Entenda o que é choque térmico
Choque térmico é um perigo para a saúde! Ele pode acontecer não apenas com o uso do ar-condicionado, mas em qualquer ocasião em que o nosso corpo experimente uma mudança brusca de temperatura, como, por exemplo, ao deixar um banho quente e imediatamente sair no frio.
Para falar sobre o assunto e responder às dúvidas mais comuns, preparamos um artigo especialmente para você, confira aqui!
Afinal o que é choque térmico?
É uma reação do organismo ao entrar e sair de um ambiente com temperaturas muito distintas, ele acontece quando em duas situações:
- Ao sair de um ambiente quente e ir para outro muito frio;
- Estar em um local frio e ir para outro muito quente.
Como, por exemplo, quando uma pessoa pula em uma piscina com água fria e dá cãibras ou sai da sauna e entra em um banho gelado, como vimos, o choque térmico pode causar danos corporais, criando um estresse para o nosso físico.
E isso ocorre porque o organismo humano percebe a necessidade de passar por algumas adaptações para se adequar a esta nova temperatura, e os sintomas e consequências dessa reação podem ser bastante incisivos.
Quais os sintomas do choque térmico?
Os sintomas do choque térmico são bem variados, tudo vai depender da variação climática em que o seu corpo passou, se ela foi intensa ou não. Veja alguns sintomas abaixo:
- Sensação extrema de frio, mesmo com roupas quentes;
- Tremedeiras e rosto gelado;
- Paralisias faciais ou câimbras;
- Possível inchaço ou rigidez principalmente nas mãos e pés;
- Rosto vermelho e pele suada;
- Pressão arterial alta ou baixa.
O choque térmico também pode provocar doenças, como crises de rinite, bronquite, sinusite e até mesmo problemas pulmonares. Então, mesmo sabendo que essas doenças têm tratamentos, todo cuidado é pouco, pois existem casos que ocorre o famoso AVC e nesta situação, pode não ser irreversível.
Como evitar choque térmico?
Nossa melhor dica é: evite os extremos! Nunca faça a mudança brusca de temperatura e se fizer, procure utilizar roupas para a proteção até que seu corpo se acostume com a “nova” temperatura.
Confira outras orientações:
- Mantenha seu corpo sempre hidratado;
- Faça a transição de forma gradual de ambiente;
- Coma de forma saudável para manter o bom funcionamento do corpo;
- Utilize sempre roupas adequadas para fazer a transição.
Qual a temperatura normal do corpo?
A característica humana é ser homeotérmico, assim mantemos a temperatura por volta dos 36 graus para que todas as proteínas, as enzimas e demais fatores funcionem de uma forma normal e desta forma, termos saúde com o corpo funcionando em seu estado perfeito.
Então, sempre que existe um “convite” do ambiente de mudança de temperatura de forma brusca (muito quente ou bastante frio), imediatamente meu cérebro começa a trabalhar enviando sinais para extremidades do corpo e vias aéreas, além de sentir frio ou calor, mudanças internas do corpo acontecem.
Neste sentido, o corpo se esforça para garantir a chamada temperatura constante e normal, evitando assim o choque térmico.
Ar-condicionado pode causar choque térmico?
Ainda há dúvidas sobre o uso do ar-condicionado e seus malefícios, mas a realidade é que este aparelho sendo usado do modo correto, não causará nenhum problema para saúde. O erro está quando fazemos mau uso!
O ar-condicionado pode levar ao choque térmico quando existe a mudança brusca do clima, ou seja, se você estiver em um cômodo utilizando o aparelho em uma temperatura extremamente fria e sair do local para um ambiente quente, possivelmente ocorre o choque térmico.
Por essas e outras razões, mantenha seu ar-condicionado por volta dos 23 graus, considerada a temperatura ideal e amena pelos especialistas. Afinal, ficar sem o aparelho se tornou inviável nos dias de hoje, faz parte do desenvolvimento tecnológico que contribui no bem-estar e conforto!
Agora que você já sabe tudo sobre o choque térmico, não deixe de tomar os devidos cuidados!
Compartilhe este post 😉
Aproveite e leia também:
Quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs?
07 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado inverter vs. ar-condicionado convencional: qual escolher?
04 de outubro de 2024 | 0 | 4 min de leitura
Descubra as vantagens do ar-condicionado cassete
27 de setembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura