Dicas

Climatizador ou ventilador? Veja as vantagens e desvantagens de cada um

Climatizador ou ventilador? Veja as vantagens e desvantagens de cada um

08 de junho de 2020 0 5 min de leitura

Climatizador ou ventilador? Veja as vantagens e desvantagens de cada um

Climatizador ou ventilador? Qual o melhor?

Com o calor intenso que a maioria do país enfrenta ao longo do ano, os brasileiros buscam se refrescar com soluções de climatização distintas, e muitas dúvidas surgem ao longo do caminho. Por isso, na hora de escolher entre um climatizador ou ventilador, é necessário conhecer suas diferenças.

Ambos têm o mesmo objetivo, mas suas atuações são bem diferentes entre si, o que pode levar a arrependimentos caso não seja feita a escolha certa. Pensando nisso, a Leveros preparou este conteúdo, trazendo características, vantagens e desvantagens de cada produto. Confira!

Como funciona um climatizador?

O climatizador de ar foi desenvolvido para climatizar um ambiente, abaixando a temperatura do local entre 2ºC e 5ºC. Para que seu objetivo seja cumprido, ele filtra o ar do local e evapora água no ambiente, deixando-o mais úmido.

Além disso, os climatizadores são portáteis, o que possibilita que sejam levados para ambientes distintos. É possível encontrar também climatizadores quente/frio, ou seja, com a capacidade de aquecer um ambiente da mesma forma que resfriam, tornando-se aparelhos úteis também nas épocas frias do ano.

Como funciona um ventilador?

Um ventilador tem a função de deslocar o ar do ambiente, criando uma corrente de vento no sentido que ele apontar. Essa corrente traz sensação de refrescamento à pele, além de reduzir a sensação térmica do local.

Existem diversos tipos de ventilador, dos quais quatro são destacáveis:

  • Ventilador de teto: instalado no teto dos locais, espalha de maneira uniforme o vento pelo ambiente;
  • Ventilador de mesa: leve e portátil, é o modelo clássico. Existem diversos modelos com velocidades distintas e até com porta-repelente;
  • Ventilador de coluna: tem as mesmas características de um modelo de mesa, mas, por possuir um apoio mais alto, é colocado apenas no chão,
  • Ventilador de parede: indicado para locais com teto mais baixo, o ventilador de parede tende a ser mais potente. Por não ser portátil, precisa de instalação.

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Para escolher entre ventilador ou climatizador, é preciso medir as vantagens que cada modelo apresenta com as suas necessidades. Vejamos:

Umidade

Se a sua intenção é deixar o ar mais úmido, o climatizador é a opção ideal. O aparelho é recomendado para ambientes secos, diferentemente do ventilador, que apenas espalha o ar pelo local.

Qualidade do ar

Por umidificar o ambiente, o climatizador é também a melhor opção no quesito qualidade do ar. Ele é recomendado, inclusive, para pessoas com problemas respiratórios, já que deixa o ar mais fresco e agradável.

Sua desvantagem é a utilização do aparelho em locais muito úmidos, já que nessas regiões ele não apresentará rendimento satisfatório. Nesse caso, o melhor é o ventilador.

Altas temperaturas

O ventilador tem melhor atuação em ambientes de altas temperaturas, já que ele cria um contato direto de vento com o corpo, diferentemente de um climatizador, que diminui pouco a temperatura.

Além disso, o efeito de um climatizador é medido a longo prazo, precisando de um período de tempo maior para diminuir a temperatura.

Portabilidade

Alguns tipos de ventilador são portáteis, outros não. Portanto, cabe analisar se a sua rotina pede um modelo portátil. Já os climatizadores são portáteis, podendo ser carregados a qualquer ambiente.

Preço

A maioria dos ventiladores tem preço menor do que os climatizadores, mas ambos são soluções baratas em comparação a um ar-condicionado, por exemplo.

Variedade

Uma das vantagens para quem vai comprar ventilador é a variedade. Com modelos e marcas distintas, são muitas as opções vistas no mercado em comparação aos climatizadores.

Funções extra

Além de climatização, esses aparelhos possuem outras funções que podem pesar na hora da escolha:

  • Timer: alguns climatizadores permitem programar um período de tempo para que eles desliguem sozinhos;
  • Repelente: existem ventiladores com porta-repelente para espantar possíveis mosquitos e outros insetos;
  • Quente/frio: é possível comprar climatizador também com a função quente, para aquecer o ambiente em dias frios,
  • Filtro: os aquecedores possuem um filtro de ar, o que ajuda na limpeza do ar do ambiente em que ele atua.

Organização e cuidados

Assim como uma cortina de ar, o ventilador projeta ventos no ambiente, fazendo com que locais com papéis ou outros materiais leves possam se desorganizar. Além disso, ele pode levantar a poeira de um ambiente, prejudicando a qualidade do ar.

Enquanto isso, um climatizador não pode ser usado muito próximo a aparelhos eletrônicos, já que ele solta ar úmido no ambiente. Ambos devem ser limpos com regularidade para melhor desempenho e para evitar a propagação de impurezas no ar.

Climatizador ou ventilador? A Leveros tem os dois!

Agora que você sabe escolher se para as suas necessidades o melhor é o climatizador ou o ventilador, faça a sua compra aqui, na Leveros. Temos grande variedade de marcas e modelos em ambos os produtos com condições imperdíveis.

Portanto, na hora de escolher entre climatizador ou ventilador, confira no nosso site os preços e ofertas disponíveis. Assim, você faz o melhor negócio para você e sua família.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários