Bem-Estar

Conheça as principais peças do ar-condicionado

Conheça as principais peças do ar-condicionado

07 de junho de 2021 0 5 min de leitura

Conheça as principais peças do ar-condicionado

Conheça as principais peças do ar-condicionado

Aprender sobre as peças do ar-condicionado é uma das melhores maneiras que donos de aparelhos de refrigeração têm para conhecer mais sobre seus equipamentos e como eles funcionam.

Esse conhecimento ainda pode ser importante para detectar se há alguma falha no funcionamento da máquina e, então, se o ar-condicionado precisa de manutenção. Entendendo isso, fica mais fácil identificar o problema e definir que solução deve ser procurada.

Esses conhecimentos são principalmente úteis para aqueles que pretendem se especializar em ares-condicionados. Vejamos, portanto, o que é preciso saber sobre as principais peças do ar-condicionado e a função de cada uma  no aparelho.

Diferenciando as peças pela categoria do equipamento

Uma das melhores maneiras de entender as peças do ar-condicionado é visualizá-las dentro do processo de refrigeração. Compreendendo o que cada uma faz no sistema, pode-se reconhecê-las e entender a importância delas.

É importante notar aqui, no entanto, que a distribuição das partes do aparelho vai depender do modelo em questão. Deve-se saber se o ar-condicionado é split ou de janela.

Essa diferenciação é importante, pois os dispositivos da categoria split dividem as partes em duas unidades, uma externa e outra interna, também conhecidas como condensadora e evaporadora, respectivamente.

Já as peças para ar-condicionado de janela estão todas localizadas em uma única unidade que realiza todo o trabalho. Características como essas afetam a função e até mesmo as peças existentes de acordo com o tipo de aparelho.

Peças do ar-condicionado split

Começaremos vendo, então, o caso das peças do ar-condicionado da categoria split. Como dissemos acima, elas são divididas entre as que pertencem à condensadora e as que fazem parte da evaporadora.

Algumas das principais peças para ar-condicionado do split, tanto na unidade interna quanto na externa, podem ser listadas da seguinte forma:

  • Calço para condensadora: protege a condensadora da umidade e da sujeira do chão, evitando o contato com o piso, além de amortecer trepidações.
  • Compressor: principal peça do ar-condicionado, muda a temperatura do ar ao comprimir o fluido refrigerante que chega como gás. Existem modelos alternativos e rotativos, sendo os últimos mais comumente usados em aparelhos inverter, mais silenciosos e econômicos que os demais.
  • Placa eletrônica: recebe comandos do painel ou do controle remoto e os repassa ao resto do aparelho, controla as funções das demais peças.
  • Sensor de temperatura: lê a temperatura do ambiente no qual está instalado o aparelho.
  • Motor ventilador: gera o fluxo de ar dentro do ar-condicionado que será utilizado pelo sistema de refrigeração. 
  • Hélice: atua junto ao motor ventilador, criando o fluxo de ar que será utilizado na refrigeração do ambiente.
  • Bomba de dreno: no caso dos aparelhos split, a bomba fica junto à condensadora e retira a água da unidade após a condensação do ar.
  • Serpentina: distribui o fluido refrigerante dentro do sistema de refrigeração e possibilita a troca de calor nele.
  • Filtro secador: retém a umidade e filtra partículas sólidas de sujeira dentro da condensadora.
  • Mangueira: é utilizada no dreno do aparelho, faz a passagem de água ou outros líquidos.

Peças do ar-condicionado de janela

Para saber mais sobre manutenção de ar-condicionado de janela, também é importante conhecer as peças. Muitas delas são as mesmas do dispositivo split, mas com diferença na localização, que está em uma só unidade.

Também vale citar aqui algumas partes que não foram mencionadas antes. Um exemplo é a câmara de ventilação, que serve para proteger a parte interna do aparelho de efeitos externos e prolongar a vida útil dele.

Outras importantes peças para ar-condicionado residencial no modelo janela incluem: a aleta ou vane, que direciona o ar refrigerado produzido; o painel frontal, que envia comandos analogicamente e protege a parte interna; e o condensador, externo e responsável pela evacuação do calor gerado pelo ar-condicionado.

As peças e a manutenção

Agora que entende mais sobre as principais peças do ar-condicionado, você é capaz de identificar alguns dos possíveis problemas que podem afetar o bom funcionamento do aparelho.

Ainda assim, para um diagnóstico completo e a solução do que afeta o dispositivo negativamente, é melhor chamar um especialista que realize a manutenção. Ele terá um conhecimento profundo sobre cada parte do equipamento, a técnica e os produtos necessários para resolução de qualquer problema.

Na Leveros, você encontra os melhores serviços de manutenção de ar-condicionado, com cobertura em todo o Brasil. Nossos profissionais visitam sua residência tanto para a manutenção preventiva quanto para a solução de problemas. Solicite agora o serviço e conheça as condições.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários