Serviços

Como instalar um ar-condicionado Split?

Como instalar um ar-condicionado Split?

26 de janeiro de 2016 1 8 min de leitura

Como instalar um ar-condicionado Split?

Como instalar um ar-condicionado Split?

A garantia do seu ar condicionado não cobrirá problemas decorrentes da má instalação, por isso um instalador qualificado deve assumir esse serviço, e a Leveros conta com serviços exclusivos para a instalação. Para instalar um ar-condicionado Split é necessário uma série de conhecimentos técnicos e isso acontece por vários motivos. Os condicionadores de ar Splits são aparelhos mais modernos, que não exigem quebrar a parede para ser instalado. Por isso, ao comprar o ar-condicionado, os clientes são informados para que um profissional qualificado instale o aparelho, ou no próprio ato da compra, o vendedor já encaminha um instalador de ar condicionado para fazer o serviço em sua casa.

Nesse post, a Leveros vai mostrar todos os detalhes na pré e na pós instalação do ar-condicionado Split. Destacando:

  • Cuidados na instalação do Ar Condicionado Split
  • O que você precisa saber antes de instalar o ar condicionado?
  • Como instalar o Ar Condicionado Split

1 – Cuidados na instalação do Ar-Condicionado Split

O técnico instalador de ar condicionado já conhece todas as precauções que devem ser tomadas. Uma instalação bem sucedida é essencial para o bom funcionamento do ar-condicionado Split.

Portanto, na maioria dos casos, é preciso tomar cuidado com:

  • Instalação próxima a fontes de calor, gases inflamáveis ou exaustores.

Ao colocar um ar condicionado próximo a uma fonte de calor, diminuirá consideravelmente a performance do seu aparelho, pois o ar condicionado precisa de ambientes vedados para jogar o ar quente para fora, e abastecer a área com ar frio. Da mesma forma os exaustores. Eles retirarão o ar frio, fornecido pelo ar condicionado, para fora do ambiente.

Além disso, gases inflamáveis perto de eletrodomésticos são potenciais explosivos.

  • Instalação em locais próximos a poeira

O ar condicionado não recicla o ar do ambiente. Ele simplesmente retira o calor e trabalha com o mesmo ar frio, constantemente. Alguns aparelhos com características como ionizador e active clean reduzem o índice de poeira do ambiente, mas tenha em mente que essa não é a função do ar condicionado.

Ao instalar seu ar-condicionado Split num ambiente sujeito a empoeiramento constante, você fará com que o ar frio que circula no ambiente seja um ar prejudicial à saúde, totalmente empoeirado. Além disso, o próprio ar condicionado perde desempenho e fica sujeito à danificação acelerada, uma vez que a poeira impregna no aparelho, prejudicando seu funcionamento.

  • Instalação em áreas isoladas ao ambiente externo

Com isso, você não conseguirá instalar a unidade externa do seu aparelho. O ar-condicionado Split é composto por duas unidades: interna (evaporadora) e externa (condensadora). A evaporadora lança o ar frio na área em que o ar condicionado foi instalado, enquanto a condensadora joga o ar quente para fora.

Se a área que você instalou o ar-condicionado está isolada de um ambiente externo, para onde o ar quente irá sair? Por isso, a condensadora sempre é instalada fora da casa.

  • Instalação com desnível ou distância maior que a capacidade

Essa é a importância de um instalador profissional. Todo aparelho vem com algumas recomendações de fábrica, que podem ser encontradas no próprio manual do ar-condicionado. Se a instalação for feita com desnível ou com uma distância maior que a capacidade da máquina, o funcionamento do ar condicionado fica comprometido. Como resultado, você perde na potência de resfriamento e a meia vida do aparelho é acelerada.

2 – O que você precisa saber antes de instalar o ar-condicionado?

Ser cauteloso pode fazer com que economize consideravelmente com o seu ar condicionado. É preciso entender pelo menos alguns fatores básicos para não se arrepender do aparelho Split que adquirir.

A Leveros selecionou algumas dicas que devem ser consideradas antes de você instalar o ar-condicionado. E, se possível, até mesmo antes de comprá-lo. Veja:

  • Qual a potência (BTUs) do seu ar condicionado?

Se você comprar um aparelho com a potência abaixo da necessária, acontecerão duas coisas: o ambiente em que o ar-condicionado for instalado não resfriará; e o risco do aparelho danificar e avariar antes do tempo, é muito maior. Portanto, se você vai comprar um ar-condicionado Split, precisará saber o tamanho do cômodo (em metros quadrados) que irá instalá-lo e a quantidade de pessoas e aparelhos que emanam calor que estão nesse ambiente.

Para fazer o cálculo de BTUs que o seu aparelho Split precisa ter, use a calculadora da Leveros, no link destacado. Se você já comprou o aparelho, veja se o ambiente é adequado. A quantidade de BTUs do seu ar-condicionado sempre deve ser maior ou igual à quantidade de BTUs que o ambiente existe.

  • Tubos de cobre (Frigorífica)

É preciso verificar o equipamento necessário para instalação do ar condicionado Split. Tubos de cobre, ou de alumínio, também conhecidos como “Frigorífica”, são necessários para instalar o aparelho.

Você precisa se certificar que o seu Split está ligado por tubos e fios, entre a unidade interna e externa. Quanto mais perto a evaporadora estiver da condensadora, menos gastará com material para fiação e tubulação, e mais eficaz será seu ar condicionado.

A tubulação deve possuir bitolas e espessuras para a capacidade de cada ar condicionado. A fiação elétrica também deve estar de acordo com a carga do condicionador, sendo que cada aparelho de ar-condicionado deve ter seu disjuntor específico.

A rede pluvial da casa também deve estar ligada ao ar-condicionado através de tubos de PVC, para que a água possa ser drenada.

  • Área exposta à luminosidade do sol

Se o cômodo em que o ar-condicionado for instalado é atingido pela luminosidade do sol, o cálculo de BTUs é diferente. Após você fazer o cálculo da quantidade de BTUs que o seu ar condicionado deve possuir (este cálculo pode ser feito através da calculadora de BTUs da Leveros), você deve acrescentar mais 800 na quantidade de BTUs sugerida pela calculadora.

Em outras palavras, a calculadora vai te dar um número (que é a quantidade mínima de BTUs que seu aparelho deve ter), por exemplo, 17.200 BTUs. Se a área for exposta ao sol, acrescente mais 800 nessa conta (18 mil). Isso significa que seu ar condicionado deve ter no mínimo 18.000 BTUs.

Na própria calculadora da Leveros, você pode escolher a opção que seu ambiente é atingido pelo sol. Neste caso, não precisa somar 800, pois a ferramenta acrescentará automaticamente.

3 – Como instalar o ar condicionado Split

A instalação não é complicada, é só seguir as recomendações e precauções, como explicamos nos itens anteriores.

É bom contar com uma série de ferramentas para fazer a instalação do ar condicionado, que vai desde um simples alicate e conjuntos de chaves até bomba de vácuo, cilindro de recolhimento, balança de carga de gás etc.

Para instalar, basta seguir alguns passos:

  • Alinhe a evaporadora

Coloque a unidade interna (evaporadora) bem alinha e na parte superior do cômodo, pois o ar frio é mais denso, e tende a descer, ao contrário do ar quente, que tende a subir.

  • Faça a perfuração corretamente

A perfuração, que servirá para passagem do dreno, deve ser bem feita para evitar a entrada de água e garantir o fluxo correto do dreno. Na maioria dos casos é recomendado usar uma perfuração entre 5 a 10mm dependendo do aparelho e da estrutura da sua parede.

  • Instale a unidade externa

Faça a instalação da condensadora (unidade externa) fora de sua casa, pois é através dela que o ar quente do seu cômodo irá sair. Quanto mais perto estiver a unidade interna da externa, melhor. Isso porque gastará menos com material e fará um fluxo de ar mais consistente e eficaz.

Veja se a saída de ar da condensadora não está sendo bloqueada por alguma parede, ou objeto. Evite colocar perto de outros cômodos (trata-se da parte do ar-condicionado que faz barulho) e evite colocá-la perto de saídas de gás.

  • Teste de vazamento

Após a instalação, faça um teste para ver se não existe vazamento. Ligue o ar condicionado Split e observe se há alguma vazão de água. Também verifique se existe alguma mancha de óleo no sistema.

Vazamentos futuros podem existir devido ao acúmulo de poeira. Justamente por isso existe a limpeza e manutenção do ar-condicionado pelo menos uma vez no ano.

  • Isolamento térmico

Fazendo o isolamento térmico corretamente, de forma flexível, você impedirá que os tubos de cobre ganhem calor, além disso, conseguirá economizar energia.

Consiste em um isolante térmico que envolve os tubos de cobre ou alumínio, como uma espécie de isopor. Tome cuidado para a fita não estrangular o isolante térmico, ele não pode encostar nos tubos.

Também tome cuidado para não expor o isolante térmico aos raios solares.

Apesar de todas as dicas, a Leveros recomenda que seus clientes façam a instalação acompanhados de um técnico especializado. Conheça nossos serviços de instalação. O melhor cenário é o próprio instalador colocar o ar condicionado em sua casa, ou no escritório.

Lembre-se que a garantia de ar condicionado não cobre casos em que o dano provém de uma instalação incorreta. Por isso, opte por solicitar a instalação através de um profissional qualificado. Acesse nosso site.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários