Bem-Estar

Qual a temperatura mais gelada do ar-condicionado e por que evitá-la?

Qual a temperatura mais gelada do ar-condicionado e por que evitá-la?

06 de março de 2023 0 6 min de leitura

Qual a temperatura mais gelada do ar-condicionado e por que evitá-la?

 

O ar-condicionado é o aparelho favorito de quem vive em regiões quentes. Instintivamente, as pessoas tendem a buscar pelas temperaturas mais baixas do equipamento, a fim de fugir dos desconfortos típicos do calor. 

Esse hábito, infelizmente, não é tão vantajoso quanto parece, pelo contrário, pode causar problemas de forma indireta, tanto para a saúde, como para o desempenho do aparelho. 

A seguir, o blog da Leveros te ajuda a entender qual a temperatura mais gelada disponível no ar-condicionado, apresenta os motivos para evitá-la e explica qual é a melhor temperatura para funcionar em qualquer outra época do ano, confira! 

Ar-condicionado muito frio faz mal?

Depende. O ar-condicionado por si só não é prejudicial à saúde e é amplamente indicado para atuar mesmo em ambientes com crianças, bebês, idosos e pessoas com vulnerabilidades imunológicas ou respiratórias. Mas, para isso acontecer, ele deve atuar com um funcionamento adequado, seguindo as recomendações do fabricante.

Portanto, o uso inadequado do ar-condicionado é que faz mal. Para que seu aparelho de climatização seja um símbolo de conforto térmico, saúde e bem estar, algumas precauções são necessárias.

Qual a temperatura mínima do ar-condicionado?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a temperatura do ar condicionado que gela mais. Vale a pena reforçar que existem muitos modelos de condicionadores de ar disponíveis no mercado de climatização. Por esse motivo, é difícil definir qual é a temperatura mínima de cada modelo. 

Geralmente, o grau mais frio do ar-condicionado é por volta dos 15º a 16º Celsius, mas não caia na tentação de manter seu aparelho funcionando nessa faixa de temperatura. A Leveros vai te ensinar um jeito muito mais eficiente, seguro e econômico de manter seu equipamento funcionando. 

Motivos para não deixar seu ar-condicionado no mínimo

O senso comum diz que quanto menor a temperatura do ar-condicionado, mais frio. Em partes, isso é verdade, mas não é garantia de conforto térmico e bom desempenho. Para compreender melhor, confira a seguir quais as principais razões para evitar deixar o ar-condicionado na menor temperatura.  

Choque térmico 

Imagine que você está em uma sala ou quarto com ar-condicionado na menor temperatura possível, deixando o ambiente gelado e totalmente diferente da realidade lá fora. Se você trocar de cômodo, vai sentir um choque térmico, causado pelas mudanças de temperaturas. Isso pode causar cãibras, paralisia facial ou até mesmo um AVC. 

Não gela o ambiente mais rápido 

Um erro comum dos consumidores, é acreditar que o cômodo vai esfriar mais rápido se o ar-condicionado estiver funcionando em temperaturas baixas.

Na verdade, o local vai ser climatizado conforme os níveis de cargas térmicas dali, ou seja, a quantidade de energia que o aparelho precisa trocar para substituir o calor no interior do ambiente. 

Desgaste dos componentes

Na intenção de atingir a temperatura ideal mais rapidamente, o aparelho acaba com um desgaste maior. Isso significa que, com o passar do tempo, essa atitude pode afetar diretamente seu desempenho e durabilidade, gerando mais despesas com manutenções e trocas de peças. 

Gasta muita energia elétrica 

Optar por uma temperatura extremamente baixa, além de não agilizar o processo, faz com que o aparelho gaste muito mais energia. Isso acontece porque ele precisa trabalhar mais para fazer as trocas de calor necessárias.

Favorece o surgimento de problemas de saúde 

Além dos possíveis desdobramentos negativos de um choque térmico, as temperaturas baixas podem causar certos desconfortos e problemas de saúde em algumas pessoas. Os mais comuns são dores de cabeça, mucosas ressecadas, irritação nos olhos e na garganta, além de dores de cabeça, desidratação e outros sintomas.

Pode dormir com o ar-condicionado no mínimo? 

Considerando que a temperatura média do corpo humano é por volta dos 36º C, e que durante o ciclo de sono essa temperatura oscila e diminui, não é indicado colocar o ar-condicionado no mínimo enquanto dorme. 

Para evitar efeitos colaterais, muitas marcas de condicionadores de ar oferecem modos específicos para atuar enquanto o usuário dorme. Procure pelas funções Sleep, Sono ou um temporizador com a função Dormir integrada, assim, o próprio equipamento faz ajustes e mantém a temperatura ideal para dormir

Afinal, em qual temperatura devo usar o ar-condicionado? 

Cada pessoa tem sua preferência individual, visto que o conforto térmico é um conceito que considera a sensação térmica de cada um. Porém, existem algumas recomendações voltadas para definir um consenso das faixas de temperatura mais indicadas.

A temperatura ideal do ar-condicionado é sugerida por órgãos renomados, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elas determinam que o ar-condicionado deve funcionar por volta dos 20 a 26 °C.

A temperatura média entre os 23 °C, a princípio, pode parecer que não vai refrescar. Mas, acredite, deixar o ar-condicionado nessa temperatura garante uma sensação térmica agradável e sem nenhum malefício, inclusive, é indicada como uma boa temperatura ambiente para quem deseja ter produtividade no trabalho

Como equilibrar a temperatura do ambiente?

Agora que você entende a importância de evitar a temperatura mais gelada do ar-condicionado e está certo de que não é uma boa ideia, confira algumas dicas para ter conforto térmico em qualquer ambiente:  

  • feche portas, janelas e outras saídas de ar: esse isolamento térmico ajuda a agilizar o processo de resfriamento e mantém o ar frio no cômodo por mais tempo;
  • ligue o ar-condicionado: utilize o controle remoto para programar a temperatura nos 23 ºC;
  • defina a velocidade do ventilador: quanto maior, mais rápido será a climatização;
  • aguarde até que o ar-condicionado resfrie todo o cômodo: essa etapa não costuma demorar muito; 
  • mantenha temperaturas amenas: no calor do verão ou durante o inverno, você pode diminuir ou aumentar a temperatura, porém, evite os extremos;
  • escolha o ar-condicionado adequado: faça o cálculo de BTUs para entender qual a capacidade de refrigeração ideal para o seu espaço, isso evita que ele funcione mais ou menos que o ideal;  
  • manutenção preventiva e preditiva em dia: isso garante o bom desempenho do aparelho e prolonga sua vida útil;
  • limpeza do ar-condicionado: essa etapa deve ser realizada em uma periodicidade indicada no manual do produto e é o que evita a proliferação de bactérias, fungos e outros poluentes. 
  • desligue o ar-condicionado: se não estiver utilizando, desligue para evitar desperdícios de energia. 

Seguindo essas recomendações, você não vai mais se preocupar com a temperatura mais gelada do ar-condicionado, pois compreende que é muito mais vantajoso manter o equilíbrio.

Curtiu saber qual a temperatura mais gelada do ar-condicionado? Então, continue lendo dicas para escolher ar-condicionado no verão e aproveite para conhecer todos os modelos e marcas disponíveis na Leveros!  

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários