Serviços

Aprenda como desinstalar o ar-condicionado

Aprenda como desinstalar o ar-condicionado

22 de dezembro de 2021 0 5 min de leitura

Aprenda como desinstalar o ar-condicionado

Entenda como desinstalar o ar-condicionado

Em casos de mudança de residência ou quando o aparelho já está instalado no local, mas algum tipo de alteração deve ser realizada, é normal querer aprender como desinstalar o ar-condicionado. Porém, cada modelo precisa de uma atenção específica.

Pensando nisso, nós, da Leveros, preparamos este artigo para você compreender o processo de desinstalação do ar-condicionado e a diferenciação de cada tipo.

Alguns erros e dificuldades podem surgir no momento da desinstalação. Por isso, recomendamos que não tente realizar a tarefa sem as dicas abaixo ou um profissional especializado presente no local.

Sem mais delongas, confira o passo a passo sobre como desinstalar o ar-condicionado!

Como desinstalar o ar-condicionado convencional

Hoje em dia, o mercado conta com diversas tecnologias e modelos cada vez mais avançados. Porém, muitos usuários ainda procuram dispositivos convencionais e clássicos para o uso. Nos próximos parágrafos, confira como desinstalar o ar-condicionado tradicional.

O primeiro passo é ligar o aparelho. Logo depois, você deve fechar a válvula de alta pressão, aguardar dois minutos e fechar a de baixa pressão. Agora, já pode desligar o equipamento e o disjuntor do ar, desconectando-o da rede de energia.

Desligar a energia é um passo muito importante de como desinstalar o ar-condicionado para evitar possíveis choques e curtos-circuitos ao tocar em partes delicadas do aparelho. Caso aconteça algo do tipo, não somente o equipamento pode queimar como a pessoa que manuseia as ferramentas também pode sofrer no processo.

Com tudo desligado, é hora de desencaixar as peças dos lugares. Solte as tubulações, desparafuse as unidades dos suportes e retire-os das paredes. O aparelho vai estar totalmente fora do lugar e pronto para ser transportado para outro.

Como cada passo é extremamente cuidadoso, é bem importante a presença de uma equipe especializada. Com os profissionais certos para a desinstalação, você combina um valor para desinstalar o ar-condicionado de um modo seguro e correto, com pouquíssimas chances de erros e problemas durante a tarefa.

Como desinstalar o ar-condicionado split

O primeiro modelo que vamos comentar aqui é o split. Esse tipo de aparelho é conhecido por ser dividido em duas unidades: a condensadora fica do lado externo do ambiente, enquanto a evaporadora permanece do lado interno.

O processo de como desinstalar o ar-condicionado split é um bem mais complicado que outros, justamente porque a primeira parte é o recolhimento do gás — por ser dividido em duas unidades, a ideia é fazer com que ele fique somente na parte externa do aparelho. Por isso, recomendamos que você contrate um profissional especializado para realizar o processo.

Para retirar o gás, você vai precisar de um cilindro com uma recolhedora. Esse procedimento exige cuidado porque qualquer tipo de problema pode causar o vazamento do gás e espalhá-lo pelo local, prejudicando a saúde de quem está ali.

Retirado o gás e concentrando-o em um só compartimento, já é possível desligar o aparelho da tomada, retirar as tubulações, remover o dreno, soltar os parafusos e remover as duas unidades. Depois disso, tome cuidado para não danificar nenhuma peça no processo de mover o ar-condicionado entre um lugar e outro.

Agora, você sabe como desinstalar o ar-condicionado split da parede, mas reforçamos que uma equipe especializada é necessária para que possíveis erros sejam evitados durante o processo.

Como desinstalar o modelo janela

Diferente do split, o modelo janela possui a condensadora e a evaporadora em uma mesma unidade. Dessa forma, a preocupação com o gás é bem menor durante o ato de desinstalar o ar-condicionado janela.

Primeiro, você deve desligar a energia e remover cuidadosamente o aparelho do local instalado. Agora é hora de embalar o aparelho para instalá-lo em outro espaço. Em seguida, retire os suportes de sustentação.

Todo esse movimento exige atenção. Portanto, lembramos novamente da importância de contar com um profissional especializado neste trabalho ao seu lado para evitar acidentes durante o processo.

Terminou de tirar todas as peças? Agora, é hora da mudança. É recomendável colocar todas as partes em uma caixa com isopor para evitar amassar alguma delas ou danificar o condensador.

Desinstalação de ar-condicionado é com a Leveros!

Entender como desinstalar o ar-condicionado pode ser fácil, mas a prática é complicada e exige muitos cuidados. A Leveros possui a equipe necessária para esse serviço. Então, fale com um especialista através do telefone do televendas e faça o seu orçamento.

Seja para explicar como desinstalar um ar-condicionado inverter ou convencional, nossos profissionais sabem fazer o trabalho adequadamente e vão ajudar no processo para que tudo ocorra bem.

Também não deixe de conferir o serviço de instalação da Leveros. Somos uma empresa com forte presença no mercado de climatização há mais de 40 anos, atuando no campo das vendas e da manutenção. Confira as nossas atividades e tenha o seu aparelho pronto para uso!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários