Bem-Estar

Como instalar o ar-condicionado Split?

26 de janeiro de 2016 1 8 min de leitura

 

A garantia do seu ar condicionado não cobrirá problemas decorrentes da má instalação, por isso um instalador qualificado deve assumir esse serviço, e a Multi-Ar conta com serviços exclusivos para a instalação de Ar Condicionado.

A instalação do ar-condicionado Split requer uma série de conhecimentos técnicos e isso acontece por vários motivos. Os condicionadores de ar Splits são aparelhos mais modernos, que não exigem quebrar a parede para ser instalado. Por isso, ao comprar o ar-condicionado, os clientes são informados para que um profissional qualificado instale o aparelho, ou no próprio ato da compra, o vendedor já encaminha um instalador de ar condicionado para fazer o serviço em sua casa.

Nesse post, a Multi-Ar vai mostrar todos os detalhes na pré e na pós instalação do ar-condicionado Split. Destacando:

  1. Cuidados na instalação do Ar Condicionado Split
  2. O que você precisa saber antes de instalar o ar condicionado?
  3. Como instalar o Ar Condicionado Split

 

1 – Cuidados na instalação do Ar-Condicionado Split

O técnico instalador de ar condicionado já conhece todas as precauções que devem ser tomadas. Uma instalação bem sucedida é essencial para o bom funcionamento do ar-condicionado Split.

Portanto, na maioria dos casos, é preciso tomar cuidado com:

  1. Instalação próxima a fontes de calor, gases inflamáveis ou exaustores.

Ao colocar um ar condicionado próximo a uma fonte de calor, diminuirá consideravelmente a performance do seu aparelho, pois o ar condicionado precisa de ambientes vedados para jogar o ar quente para fora, e abastecer a área com ar frio. Da mesma forma os exaustores. Eles retirarão o ar frio, fornecido pelo ar condicionado, para fora do ambiente.

Além disso, gases inflamáveis perto de eletrodomésticos são potenciais explosivos.

  1. Instalação em locais próximos a poeira

O ar condicionado não recicla o ar do ambiente. Ele simplesmente retira o calor e trabalha com o mesmo ar frio, constantemente. Alguns aparelhos, como o Split Hi-Wall LG Smile, reduzem o índice de poeira do ambiente, mas tenha em mente que essa não é a função do ar condicionado.

Ao instalar seu ar-condicionado Split num ambiente sujeito a empoeiramento constante, você fará com que o ar frio que circula no ambiente seja um ar prejudicial à saúde, totalmente empoeirado. Além disso, o próprio ar condicionado perde desempenho e fica sujeito à danificação acelerada, uma vez que a poeira impregna no aparelho, prejudicando seu funcionamento.

  1. Instalação em áreas isoladas ao ambiente externo

Com isso, você não conseguirá instalar a unidade externa do seu aparelho. O ar-condicionado Split é composto por duas unidades: interna (evaporadora) e externa (condensadora). A evaporadora lança o ar frio na área em que o ar condicionado foi instalado, enquanto a condensadora joga o ar quente para fora.

Se a área que você instalou o ar-condicionado está isolada de um ambiente externo, para onde o ar quente irá sair? Por isso, a condensadora sempre é instalada fora da casa.

  1. Instalação com desnível ou distância maior que a capacidade

Essa é a importância de um instalador profissional. Todo aparelho vem com algumas recomendações de fábrica, que podem ser encontradas no próprio manual do ar-condicionado. Se a instalação for feita com desnível ou com uma distância maior que a capacidade da máquina, o funcionamento do ar condicionado fica comprometido. Como resultado, você perde na potência de resfriamento e a meia vida do aparelho é acelerada.

2 – O que você precisa saber antes de instalar o ar-condicionado?

Ser cauteloso pode fazer com que economize consideravelmente com o seu ar condicionado. É preciso entender pelo menos alguns fatores básicos para não se arrepender do aparelho Split que adquirir.

A Multi-Ar selecionou algumas dicas que devem ser consideradas antes de você instalar o ar-condicionado. E, se possível, até mesmo antes de comprá-lo. Veja:

  1. Qual a potência (BTUs) do seu ar condicionado?

Se você comprar um aparelho com a potência abaixo da necessária, acontecerão duas coisas: o ambiente em que o ar-condicionado for instalado não resfriará; e o risco do aparelho danificar e avariar antes do tempo, é muito maior. Portanto, se você vai comprar um ar-condicionado Split, precisará saber o tamanho do cômodo (em metros quadrados) que irá instalá-lo e a quantidade de pessoas e aparelhos que emanam calor que estão nesse ambiente.

Para fazer o cálculo de BTUs que o seu aparelho Split precisa ter, use a calculadora da Multi-Ar, no link destacado. Se você já comprou o aparelho, veja se o ambiente é adequado. A quantidade de BTUs do seu ar-condicionado sempre deve ser maior ou igual à quantidade de BTUs que o ambiente existe.

  1. Tubos de cobre (Frigorífica)

É preciso verificar o equipamento necessário para instalação do ar condicionado Split. Tubos de cobre, ou de alumínio, também conhecidos como “Frigorífica”, são necessários para instalar o aparelho.

Você precisa se certificar que o seu Split está ligado por tubos e fios, entre a unidade interna e externa. Quanto mais perto a evaporadora estiver da condensadora, menos gastará com material para fiação e tubulação, e mais eficaz será seu ar condicionado.

A tubulação deve possuir bitolas e espessuras para a capacidade de cada ar condicionado. A fiação elétrica também deve estar de acordo com a carga do condicionador, sendo que cada aparelho de ar-condicionado deve ter seu disjuntor específico.

A rede pluvial da casa também deve estar ligada ao ar-condicionado através de tubos de PVC, para que a água possa ser drenada.

  1. Área exposta à luminosidade do sol

Se o cômodo em que o ar-condicionado for instalado é atingido pela luminosidade do sol, o cálculo de BTUs é diferente. Após você fazer o cálculo da quantidade de BTUs que o seu ar condicionado deve possuir (este cálculo pode ser feito através da calculadora de BTUs da Multi-Ar), você deve acrescentar mais 800 na quantidade de BTUs sugerida pela calculadora.

Em outras palavras, a calculadora vai te dar um número (que é a quantidade mínima de BTUs que seu aparelho deve ter), por exemplo, 17.200 BTUs. Se a área for exposta ao sol, acrescente mais 800 nessa conta (18 mil). Isso significa que seu ar condicionado deve ter no mínimo 18.000 BTUs.

Na própria calculadora da Multi-Ar, você pode escolher a opção que seu ambiente é atingido pelo sol. Neste caso, não precisa somar 800, pois a ferramenta acrescentará automaticamente.

3 – Como instalar o ar condicionado Split

A instalação não é complicada, é só seguir as recomendações e precauções, como explicamos nos itens anteriores.

É bom contar com uma série de ferramentas para fazer a instalação do ar condicionado, que vai desde um simples alicate e conjuntos de chaves até bomba de vácuo, cilindro de recolhimento, balança de carga de gás etc.

Para instalar, basta seguir alguns passos:

  • Alinhe a evaporadora

Coloque a unidade interna (evaporadora) bem alinha e na parte superior do cômodo, pois o ar frio é mais denso, e tende a descer, ao contrário do ar quente, que tende a subir.

  • Faça a perfuração corretamente

A perfuração, que servirá para passagem do dreno, deve ser bem feita para evitar a entrada de água e garantir o fluxo correto do dreno. Na maioria dos casos é recomendado usar uma perfuração entre 5 a 10mm dependendo do aparelho e da estrutura da sua parede.

  • Instale a unidade externa

Faça a instalação da condensadora (unidade externa) fora de sua casa, pois é através dela que o ar quente do seu cômodo irá sair. Quanto mais perto estiver a unidade interna da externa, melhor. Isso porque gastará menos com material e fará um fluxo de ar mais consistente e eficaz.

Veja se a saída de ar da condensadora não está sendo bloqueada por alguma parede, ou objeto. Evite colocar perto de outros cômodos (trata-se da parte do ar-condicionado que faz barulho) e evite colocá-la perto de saídas de gás.

  • Teste de vazamento

Após a instalação, faça um teste para ver se não existe vazamento. Ligue o ar condicionado Split e observe se há alguma vazão de água. Também verifique se existe alguma mancha de óleo no sistema.

Vazamentos futuros podem existir devido ao acúmulo de poeira. Justamente por isso existe a manutenção e limpeza do ar-condicionado pelo menos uma vez no ano.

  • Isolamento térmico

Fazendo o isolamento térmico corretamente, de forma flexível, você impedirá que os tubos de cobre ganhem calor, além disso, conseguirá economizar energia do ar-condicionado.

Consiste em um isolante térmico que envolve os tubos de cobre ou alumínio, como uma espécie de isopor. Tome cuidado para a fita não estrangular o isolante térmico, ele não pode encostar nos tubos.

Também tome cuidado para não expor o isolante térmico aos raios solares.

 

Apesar de todas as dicas, a Multi-Ar recomenda que seus clientes façam a instalação acompanhados de um técnico especializado. Conheça nosso kit instalação e os serviços de instalação. O melhor cenário é o próprio instalador colocar o ar condicionado em sua casa, ou no escritório.

Lembre-se que a garantia de ar condicionado não cobre casos em que o dano provém de uma instalação incorreta. Por isso, opte por solicitar a instalação através de um profissional qualificado.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários


Londriar Ar Condicionado 12 de maio de 2016

Uma dica: Instale somente com empresas autorizadas e exija sempre a nota fiscal!