Com as mudanças de tempo constantes durante todo o ano, usar o ar-condicionado se torna essencial para um bem-estar completo na hora do descanso ou trabalho. No entanto, ainda que esse aparelho tenha uma vida útil longa, é necessário alguns cuidados para manter a sua eficiência, seja durante o funcionamento, seja na qualidade do ar.
Confira ao longo desse conteúdo exclusivo uma série de dicas de limpeza do seu ar-condicionado e entenda como esses cuidados são essenciais para a saúde. Boa leitura!
Importância da limpeza do ar-condicionado para a saúde
É comum associar os aparelhos de ar-condicionado com doenças respiratórias, no entanto, na realidade é a sujeira do equipamento é responsável por desencadear quadros como rinite e sinusite. Sendo assim, é ideal realizar os cuidados necessários para que o uso do condicionador de ar não influencie negativamente na sua saúde respiratória.
Com componentes sujos de pó e outras partículas que são nocivas à saúde, a proliferação de doenças é quase certeira, mas não é só isso que acontece caso o seu ar-condicionado não tenha a manutenção adequada.
Limpeza e eficiência
Outra questão associada à limpeza do ar-condicionado é a eficiência do equipamento. A lógica é simples: quanto maior a sujeira presente nos filtros e outras áreas do produto, maior o esforço do motor e do equipamento para conseguir entregar o conforto climático esperado.
Assim, por conta das substâncias, o ar-condicionado tende a gastar mais energia e perder sua eficiência climática. Infelizmente essa consequência da ausência de limpeza é refletida no seu bolso, já que há chances de que a conta de luz fique um pouco mais cara.
Ou seja, realizar a limpeza do seu ar-condicionado é ideal para sua saúde e para manter a economia.
5 dicas para manter seu ar-condicionado limpo
Para facilitar o processo de limpeza do seu aparelho, separamos algumas recomendações simples que quando adicionadas na rotina, serão muito essenciais para a saúde de todos que tem contato com os confortos oferecidos pelo ar-condicionado.
Essas ações precisam ser realizadas, pelo menos, 1 vez ao mês. Com um tempo maior, as chances de comprometimento do aparelho e do seu bem-estar aumentam significativamente.
Um lembrete: antes de iniciar os cuidados com o aparelho, verifique as indicações do fabricante! Cada modelo de ar-condicionado possui certas especificidades para o seu funcionamento e também para a limpeza, então, observe o manual do usuário e as principais recomendações.
Higienize os filtros de ar
O filtro de ar é possivelmente uma das áreas que mais tem contato com as partículas e substâncias maléficas para a saúde. É por esse mecanismo que o ar passa e, quando repleto de pó, pelos e ácaros, impede que ocorra a saída do ar gelado da maneira correta, dissipando a sujeira impregnada no ambiente.
A recomendação é que essa limpeza seja feita 1 vez ao mês, retirando o filtro cuidadosamente para ser lavado em água morna com sabão neutro, limpando também o espaço em que ele ocupa com um pano úmido.
Não esqueça que para fazer esse procedimento, é ideal retirar o aparelho da tomada e deixar que o filtro seque naturalmente na sombra.
Tire a sujeira acumulada da serpentina
A serpentina do ar-condicionado é responsável por absorver o calor presente na área interna e levá-lo para fora.
Caso essa área fique muito tempo sem ser higienizada corretamente, é possível tem uma proliferação de microorganismos. Por ser um componente muito essencial para o funcionamento do aparelho, sua manutenção e limpeza devem acontecer regularmente.
Essa limpeza pode ser feita com um aspirador de pó ou escova de pelos, porém se a sujeira estiver muito intensa, é mais indicado que um profissional faça esse procedimento já que ele não afetará negativamente a vida útil do produto.
Não deixe água na bandeja
Aparelhos compostos com duas partes, como os splits, terão uma bandeja de água que também necessita de atenção. Com a água presente e parada durante muito tempo, esse pode ser um foco de doenças, principalmente aquelas causadas pelo mosquito da dengue.
Então, nesse caso, verifique o status desse componente e use uma toalha ou um pano para retirar essa água parada.
Se mora no litoral, a limpeza do ar-condicionado é essencial!
Além de todos esses cuidados, se mora no litoral é necessário prestar atenção em todo o seu aparelho de ar-condicionado. Isso porque, fora a limpeza detalhada, o clima dessa região costuma ser mais propício para a corrosão por conta da salinidade e maresia presente no ar.
Caso ele apresente alguma irregularidade, contate o fabricante para tirar suas dúvidas.
Contrate uma limpeza de ar-condicionado especializada
Se quer uma limpeza de ar-condicionado mais detalhada, você ainda tem a oportunidade de contratar um serviço especializado por profissionais capacitados.
Por exemplo, além de oferecer a instalação, a Leveros também disponibiliza um serviço de limpeza de ar-condicionado. Ele é direcionado para aparelhos Split HW, com cobertura nas cidades de São Paulo, Assis e Rio de Janeiro, com um agendamento de até 10 dias úteis.
Com esse serviço terá a garantia de qualidade da Leveros e usufrui de alguns benefícios únicos como:
- higiene e agilidade, já que a limpeza é feita com equipamentos específicos para isso;
- não perde a garantia do fabricante;
- o aparelho não é desinstalado para a sua limpeza completa;
- pagamento facilitado;
- disponibilidade de um técnico credenciado para esse serviço;
- mais saúde para a sua rotina!
Deu para notar que a limpeza do ar-condicionado envolve bem mais que os cuidados com a saúde, por isso, conheça os serviços de limpeza da Leveros e tenha a certeza de ter um equipamento higienizado e eficiente.
Escolha a Leveros!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura