados nos móveis feitos sob medida, levando em conta a largura e profundidade do eletrodoméstico, para que ele se encaixe perfeitamente no armário. Normalmente, eles ficam suspensos e deixam um toque estético agradável na cozinha, fazendo parte de todo o projeto.
Cooktop: modernidade nas cozinhas planejadas
Quem acompanha o que está na última moda em arquitetura sabe que as cozinhas em ilha são sinônimo de sofisticação e elegância quando se fala de um projeto bem feito e, claro, com espaço para construir um balcão no meio da cozinha.
Em uma cozinha de ilha, contudo, não dá para colocar um fogão, nem do modelo de embutir, pois tira a estética e a proposta da ilha, que é ser uma peça inteira. Então, os cooktops começaram a ficar em alta, sendo uma alternativa discreta e que cumpre bem o papel de ficar na ilha, já que são instalados na bancada, na parte de cima.
Além da ilha, é claro que o cooktop ganhou espaço também em outros projetos de cozinha. Muitas pessoas preferem fazer os móveis planejados pensando em uma bancada para colocar o cooktop e uma torre com espaço para inserir forno e microondas, por exemplo.
O cooktop é como se fosse a parte de cima do fogão, apenas a mesa, com as bocas. O forno, portanto, deve ser adquirido separadamente.
Modelos de cooktop
O cooktop, assim como o fogão, pode ter, mais comumente, 4 ou 5 bocas. Por ser um tipo de mesa com as bocas, ele precisa ser do tamanho exato do espaço da bancada. É preciso fazer um recorte na pedra para que ele seja instalado da maneira correta. E além disso, eles podem ser diferentes:
- cooktop a gás: pode ser instalado em ilhas e bancadas, mas é preciso ter uma saída de gás para conectá-lo. A vantagem é que, quando não há energia elétrica, ele pode ser usado normalmente;
- cooktop elétrico: é um modelo mais moderno, precisa apenas de energia elétrica para o funcionamento;
- cooktop de indução: são modelos ainda mais modernos e seguros, já que só funcionam quando entram em contato com panelas de fundo magnético. Oferece melhor controle de temperatura. É importante lembrar que o modelo de indução funciona apenas com panelas específicas.
E agora, qual escolher?
Assim como todos os eletrodomésticos e móveis, é preciso analisar o contexto geral da sua cozinha para escolher o modelo ideal de fogão, que atenda suas necessidades e se encaixe da melhor forma possível em seu ambiente.
Como você já viu, em cozinhas planejadas, os modelos de cooktop ou fogão de embutir ficam melhor encaixados e proporcionam uma estética melhor no espaço. A seguir, confira algumas vantagens do fogão:
- pode ser usado em cozinhas planejadas ou não;
- simples instalação, basta ligar ao gás;
- já tem forno;
- pode ter o valor mais em conta.
E a seguir, algumas vantagens do cooktop:
- tamanho mais compacto;
- pode ser instalado separadamente do forno;
- modelos a gás ou elétricos disponíveis;
- fácil limpeza;
- design moderno.
Ambos os modelos são capazes de suprir a necessidade e a finalidade é a mesma: ajudar no preparo dos alimentos cozidos e quentes. Mas já que é preciso ter um fogão na cozinha, por que não deixá-lo ambientado à estética do espaço e fazer com que ele fique ainda mais harmônico dentro das possibilidades?
Seja fogão ou cooktop, vale prestar bastante atenção e estudar com cuidado os dois modelos, para assim escolher o melhor para o que você precisa.
E se você quiser um cooktop e um forno de qualidade, confira os modelos no site da Leveros e escolha o melhor para sua cozinha!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura