Dicas

Climatizador ou ar-condicionado, qual é a melhor escolha?

Climatizador ou ar-condicionado, qual é a melhor escolha?

08 de outubro de 2020 0 5 min de leitura

Climatizador ou ar-condicionado, qual é a melhor escolha?

Climatizador ou ar-condicionado, qual é a melhor escolha?

Quando as temperaturas passam dos 28ºC, todo mundo só consegue pensar nele: o ambiente climatizado. Afinal, quem não gosta de estar em um lugar super fresquinho quando o dia lá fora parece que vai derreter quem ousar pisar na rua?! Aí vem a grande dúvida: será que devo investir em um  climatizador ou ar-condicionado? Quais as diferenças entre eles? Quais os benefícios de cada um? Fique tranquilo, pois nós estamos aqui para esclarecer de vez todas suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com a sua necessidade 😉

O que é um ar-condicionado?

climatizador ou ar-condicionadoO ar-condicionado é um aparelho que resfria um ambiente por meio do uso de um fluido refrigerante. Essa substância muda de estado físico algumas vezes dentro da máquina e absorve o calor do ar no local.

Com isso, a temperatura em um cômodo pode ser reduzida mais drasticamente. Se o climatizador gela o quarto em poucos graus, o ar-condicionado pode deixar o mesmo espaço bem mais refrescante até mesmo em dias muito quentes.

Outra diferença entre climatizador e ar-condicionado é que este último dispositivo ainda conta com tecnologias e funções adicionais. Fatores tecnológicos como o ciclo reverso, também conhecido como modo quente e frio, ajudam a mudar o clima dos ambientes de novas formas.

As diversas categorias de ar-condicionado também são uma vantagem desse aparelho. É possível encontrar modelos com potência ideal para cômodos pequenos, médios ou grandes, tanto residenciais quanto comerciais. 

Vantagens do Ar-Condicionado

  • Refrigera o ar do ambiente, sendo possível controlar a temperatura do local;
  • Quando conta com a tecnologia inverter, não gasta tanta energia quanto os aparelhos convencionais;
  • Tem filtros que ajudam a deixar o ar mais puro.
  • Designer que combina com o ambiente, hoje em dia existem vários modelos de ar-condicionado que são utilizados até mesmo para compor a decoração do ambiente, veja mais neste post.
  • Alguns modelos podem ser controlados por WI-FI e controle de voz.

Desvantagens do Ar-Condicionado

  • Retira a umidade do ar;
  • Necessita ser instalado por um profissional credenciado da marca do aparelho para não perder a garantia;
  • Para funcionar de forma eficiente, é necessário estar em um local fechado, que irá manter o ar fresco dentro do ambiente.

O que é um climatizador?

climatizador ou ar-condicionado

O climatizador é um dispositivo que usa o próprio ar do local para fazer o controle de temperatura. Ele faz isso utilizando um reservatório de água gelada, que tem as gotículas espalhadas por meio de um ventilador.

Como resultado desse processo, a diminuição de temperatura promovida no cômodo não é tão grande como a de outros aparelhos de refrigeração. A sensação térmica costuma ficar apenas entre 2ºC e 5ºC mais fria. Por outro lado, a umidade do ar aumenta bastante.

Portanto, não dá para dizer que o climatizador gela igual ar-condicionado, entretanto ele é mais vantajoso no quesito saúde. Pessoas que tenham problemas respiratórios, como rinite ou bronquite, podem optar por essa máquina, pois ela não resseca o ar.

Uma pergunta comum de muitos compradores também costuma ser: o climatizador puxa muita energia? Não, de fato esse equipamento é bem mais econômico, gastando até 90% menos eletricidade do que um ar-condicionado.

Vantagens do Climatizador

  • Refresca o ambiente pela ventilação;
  • Não necessita de instalação;
  • Mantém a umidade do ar;
  • São aparelhos econômicos, com baixo consumo de energia;
  • Não necessitam estar em um local fechado;
  • Os modelos residenciais podem ser facilmente transportados de um local para outro.

Desvantagens do Climatizador

  • Não refrigera o ar
  • Se você está em um local de alta umidade, o aparelho não será muito efetivo para diminuir a sensação de calor

Diferenças entre ambos

Uma diferença entre climatizador e ar-condicionado está na instalação desses equipamentos. Enquanto o condicionador de ar mais convencional precisa ser colocado fixamente no local, o climatizador é portátil e pode ser carregado de um lugar para o outro.

Sem dúvidas, o mais importante de se saber na comparação climatizador x ar-condicionado está no propósito das duas máquinas. A primeira serve para umedecer o ar e refrescá-lo levemente, não realizando refrigeração.

Já o ar-condicionado é justamente o contrário. Seu principal papel na climatização é refrigerar o ambiente. Ele visa transformar uma temperatura quente em fria, sem considerar os aspectos relacionados à qualidade do ar.

Portanto, além de entender a diferença entre ar-condicionado e climatizador, é importante saber exatamente quais são as suas necessidades quando for procurar um aparelho. Se é qualidade e umidade do ar, o melhor é o climatizador e se é refrigeração, opte por um ar-condicionado.

Encontre esses equipamentos aqui

Como agora você já sabe qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado, torna-se fácil escolher o melhor produto para sua casa ou comércio. Com isso, também é possível saber as atribuições desses dispositivos para não criar expectativas erradas sobre cada um.

Aqui na Leveros, você vai encontrar uma grande variedade de ambos os produtos além de pagamento facilitado e entrega para todo o Brasil.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários