Bem-Estar

Qual é a importância do filtro de ar-condicionado?

Qual é a importância do filtro de ar-condicionado?

27 de julho de 2020 0 5 min de leitura

Qual é a importância do filtro de ar-condicionado?

Saiba mais sobre a importância do filtro de ar-condicionado

Para que o ar do seu ambiente fique limpo e funcione bem, o filtro precisa de cuidados constantes. Seja para limpeza ou manutenção, a peça é fundamental no desempenho do aparelho, pois ar-condicionado também tem como função purificar o ar do ambiente. Afinal qual é a importância do filtro de ar-condicionado? Para saber mais sobre esse item e os cuidados necessários, acompanhe o conteúdo a seguir.

O que é um filtro de ar-condicionado e qual a sua função?

O filtro do ar-condicionado é a peça que retira impurezas do ar do ambiente em que o aparelho está instalado. Com ele, é possível, por exemplo, diminuir a poeira e outras partículas poluentes do local, além de eliminar vírus, bactérias e ácaros.

A peça se localiza na unidade interna (evaporadora) do aparelho, cobrindo boa parte da sua extensão. O filtro, portanto, também protege outros componentes do ar-condicionado, garantindo a eficácia de outras peças e seus funcionamentos.

Tipos de filtro de ar-condicionado

O filtro é um dos equipamentos de ar-condicionado que pode ser encontrado no mercado em diferentes modelos. Veja os tipos e suas características.

Fio de nylon

O filtro de fio de nylon está presente em todos os modelos, sendo, portanto, uma espécie de complemento aos outros filtros. É o filtro mais básico, além de ser lavável e ter alta durabilidade. Sua malha fina de fios retém impurezas, permitindo que apenas o ar puro ultrapasse sua barreira.

Fio metálico

Feito em alumínio ou aço, o filtro de fio metálico é mais comum em aparelhos do modelo de janela. Também é lavável, mas, nesse caso, ele só pode ser reinstalado quando estiver totalmente seco. 

HEPA

A sigla é comum também em aspiradores de pó e significa “High Efficiency Particulate Air” em português, “Partículas de Ar de Alta Eficiência”. É o mais eficiente entre os modelos, eliminando também vírus, bactérias e outras micropartículas. Esse filtro pode ser higienizado, o que garante uma alta durabilidade, mas seu preço é um pouco mais alto.

Carvão ativado

O filtro de carvão ativado é o único da lista capaz de reter partículas de gases nocivos de um ambiente, por isso ele é utilizado em locais que podem sofrer contaminações químicas. Deve ser trocado depois de um tempo para garantir sua eficiência.

Eletrostáticos

Os filtros eletrostáticos são muito utilizados na indústria devido à sua característica de atrair cargas negativas a partir de seu receptor positivo, que funciona muito bem no controle da poluição. Também deve ser trocado periodicamente para evitar contaminações.

Plissados

Os plissados são feitos em fibra de vidro, sendo o filtro de ar-condicionado residencial mais comum. Sua eficácia pode ser notada visualmente, já que, quanto mais grosso ele for, mais camadas de vidro terá.

Quais os problemas que um filtro sujo pode acarretar?

Se o seu ar-condicionado está com o filtro sujo, saiba que esse fato pode causar problemas maiores, como perda de desempenho e de funcionamento do aparelho, o que causa um gasto maior de energia e uma diminuição da vida útil do seu equipamento. Em último caso, pode acarretar até incêndios ou panes elétricas.

Ter um filtro de ar-condicionado split modelo bastante comum sujo pode, por exemplo, causar doenças respiratórias, como asma, sinusite e alergias para a sua família ou funcionários. 

Como limpar o filtro de ar-condicionado?

A limpeza periódica do seu filtro para ar-condicionado é bem simples de ser feita, mas é necessário prestar atenção a detalhes importantes. 

O primeiro passo é desligar o aparelho, tirando-o da tomada. Após isso, retire a parte visível da sua unidade evaporadora. Vale ressaltar que cada marca tem uma forma de fazer essa retirada, por isso, consulte o manual de instruções de seu equipamento.

Depois de fazer essa retirada, basta identificar quais são os materiais de cada filtro, até porque nem todos podem ser lavados. Ao retirar o filtro de nylon, basta lavá-lo com água corrente e sabão neutro, esperar secar e recolocar em seu lugar. Não se deve usar produtos químicos para realizar essa lavagem.

Filtros de carvão ativado ou HEPA, que não podem ser lavados, devem ser higienizados apenas com um aspirador de pó. Nesse caso, basta passar o aparelho nas peças, com cuidado para não prejudicar o uso de nenhuma peça.

Por medida de segurança, a reinstalação dos filtros deve ser feita apenas quando eles estiverem completamente secos. É recomendado que esse procedimento seja feito em um período entre três e seis meses.

Confira o serviço de limpeza de ar-condicionado da Leveros

A Leveros também oferece o serviço de limpeza de ar-condicionado, com nossos técnicos especializados, espalhados por todo o Brasil. Utilizamos equipamentos e produtos específicos para essa finalidade, tudo sem perder a garantia do fabricante e com ótimos preços e condições de pagamento.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários