Dicas

Confira as melhores dicas para o seu projeto de climatização

Confira as melhores dicas para o seu projeto de climatização

26 de julho de 2023 0 6 min de leitura

Confira as melhores dicas para o seu projeto de climatização

A climatização é uma busca constante por eficiência energética e bem-estar. Um projeto de climatização bem executado é a chave para alcançar esses objetivos, promovendo temperaturas confortáveis em todas as estações. Mas, esse procedimento envolve uma série de considerações técnicas, escolhas estratégicas e abrangentes.

Descubra a seguir dicas de como fazer um projeto de climatização bem-sucedido, explorando desde a seleção dos equipamentos até a sua manutenção, em orientações que visam a criação de espaços climatizados com a aplicação dos recursos disponíveis.

O que é um projeto de climatização?

Primeiramente, é importante ressaltar que os sistemas de climatização são cada vez mais necessários para manter a temperatura agradável nas áreas internas. Para alcançar um alto nível de comodidade, é fundamental implementar um projeto de climatização de ambientes e obter os melhores resultados.

Muito utilizados no setor corporativo, como em escritórios, salas e centros comerciais e industriais, os projetos também ganham força nas casas, apartamentos e pequenos empreendimentos, com a pretensão de proporcionar o conforto térmico a todo instante.

Embora a climatização seja vantajosa para controlar a temperatura dos ambientes, os equipamentos podem se transformar em uma fonte de problemas quando não escolhidos ou não instalados corretamente. Para impedir imprevistos e preocupações, uma alternativa é confiar em um projeto de climatização elaborado por profissionais da área. 

Dicas para ter um bom projeto de climatização

Conheça os ambientes

Para dar início a um projeto de climatização, é preciso coletar informações sobre o lugar a ser climatizado. Existem diversos fatores que influenciam diretamente na climatização, auxiliando ou dificultando o caminho rumo ao controle térmico.

Com os dados em mãos, os atributos e particularidades do local serão considerados e, assim, será possível escolher os dispositivos e as potências adequadas para regular a temperatura com o máximo aproveitamento. Afinal, de nada adianta investir em soluções que não atendem às necessidades específicas do seu ambiente.

Em segundo lugar, confira os aspectos que você deve conhecer:

  • tamanho: calcule a área do ambiente e anote as medidas;
  • fluxo de pessoas: analise quantas pessoas costumam frequentar o ambiente;
  • incidência solar: perceba se bate sol no recinto e em quais horários do dia;
  • janelas: verifique a quantidade de janelas, se tem cortinas e filme de controle solar;
  • eletrônicos: conte quantos e quais aparelhos eletrônicos ficam no ambiente;
  • clima da região: considere o clima típico da cidade, se é frio ou quente;
  • cobertura: entenda o tipo de revestimento, como telhado, laje ou entre andares;
  • iluminação: veja se as lâmpadas são incandescentes, fluorescentes ou de led.

Defina como cada ambiente será utilizado

Para além das características do ambiente, é requerido um entendimento sobre o propósito de cada área, considerando as possibilidades e o tipo de projeto.

A funcionalidade dos ambientes interfere no planejamento de uma regulação térmica eficaz.

Por isso, determine como e para quais atividades os cômodos serão usados, sabendo quantas pessoas irão habitá-los, quais serão os móveis instalados, se é um cômodo para trabalhar, dormir, se exercitar, comer, receber convidados, entre outros objetivos.

É importante que a organização do ambiente seja antecipada, prevenindo possíveis conflitos entre o plano de climatização e a incorporação de futuros itens de decoração e eletrodomésticos. Inclusive, há situações em que os lugares nem precisam ser climatizados.

Nesse sentido, para chegar à melhor decisão, basta avaliar as exigências e o verdadeiro potencial de um espaço para atender às finalidades pensadas para ele.

Escolha os equipamentos corretos

A fim de optar pelos aparelhos ideais, a dica é começar pela tecnologia a ser instaurada. Atualmente, existem diversas opções de produtos e marcas equipadas com mecanismos inovadores, entre ares-condicionados e ventiladores, dos modelos mais simples aos mais sofisticados. 

É claro que, quanto mais avançado e moderno for o dispositivo, maior tem que ser o dinheiro investido. Portanto, também é crucial que a escolha esteja de acordo com sua disponibilidade financeira, evitando despesas excedentes no decorrer do projeto.

Com a definição da tecnologia e do investimento, chega o momento de verificar os fatores que podem intervir na qualidade da climatização, e calcular a potência para climatizar perfeitamente o espaço, selecionando a carga de energia apropriada.

Na escolha de um ar-condicionado, consulte a calculadora de BTUs para simular os seus ambientes e saber a capacidade elétrica que eles precisam ter.

Essa etapa é essencial para evitar que você tenha que substituir algum equipamento posteriormente devido à quantidade de BTUs insuficiente, pois o prejuízo ao orçamento seria significativo. 

Contrate um serviço especializado

Um passo para garantir a competência da climatização, é contratar profissionais capacitados.  Um projeto amador pode ocasionar sérios prejuízos financeiros e impactos ambientais negativos.

Para minimizar tais riscos, é imprescindível contar com a orientação de um especialista que possa te entregar um trabalho altamente qualificado.

Em suma, o projetista de climatização tem o conhecimento para identificar potenciais problemas e propor resoluções, além de analisar as individualidades das estruturas, ponderando o funcionamento de cada uma conforme as condições monetárias do cliente, a partir do intuito de monitorar o ganho térmico através da ventilação natural ou artificial.

Em certos casos, é relevante fornecer ao profissional os documentos relacionados à estruturação da sua residência ou estabelecimento, como o plano hidráulico e de eletricidade, por poderem ser usados para projetar a climatização de forma compatível com a construção em geral. 

Estabeleça o contato com os técnicos contratados para manter a excelência dos serviços em futuras manutenções.

A climatização só funciona se estiver com a limpeza em dia e, para isso, é indispensável realizar vistorias preventivas regularmente, prevenindo falhas e garantindo a otimização do desempenho energético dos aparelhos. 

O período de manutenção depende do modelo de dispositivo e das propriedades dos espaços climatizados.

Geralmente, os intervalos de supervisão estão indicados no manual do fabricante, representando uma prática primordial para preservar a economia do sistema e assegurar a satisfação contínua dos usuários.

Gostou das dicas? Agora que você sabe o que deve ter em um projeto de climatização, é hora de colocar em prática!

A Leveros possui uma seleção de produtos de climatização e oferece serviços de instalação com segurança e pontualidade.

Enfim, continue por dentro do assunto com a leitura do conteúdo sobre a importância do projeto de climatização.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários