Bem-Estar

Entenda porque o ar-condicionado congela

Entenda porque o ar-condicionado congela

21 de junho de 2021 0 5 min de leitura

Entenda porque o ar-condicionado congela

Entenda por que o ar-condicionado congela

Uma dúvida comum de muitos donos de sistemas de refrigeração é: por que o ar-condicionado congela? Várias pessoas fazem essa pergunta quando, ao abrir o aparelho, encontram água pingando e percebem que a serpentina está congelada.

Essa complicação inviabiliza o funcionamento do equipamento, além de molhar e sujar ambiente ou móveis próximos. Para corrigi-lo, o método mais indicado é recorrer a especialistas em manutenção de ar-condicionado.

Quanto às causas, porém, não há resposta simples. Existe uma série de fatores que podem ocasionar o congelamento. Para ajudar a entender o problema, vamos listar alguns deles agora.

Falta de manutenção

porque o ar-condicionado congela

Como dissemos, uma possível causa dessa questão é a falta de manutenção regular do dispositivo. Saber por que o ar-condicionado congela, nesse caso, é reconhecer a necessidade do serviço de manutenção periódico.

Se você tem um ar-condicionado de janela congelando a serpentina, por exemplo, chame um profissional para olhar o aparelho e dar fim à adversidade. Mesmo com outros modelos de ar-condicionado ou demais partes do equipamento congeladas, o especialista pode diagnosticar e solucionar o problema.

Para prevenir esse tipo de situação, é recomendada a manutenção preventiva a cada 6 meses, o que ainda impede outras complicações e garante a longa vida útil da máquina.

Acúmulo de sujeira

Outra razão aparentemente trivial, mas geralmente problemática, que pode deixar o ar-condicionado congelando é a sujeira do aparelho, mais especificamente a interna.

Quando o filtro do equipamento acumula muita sujeira, a circulação do ar é dificultada. Isso faz o ar refrigerado ficar preso dentro da máquina e provoca o acúmulo de gelo.

A melhor solução para isso é semelhante à do último: ajuda profissional. Solicitando um serviço de limpeza de ar-condicionado, o especialista vai identificar as partes mais sujas e limpá-las com a técnica e os produtos mais adequados.

Assim como a manutenção preventiva, recomenda-se regularidade na limpeza do ar-condicionado. Como é difícil prevenir o acúmulo de sujeira nos filtros, é melhor tê-los sempre limpos.

Diferença de temperatura

Apesar de o intuito do ar-condicionado ser a redução de temperatura do ar em um espaço, quando a diferença entre a temperatura original do ambiente e a desejada é grande demais, alguns contratempos acontecem.

Se a manutenção e limpeza do equipamento estão em dia, mas você ainda vê o ar-condicionado congelando por fora, o problema pode estar na configuração do termostato.

Ligar o aparelho sempre em temperaturas muito baixas pode fazê-lo não resfriar apropriadamente enquanto funciona. Essa alta pressão aliada ao ar frio provoca uma condensação no dispositivo, fazendo-o congelar.

Portanto, se você está se perguntando ‘por que meu ar-condicionado congela?’ sem pensar que está agindo errado, opte por temperaturas não tão baixas ao ligá-lo ‒ em torno de 20°C ou mais.

Excesso de potência

Uma razão não muito cogitada por que o ar-condicionado congela está ligada à potência dele. Isto é, a quantidade de BTUs (sigla para British Thermal Units, ou “unidade termais britânicas” em português).

Um dos motivos pelo qual o ar-condicionado congela na frente é o excesso da capacidade de refrigeração. Adquirir uma máquina com uma alta quantidade de BTUs para um cômodo pequeno pode fazê-lo resfriar demais e congelar a si próprio.

Esse problema tem o efeito contrário de quando se tem um dispositivo com potência menor que a ideal. Nesse outro caso, não há a capacidade de refrigeração necessária a todo o espaço e a climatização é ineficiente.

Para ter certeza de adquirir o ar-condicionado com a potência certa, indicamos o uso de nossa calculadora de BTUs. Com ela, você insere os dados sobre seu ambiente e recebe a indicação da potência que fará a refrigeração com eficiência e sem erros.

O que deve ser feito quando o ar-condicionado congelar?

Conforme indicado, não há uma única razão por que o ar-condicionado congela e nem a mesma solução. Porém, o que fazer quando o ar-condicionado congela? Assim que notar o contratempo, desligue o aparelho e retire o painel frontal da máquina, para identificar onde exatamente ocorreu a complicação.

Observe se os filtros estão sujos, se o congelamento está na serpentina ou em outra peça, como o condensador. Pode-se usar um pano úmido com detergente neutro para fazer uma limpeza básica do interior do dispositivo e depois tentar religá-lo.

Solicitando ajuda profissional

Se isso não resolver o problema, é melhor recorrer à ajuda profissional. Aqui na Leveros, você encontra especialistas em limpeza de ar-condicionado com cobertura em todo o Brasil, prontos para fazer uma visita, diagnosticar a questão e resolvê-la.

Solicite já o nosso suporte técnico e garanta o bom funcionamento de seu aparelho, assim como o conforto de seu ambiente. Para pagar, você ainda tem a facilidade do método de parcelamento.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários