Quando o assunto é climatização eficiente, a escolha do ar-condicionado ideal pode fazer uma grande diferença no conforto e na economia de energia, seja na sua casa ou no escritório. Atualmente, existem no mercado dois principais tipos de ar-condicionado disponíveis: os modelos convencionais e os modelos inverter.
Neste guia, a Leveros explica as diferenças entre esses dois tipos, para te ajudar a fazer a melhor escolha para suas necessidades. Boa leitura!
Como funciona um ar-condicionado?
Primeiramente, precisamos entender como funciona um aparelho de ar-condicionado. Ele funciona conforme as leis de transferência de calor da termodinâmica, retirando basicamente o calor do ambiente interno e transferindo para o ambiente externo, por meio de um ciclo de compressão, condensação, expansão e evaporação do gás refrigerante.
Para realizar esse processo, o compressor presente no aparelho comprime o gás refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura. Esse ciclo contínuo, auxiliado por um ventilador que circula o ar sobre as bobinas do evaporador, resfria e desumidifica o ambiente, mantendo a temperatura desejada e otimizando o conforto térmico.
Ar-condicionado convencional
Os modelos convencionais operam de forma simples, ligando e desligando o compressor para manter a temperatura desejada. Quando a temperatura do ambiente atinge o nível programado, o compressor desliga. Quando o ambiente aquece, o compressor liga novamente, voltando a resfriar.
Esse ciclo constante de liga-desliga gera picos de consumo de energia, tornando o ar-condicionado convencional menos eficiente.
Ar-condicionado inverter
O ar-condicionado inverter, por outro lado, utiliza uma tecnologia que ajusta a velocidade do compressor conforme a necessidade de resfriamento ou aquecimento do ambiente. Em vez de ligar e desligar constantemente, o compressor dos modelos equipados com tecnologia inverter trabalha de forma contínua e modulada, resultando em um consumo de energia mais eficiente e menor desgaste dos componentes.
O funcionamento constante, sem desligar e religar, também torna os modelos inverter mais silenciosos, sem o ruído característico dos aparelhos mais antigos.
Como saber qual escolher?
A escolha do ar-condicionado ideal depende de alguns fatores, inclusive o valor disponível para investimento.
Ao escolher entre um ar condicionado inverter ou convencional, é indispensável considerar o local de instalação, pois isso influência diretamente o cálculo dos BTUs necessários para o aparelho. Os BTUs indicam a potência do ar condicionado de resfriar determinado ambiente, sendo fundamentais para garantir uma climatização eficiente no espaço onde ele será instalado.
Apesar de demandarem um investimento inicial maior, ares-condicionados com tecnologia Inverter podem gerar uma economia de até 70% na conta de energia, em comparação aos tradicionais. Isso acontece pelo próprio funcionamento do aparelho, que é constante, sem gerar picos de consumo.
Outras vantagens da tecnologia inverter são:
- conforto térmico: com o funcionamento constante, a temperatura tem menos variações, proporcionando um ambiente mais confortável.
- menor nível de ruído: A operação contínua e modulada do compressor reduz o ruído, garantindo também um ambiente mais silencioso.
- durabilidade: A tecnologia inverter reduz o desgaste dos componentes, prolongando a vida útil do aparelho.
Ao optar por um ar-condicionado inverter, você está investindo em um equipamento mais moderno, eficiente e econômico. Continue no blog e conheça nosso guia de melhores marcas de ar-condicionado inverter!
Aproveite para visitar nosso site e conferir os melhores modelos de ar-condicionado inverter, com garantia de qualidade e suporte especializado. A Leveros é especialista em climatização eficiente, com uma ampla gama de modelos inverter para atender às suas necessidades, garantindo conforto e economia!
Confira aqui os melhores modelos e marcas de ar-condicionado
22 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Como funciona o ar-condicionado?
15 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura