Dicas

Ar-condicionado pode pegar chuva? Veja dicas e cuidados

Ar-condicionado pode pegar chuva? Veja dicas e cuidados

01 de outubro de 2020 1 4 min de leitura

Ar-condicionado pode pegar chuva? Veja dicas e cuidados

Em dias de chuva, os cuidados com os eletrodomésticos precisam ser redobrados, assim, você evita prováveis prejuízos com reparos ou até mesmo compra de produtos novos. Uma pergunta recorrente nesse cenário é se o ar-condicionado pode pegar chuva ou não.

Para tirar suas dúvidas sobre o que fazer com as unidades externas, além de trazer dicas e cuidados sobre o uso do aparelho nessa condição climática, acompanhe este conteúdo que a Leveros preparou.

O ar-condicionado pode ficar na chuva?

ar-condicionado pode pegar chuva?

A pergunta que não quer calar tem uma resposta simples, acompanhada de algumas condições: sim, o ar-condicionado pode pegar chuva, mas apenas se for instalado por profissionais.

A condensadora de um ar-condicionado split pode pegar chuva pelo fato de que ela é projetada para ficar do lado de fora de um ambiente. Mas para que isso aconteça, o instalador observará as melhores maneiras de realizar o seu serviço sem prejudicar o aparelho futuramente, evitando a superexposição da peça ao clima. 

A mesma coisa acontece com outros modelos: um ar-condicionado de janela pode pegar chuva também, mas, nesse caso, existem algumas precauções, já que a unidade interna e externa ficam no mesmo local.

Para não entrar água no ambiente, podendo provocar o surgimento de mofo ou até mesmo panes elétricas, é necessário fazer a vedação do local. Além disso, a sua instalação geralmente é feita com uma leve inclinação para baixo, impedindo o acúmulo de água na sua parte superior.

Quais cuidados devo tomar com meu aparelho em dias chuvosos?

Se o tempo está fechando e a chuva está a caminho da sua cidade, será preciso tomar alguns cuidados com o ar-condicionado para evitar que ele dê problemas futuros. Veja alguns passos:

  • Resfrie o ambiente até o momento em que a chuva começar e depois desligue-o: se a chuva for branda, ainda é possível deixar o aparelho ligado, mas não por muito tempo, já que o excesso de umidade pode comprometer o motor a longo prazo;
  • Não ligue o aparelho logo após o fim da chuva: o ambiente externo ainda terá muita umidade, além de risco de raios e trovões. A recomendação é esperar um pouco mais antes de ligar novamente o equipamento;
  • Retire-o da tomada em caso de raios: ao fazer esse pequeno ato, você evita que curtos, quedas de luz e panes de energia comprometam o desempenho do aparelho,
  • Use protetores para a parte externa: um protetor faz com que a vida útil do ar-condicionado seja ainda maior, já que a unidade condensadora passará por menos impactos em relação ao clima ao longo dos anos.

Como usar um protetor de ar-condicionado?

Um protetor de ar-condicionado não necessariamente é um equipamento desenvolvido exclusivamente para esse uso. Se a unidade externa é instalada em um local que tenha um telhado, por exemplo, ela já terá um protetor que evita muitos desgastes.

Outra opção é ter um protetor de concreto, que pode ser algo projetado ou feito para o seu ar-condicionado. Com essa opção, seu aparelho não recebe água da chuva ou até mesmo partículas de poeira e poluição, que são comuns no ambiente.

Já a fibra de vidro é uma alternativa maleável, se adequando aos diversos modelos existentes no mercado, como ares-condicionados split ou até mesmo de janela. Ela consegue escoar a água da chuva, além de também proteger contra cargas de poeira e poluição.

O ar-condicionado ajuda a reduzir a umidade do ambiente?

Uma das funções presentes na maioria dos modelos de ar-condicionado é a desumidificação. Ela possibilita fazer a retirada de excesso de umidade de um ambiente. Com isso, se torna uma ótima opção para dias e até semanas com longos períodos de chuva.

As recomendações de desligar o aparelho com chuvas e raios são mantidas mesmo usando esse modo, mas ele proporciona fazer a retirada da umidade durante as pausas entre uma chuva e outra, evitando o acúmulo de mofo e surgimento ou agravamento de doenças respiratórias.

Qual é a importância da manutenção de ar-condicionado em períodos chuvosos?

Realizar a manutenção de ar-condicionado faz com que ele não tenha desgastes adicionais em relação ao seu uso natural, diminuindo a possibilidade de acúmulo de umidade em seu motor, panes elétricas e durabilidade de diversas peças internas ou externas.

Conte com o apoio da Leveros

Na Leveros você conta com o serviço de limpeza e manutenção periódica, que é realizada por profissionais credenciados e capacitados para fazer o procedimento com toda a segurança necessária. 

Temos mais de 40 anos de experiência no mercado de climatização, resolvendo os problemas dos nossos clientes com excelência. Confira nossas condições de pagamento e leve o melhor para o seu ar-condicionado.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários