Dicas

Aprenda como automatizar a casa

Aprenda como automatizar a casa

09 de junho de 2021 1 4 min de leitura

Aprenda como automatizar a casa

Aprenda como automatizar a casa

Se alguns anos atrás ter automação residencial parecia algo meio futurista e fora da realidade da maior parte das pessoas, hoje em dia o cenário é bem diferente. Por ter se tornado uma tecnologia mais acessível, diversas casas contam com algo automatizado, desde uma lâmpada até as câmeras de segurança. Mas como automatizar a casa?

Preparamos uma matéria que vai esclarecer de uma vez por todas as dúvidas que giram em torno deste assunto e que irá te ajudar a começar a automatizar sua casa aos poucos. Vem conferir!

O que é automação residencial?

Em poucas palavras, podemos dizer que automação residencial é você conseguir controlar diversos aparelhos da sua casa por uma única interface, como um celular, por exemplo. Isso é possível quando seus eletrodomésticos, lâmpadas e o que mais você deseja automatizar, estão ligados a um controlador universal. 

Além de conseguir controlar cada aparelho separadamente, você também pode definir cenas recorrentes. Quer um exemplo? Se você gosta de um clima mais tranquilo antes de dormir, programe suas lâmpadas dimerizáveis para que iluminem com 30% da capacidade delas e que suas caixas de som toquem uma música relaxante e calma daquela sua playlist do Spotify. 

O que é necessário para automatizar uma residência?

Como automatizar a casa é possível com tudo que é ligado a eletricidade, é importante que você defina o que deseja tornar automático. Uma sugestão é começar pelo controlador universal, que irá reunir o controle de todos os seus aparelhos inteligentes, e por uma assistente virtual, como a Alexa, para acionar seus eletrodomésticos por comando de voz.

Outras opções mais básicas que podem começar a compor a sua smart home, são as lâmpadas e tomadas inteligentes. A partir daí, você adquire os demais itens, como câmeras, fechadura digital, entre outros, conforme sua necessidade, de acordo com o que cabe no seu bolso. 

O que vale a pena automatizar em casa?

Esta resposta depende muito do seu perfil, já que dá pra automatizar muuuuita coisa em casa. Olha só alguns exemplos:

  • TV
  • Ar-Condicionado
  • Aspirador robô
  • Luzes
  • Câmeras de segurança
  • Cortina
  • Fechadura digital
  • Interruptor
  • Cafeteira

Então digamos que, por exemplo, você é uma pessoa que gosta de acordar cedo, com o raiar do sol, e já assistir as notícias do dia tomando um café. Neste caso, valeria a pena começar pela automação da sua cortina, cafeteira e da televisão. Já pensou que delícia acordar e já ter aquele cheirinho de café fresco pela casa?

Com essas inúmeras opções de automação, você consegue montar uma casa inteligente que se adequa às suas necessidades e preferências.

E tem como automatizar um apartamento?

Com certeza! Para quem tem apartamento, a automação residencial pode ser ainda mais útil, já que, apesar do pouco espaço, ela ajuda a dar ainda mais uma sensação de conforto. O passo a passo é o mesmo que de uma casa, então é super simples começar a automatizar seus itens.

E sabe o que é mais bacana? Se você faz Airbnb, você precisa saber como automatizar um apartamento! A automação é um grande parceiro porque ao contar com uma fechadura digital, por exemplo, você acaba tendo a praticidade de não precisar encontrar o hóspede para entregar a chave, além de permitir que ele faça check-in no momento mais oportuno. Isso sem dizer como o visitante ficará encantado em ter tanta tecnologia disponível, né!?

Conclusão: vale a pena automatizar uma casa?

Sim, vale muito a pena! Além de tornar o dia a dia mais prático, com a automação residencial você tem mais conforto e segurança, já que consegue controlar seus aparelhos a distância. O mais legal é que você pode começar aos poucos, como com uma lâmpada, e ir adicionando novos itens, conforme a necessidade. 

Não deixe de conferir esse post sobre como utilizar a automação para controlar o seu ar-condicionado,

Encontre soluções para automação residencial na Leveros

Adquira seus itens de automação residencial na Leveros! Aqui você encontra fechaduras digitais, controlador universal, assistentes de voz e aparelhos de ar-condicionado que irão facilitar a sua vida e deixar sua casa ainda mais confortável. Confira o nosso site!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários