Os extremos climáticos característicos de cada estação incentivam as pessoas a buscar soluções para manter o conforto térmico em casa e preservar a saúde respiratória de toda a família.
Um bom exemplo disso é o ar-condicionado quente e frio, uma tecnologia versátil que proporciona temperaturas agradáveis tanto nos dias quentes quanto afasta o frio do inverno. Quer saber como? Este blogpost da Levero vai te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse sistema de climatização. Aproveite a leitura!
O que é ar-condicionado inverter quente e frio?
Por fora, parece um ar-condicionado convencional, mas por dentro possui um diferencial exclusivo, o ciclo reverso. Essa engenharia avançada faz com que os mecanismos do aparelho invertam o fluxo de calor, utilizando fluidos refrigerantes.
Já o termo “inverter”, caracteriza condicionadores de ar com compressores equipados com uma tecnologia que mantém o motor funcionando de forma contínua, em uma velocidade estável, que traz muitos benefícios para o desempenho do aparelho e, consequentemente, reduz o consumo de energia.
Para entender a diferença entre um ar-condicionado inverter quente e frio e um modelo convencional, confira a seguir uma comparação entre os dois.
Como funciona o ar-condicionado convencional?
Primeiramente, entenda o funcionamento de um aparelho que opera somente no modo resfriamento:
- possui filtros que “sugam” o ar quente do cômodo;
- o ar é transportado por um sistema que absorve o calor utilizando o gás refrigerante;
- o fluido refrigerante atinge o estado gasoso para absorver o calor, e é então transportado para um compressor que aumenta sua temperatura;
- o gás refrigerante, que está quente, passa pela serpentina, liberando o calor para o exterior e resfriando para voltar ao estado líquido;
- após ser resfriado, o fluido volta para dentro do ar-condicionado, reiniciando o processo repetidamente.
Como funciona o ar-condicionado inverter quente e frio?
Agora, conheça o funcionamento do aparelho com ciclo reverso e compressor inverter:
- o fluido refrigerante líquido e frio é transportado para o compressor que aumenta sua temperatura;
- ele se transforma em gás quente, é transportado para a serpentina e libera seu calor para aquecer o ambiente;
- ao invés de ser liberado no exterior, o gás quente é direcionado ao ambiente interno.
O compressor inverter, presente na maioria das opções modernas, controla o desempenho do ar-condicionado para que ele atue de forma variável, conforme a necessidade do ambiente. Isso evita desgastes, ruídos e desperdícios de energia, além de garantir que a temperatura desejada seja atingida e mantida com rapidez e estabilidade.
Esse incrível processo é o que torna um ar-condicionado assim ciclo reverso, proporcionando uma climatização versátil e prática em qualquer época do ano!
Vantagens do ar-condicionado quente e frio inverter
São tantos benefícios que vale a pena apresentar detalhadamente cada um deles!
Economia de energia
O primeiro e principal diferencial desse tipo de sistema é a eficiência energética, promovendo economia de energia.
As marcas de ares-condicionados inverter, além de lançarem diversas opções Classe A nos Critérios de Eficiência do Inmetro, investem em tecnologias inovadoras para oferecer até 70% de economia nas despesas energéticas do aparelho, quando comparado ao modelo convencional.
A LG, em especial, desenvolveu um aparelho ainda mais avançado, o ar-condicionado Dual Inverter que garante um funcionamento até 77% mais econômico que um modelo comum.
Desempenho aprimorado
Enquanto um ar-condicionado convencional funciona sempre em sua capacidade máxima e desliga assim que a temperatura desejada é atingida, o aparelho inverter mantém o compressor em funcionamento contínuo, ajustando apenas sua velocidade para refrigerar ou aquecer conforme necessário.
Durabilidade
Ao contrário dos aparelhos convencionais, que funcionam com mais atrito entre os componentes, o ar-condicionado quente e frio com compressor inverter atua de forma mais estável.
Isso resulta em menor geração de ruídos e maior durabilidade das peças e da estrutura em sua totalidade, reduzindo a necessidade de despesas extras a médio e longo prazo.
Possibilidade de usar ano todo
A funcionalidade mais especial desse tipo de aparelho é a facilidade de variar seu funcionamento entre o modo aquecimento, para promover conforto térmico no inverno, e o resfriamento, ideal para amenizar o calor intenso do verão.
Além disso, todo ar-condicionado possui a função ventilar, o que significa que adquirir um aparelho quente e frio oferece três modos de funcionamento, garantindo a versatilidade necessária para atuar em regiões com diferentes condições climáticas ao longo do ano.
Sustentabilidade
As principais razões pelas quais um ar-condicionado quente e frio inverter é considerado sustentável são:
- eficiência energética para consumir menos energia;
- desempenho que evita o desperdício de energia;
- utilização de fluido refrigerante ecológico, especialmente o R-32, com menor impacto ambiental, um substituto moderno para o R-410A;
- funcionamento aprimorado que diminui a emissão de dióxido de carbono (CO2) e contribui para o cuidado com o meio ambiente;
- conforto térmico ideal, reduzindo o uso de aquecedores, ventiladores e outros eletroeletrônicos que consomem mais energia..
Controle de poluentes no ar interior
Aparelhos equipados com sistemas de filtragens ajudam a remover impurezas no ar, retendo partículas imperceptíveis causadoras de problemas respiratórios e alergias.
O filtro do ar-condicionado inverter quente e frio ajuda a reter poeira, pelos, pólen, ácaros, e alguns até conseguem reter vírus, utilizando filtros de alta qualidade.
É fundamental manter o ar-condicionado limpo e realizar manutenções preventivas para higienizar os filtros e demais componentes internos.
Qual o melhor ar-condicionado quente e frio inverter?
Essa resposta depende de alguns fatores, como o tamanho do espaço que deseja climatizar, o tipo de sistema mais adequado para sua demanda e as particularidades de cada cômodo.
Para obter uma sugestão personalizada, simule seu ambiente fazendo o cálculo de BTUs da Leveros, ou converse com um especialista credenciado.
Aqui vão alguns modelos de split hi-wall populares na Leveros, todos com ciclo reverso e voltagem 220V:
- ar-condicionado split HW LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano 18.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW R-32 Inverter Daikin EcoSwing 12.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW LG Dual Inverter Voice 9.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW Elgin Eco Inverter 30.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW Inverter Gree G-Top 9.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW Inverter Springer Midea All Easy Pro 12.000 BTUs;
- ar-condicionado split HW Inverter TCL Elite Series A2 12.000 BTUs.
Para determinar qual é a melhor marca para ar-condicionado quente e frio inverter, vale a pena conhecer todas as opções disponíveis no catálogo!
Se precisar, agende a visita de técnicos credenciados em todo o Brasil, disponíveis para instalar ar-condicionado inverter quente e frio, realizar manutenções e prestar todo o suporte necessário.
Aproveite para ler mais dicas sobre como colocar o ar-condicionado no quente e qual é a temperatura ideal.
Garanta mais saúde e conforto térmico para seu lar ou ambiente de trabalho adquirindo um ar-condicionado quente e frio inverter novo na Leveros!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura