Dicas

Energia solar para ar-condicionado: tudo que você precisa saber

Energia solar para ar-condicionado: tudo que você precisa saber

12 de julho de 2023 0 5 min de leitura

Energia solar para ar-condicionado: tudo que você precisa saber

Você gasta muito com a conta de luz? O ar-condicionado é essencial para garantir o conforto térmico e deixar os ambientes internos agradáveis, mas em determinadas condições, pode causar dores de cabeça pelo consumo excessivo de energia elétrica. Em busca por alternativas mais econômicas, a energia solar surge como uma solução promissora para o diminuir as despesas com o uso dos aparelhos eletrônicos.

Continue lendo para conhecer todas as informações sobre energia solar para ar-condicionado, desde o comportamento básico até as vantagens e desvantagens, transformando o consumo em uma proposta ecologicamente correta. Aproveite a leitura!

Ar-condicionado e consumo de energia elétrica

O uso do ar-condicionado é cada vez mais necessário e comum. Mas, a sua utilização frequente ainda desperta a preocupação dos usuários quanto ao possível alto consumo energético e seu impacto nas faturas. 

A tecnologia inverter, presente em alguns compressores, garante um desempenho mais econômico, quando comparado aos modelos convencionais. Ainda assim, os condicionadores de ar costumam ser associados a uma das principais fontes de gasto de energia, fazendo com que o consumidor procure novas maneiras de economizar.

O consumo de um ar-condicionado varia conforme sua quantidade de BTUs. A potência, a área a ser climatizada e o tempo que o equipamento fica ligado influenciam diretamente no aumento da consumação de energia. 

Ainda que só seja usado durante a noite, o consumo já cresce significativamente, contribuindo para mais de 60% do preço da energia por mês. 

Dessa forma, a energia solar surge como um caminho amplamente prestigiado para reduzir os custos gerados pelo ar-condicionado com eficiência e sustentabilidade.

Energia solar para ar-condicionado: vale a pena?

Se você sofre com o elevado valor das contas de luz por usar muito o ar-condicionado, certamente já pesquisou e testou sobre meios de limitar este consumo desmedido. 

Com a visibilidade das fontes de energia renováveis, a energia solar chama atenção dos consumidores por apresentar uma grande economia de energia.

Inclusive, a energia solar pode atender exclusivamente a um eletrodoméstico, como o ar-condicionado. Mas, será que é viável investir em energia solar para suprir o funcionamento de um aparelho?

Considerando que o ar-condicionado consome uma quantidade relevante de energia, seria necessário a instalação de diversos painéis solares. Na verdade, a quantidade de painéis solares depende das demandas de cada projeto, sendo maior ou menor conforme o modelo, as características e a capacidade do ar-condicionado. 

Todos os critérios de instalação devem ser avaliados minuciosamente por um profissional para definir os detalhes do investimento.

Além dos painéis solares, é preciso investir em outros materiais, peças e serviços, com todos os custos destinados para apenas um aparelho, ou para um conjunto deles. Por isso, mesmo sendo possível direcionar e poupar com a geração de energia solar somente para o ar-condicionado, essa possibilidade não é a mais indicada na maioria das situações. 

Nesse caso, o tipo de sistema implementado seria o sistema off grid, que é quando a energia solar não está conectada à rede de distribuição. Ele é mais apropriado para áreas sem acesso à energia elétrica ou com interrupções frequentes da eletricidade.

A questão é a seguinte: como existem muitos equipamentos que gastam energia em uma casa, vale mais a pena ter um sistema de energia solar que alimente a todos de uma só vez, como chuveiro elétrico, televisão e máquina de lavar, junto com o ar-condicionado.

Invista em energia solar para todo o imóvel

A energia solar fotovoltaica é atrativa por promover um consumo moderado e sustentável, entre outros privilégios. Então, considere um projeto que abranja não só o ar-condicionado, mas também toda a sua propriedade! 

A produção de energia solar é realizada por painéis solares que captam a luz do sol. Depois que as placas convertem a irradiação solar em energia, o processo chega aos inversores solares, que convertem a corrente contínua (CC) gerada em corrente alternada (CA), para tornar a energia solar compatível com os aparelhos tradicionais.

Toda geração de energia é feita de forma limpa e renovável, minimizando o prejuízo ao meio ambiente pelo consumo exagerado de energia. 

Além disso, as contas de luz podem abater em até 95% em comparação com a energia elétrica convencional, fazendo com que o consumidor só pague pelas taxas obrigatórias de distribuição das concessionárias.

Os descontos são gerados por meio de créditos cedidos à rede da região. Quando os painéis solares geram mais energia do que a propriedade consome, a quantidade excedente é injetada na rede pública, gerando uma poupança ainda maior.

A vida útil da energia solar é de décadas, com baixas probabilidades de falhas, trocas de peças ou consertos complicados. Ao longo dos anos de uso, o retorno financeiro é garantido, presumindo todos os pagamentos e a redução expressiva nos gastos mensais de energia.

Com tantos benefícios financeiros e ambientais, a energia solar tem um potencial de atrair um número cada vez maior de adeptos. A melhor parte é poder usar uma energia não poluente e barata como fonte de eletricidade para todos os equipamentos da sua casa, inclusive, para o ar-condicionado.

Se o seu intuito é economizar nas despesas da sua casa ou empreendimento como um todo, a opção adequada é investir em um sistema de energia solar para ar-condicionado e para todos os outros aparelhos instalados no ambiente. 

Assim, o valor gasto com eletricidade não será mais um inconveniente no final de cada mês.

Quer ter um ar-condicionado eficiente e econômico? Confira os modelos disponíveis na Leveros e aproveite os recursos inovadores das marcas mais famosas do mercado de climatização.

Siga por dentro do assunto com o conteúdo sobre como escolher uma empresa de energia solar.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários