Dicas

Climatizador ou Ar-condicionado? Saiba as diferenças e qual é o melhor para você

Climatizador ou Ar-condicionado? Saiba as diferenças e qual é o melhor para você

31 de março de 2025 0 6 min de leitura

Climatizador ou Ar-condicionado? Saiba as diferenças e qual é o melhor para você

Quando as temperaturas aumentam, todo mundo só consegue pensar nele: um ambiente climatizado. Afinal, quem não gosta de estar em um lugar super fresquinho quando o dia lá fora está muito calor?

Por causa do clima quente, a melhor alternativa para estar em um local agradável é escolher um equipamento específico para essa função. Então surge a grande dúvida: será que é melhor investir em um climatizador ou ar-condicionado? Quais as diferenças entre eles? Quais os benefícios de cada um?

Para que a sua decisão seja certeira, esse artigo do blog Leveros irá esclarecer de vez todas suas dúvidas e te ajudar. Acompanhe e tenha uma excelente leitura!

O que é um climatizador?

climatizador ou ar-condicionado

O climatizador é um dispositivo que usa o próprio ar do local para fazer o controle de temperatura, utilizando um reservatório de água gelada que espalha as gotículas por meio de um ventilador.

Como resultado desse processo, há uma diminuição de temperatura no cômodo, no entanto ela não é tão grande como a de outros aparelhos de refrigeração. A sensação térmica costuma ficar apenas entre 2ºC e 5ºC mais fria, e, por outro lado, a umidade do ar aumenta bastante.

Ainda que o climatizador não tenha uma capacidade de resfriar igual ao ar-condicionado, ele se torna vantajoso no quesito saúde. Por exemplo, pessoas que tenham problemas respiratórios, como rinite ou bronquite, podem optar por essa máquina para respirar um ar menos ressecado.

Outro atributo importante para saber sobre esse equipamento é o seu consumo de energia. O climatizador é consideravelmente mais econômico, gastando menos eletricidade do que um ar-condicionado. Porém, esse fator é influenciado por vários aspectos, como bandeira de energia, região e horas do uso.

Vantagens de usar um climatizador

Por trabalhar de uma forma específica para refrescar o ambiente, o climatizador possui alguns diferenciais interessantes:

  • refresca o local pela ventilação;
  • não tem necessidade de instalação;
  • mantém a umidade do ar;
  • costumam ser aparelhos econômicos, com baixo consumo de energia;
  • podem ser utilizados em um local com janelas abertas, circulando o ar;
  • modelos residenciais podem ser facilmente transportados de um local ou cômodo para outro.

Desvantagens desse equipamento

A grande desvantagem desse aparelho é que ele não refrigera o ar, podendo ser pouco efetivo em áreas mais amplas, com uma maior quantidade de pessoas. 

Outro ponto é que se você está em um local de alta umidade, o aparelho não conseguirá diminuir a sensação de calor.

O que é um ar-condicionado?

climatizador ou ar-condicionado

O ar-condicionado é um aparelho que resfria um ambiente por meio de um fluido refrigerante, responsável por mudar de estado físico algumas vezes e absorver o calor do ar no local.

Esse processo faz a temperatura em um cômodo ser reduzida mais drasticamente. Se o climatizador gela o quarto em poucos graus, o ar-condicionado pode deixar o mesmo espaço bem mais refrescante de forma efetiva, até mesmo em dias de calor intenso.

Esse é um aparelho que é desenvolvido com tecnologias específicas e funções adicionais que priorizam o seu bem-estar. Por exemplo, o ciclo reverso, também conhecido como modo quente e frio, ajuda a mudar o clima dos ambientes de forma diferente, quando as temperaturas estão baixas.

Apesar de não umidificar o local, dependendo do modelo de ar-condicionado, ele filtra o ar, entregando mais qualidade de vida para todos que o usam.

As diversas categorias de ar-condicionado também são importantes no momento de decisão, principalmente porque você consegue encontrar modelos com potência ideal para cômodos pequenos, médios ou grandes, tanto residenciais quanto comerciais. 

Vantagens do Ar-Condicionado

Dentre os destaques de se ter um ar condicionado na rotina, estão:

  • refrigera o ar do ambiente, sendo possível controlar a temperatura do local;
  • modelos com tecnologia inverter, que não gastam tanta energia quanto os aparelhos convencionais;
  • possuem filtros que ajudam a deixar o ar mais puro;
  • seu design, que combinam com a decoração do local;
  • modelos mais modernos podem ser controlados por Wi-Fi e controle de voz.

Desvantagens do uso do Ar-Condicionado

Falando das desvantagens, por conta do seu princípio de funcionamento, o ar-condicionado retira a umidade do ar, deixando-o mais seco. 

Ele também precisa ser instalado por um profissional credenciado da marca para não perder a garantia e para funcionar de forma eficiente, é necessário estar em um local fechado.

Quais as maiores diferenças entre eles?

Sem dúvidas, o mais importante de se saber na comparação climatizador x ar-condicionado está no propósito das duas máquinas.

A primeira opção serve para umedecer o ar e refrescá-lo levemente, não realizando refrigeração. Já o ar-condicionado é justamente o contrário., seu principal papel na climatização é refrigerar o ambiente. Ele visa transformar uma temperatura quente em fria, sem considerar os aspectos relacionados à umidade do ar.

Outra diferença entre climatizador e ar-condicionado está na instalação desses equipamentos. Enquanto o condicionador de ar mais convencional precisa ser colocado fixamente no local, o climatizador é portátil e pode ser carregado de um lugar para o outro.

Portanto, além de entender a diferença entre ar-condicionado e climatizador, é importante saber exatamente quais são as suas necessidades quando for procurar um aparelho. Se é qualidade e umidade do ar, facilidade, possibilidade de transporte, entre outros detalhes.

 

Climatizador Ar-condicionado
Usa evaporação da água para resfriar e umidificar o ar Refrigera o ar por meio de um gás refrigerante, retirando o calor do ambiente
Reduz a sensação térmica em até 5°C Pode reduzir a temperatura para valores específicos
Aumenta a umidade do ambiente Pode ressecar o ar
Tem baixo consumo de energia Pode ter um consumo elétrico maior, dependendo do modelo e potência
Leve e fácil de transportar Fixado na parede ou janela, sem mobilidade
Eficiente em ambientes secos e bem ventilados Funciona bem em qualquer ambiente

 

Mas, qual o melhor?

A escolha entre climatizador e ar-condicionado depende do que precisa e da forma que ele será usado. Se quer um equipamento econômico, portátil e que umidifique o ar, o climatizador é a melhor opção. Por outro lado, se a sua prioridade for conforto térmico e controle total da temperatura, o ar-condicionado é a escolha certa.

Se ainda estiver em dúvida, considere fatores como o clima da sua região, o tamanho do ambiente e seu orçamento antes de tomar a decisão final.

Climatizador ou ar-condicionado? Encontre na Leveros!

Como agora você já sabe qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado, torna-se fácil escolher o melhor produto para sua casa ou comércio. 

A Leveros é uma especialista em soluções de climatização e refrigeração, levando até você uma ampla variedade de climatizadores e aparelhos de ar-condicionado para garantir o seu bem-estar.

Com entrega para todo o Brasil e pagamento facilitado, encontre os melhores equipamentos na vitrine virtual da Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários