Curiosidades

Quem inventou o ar-condicionado?

Quem inventou o ar-condicionado?

11 de agosto de 2021 0 4 min de leitura

Quem inventou o ar-condicionado?

Quem inventou o ar-condicionado?

Você já se perguntou quem inventou o ar-condicionado? Muitas vezes, não nos damos conta, mas o processo que levou até o aparelho de refrigeração que temos hoje em nossas casas envolve muita história e inovação.

O homem que criou o ar-condicionado como conhecemos hoje se chamava Willis Carrier. Foi em 1902, na cidade de Buffalo, nos Estados Unidos, que ele planejou e instalou uma máquina capaz de controlar a umidade, a temperatura, a circulação e a ventilação do ar, além de limpá-lo.

Cumprindo esses requisitos, a criação foi a primeira a ser reconhecida como o ar-condicionado moderno, mas essa não foi a única invenção na história da humanidade feita para arrefecer o ar. Abaixo falamos mais sobre isso e sobre quem inventou o ar-condicionado.

Outras invenções para climatização

Além de falarmos sobre o primeiro ar-condicionado, vamos abordar outras invenções que tiveram função semelhante a desse dispositivo. Afinal, a humanidade sempre buscou maneiras de tornar o ar e a temperatura mais confortáveis para viver.

Na Antiguidade, os romanos já faziam a água dos aquedutos passar por dentro das paredes de algumas casas para que a temperatura fosse amenizada em dias mais quentes.

Durante a dinastia Tang, na China Antiga, o palácio do imperador Xuanzong tinha um salão repleto de ventiladores combinados com esguichos de água para arrefecer e umedecer o local. Esses sistemas podem ser considerados como um tipo de ar-condicionado antigo.

Existem outros exemplos de invenções para a climatização ao longo da história, mas apenas muitos anos mais tarde surgiram os primeiros aparelhos que poderiam ser considerados oficialmente condicionadores de ar: quem inventou o ar-condicionado foi o americano Willis Carrier.

A invenção de Willis Carrier

Willis também foi o fundador da empresa Carrier, que hoje é uma das líderes mundiais no segmento de climatização. Ele criou a companhia em 1915, alguns anos depois do primeiro experimento com o condicionamento de ar.

Em 1902, enquanto trabalhava em uma gráfica, foi o americano quem inventou o ar-condicionado depois de criar uma máquina para controlar a umidade do ar e a temperatura no local, diminuindo-as. O propósito era garantir a qualidade do papel e das impressões em tinta feitas no local.

A máquina seria como um ar-condicionado antigo de janela, instalado na gráfica utilizando serpentinas preenchidas com água gelada para resfriar o ar. Essa técnica era parecida com a de aquecedores da época, que usavam água quente e vapor para aquecer um lugar ou objeto.

A invenção acabou indo além e deixou de ser utilizada para arrefecer o ar apenas em ambientes industriais. Com o tempo, residências e automóveis passaram a investir nessa tecnologia e no chamado processo de arrefecimento evaporativo com a finalidade de promover a climatização.

A evolução do ar-condicionado

Agora que já vimos quem criou o ar-condicionado, é interessante ver como se deu a evolução desse aparelho com o passar do tempo. Com o uso crescendo cada vez mais, novas tecnologias surgiram para torná-lo ainda mais eficiente e corrigir certos aspectos do funcionamento.

A partir da industrialização e da fabricação em massa do ar-condicionado, o residencial surgiu nos anos 1950. Primeiramente fabricados pela empresa de Willis Carrier, eles rapidamente se popularizaram nos Estados Unidos.

Na década de 1970, o ar-condicionado de janela como conhecemos hoje entrou para o mercado de consumo. Esse modelo também se tornou bastante popular no Brasil e no resto do mundo. Nas décadas de 1980 e 1990, os aparelhos de janela dominavam o setor de climatização residencial.

Foi apenas a partir dos anos 2000 que novos tipos de ar-condicionado começaram a aparecer. A principal nova categoria foi a dos dispositivos split, que são divididos em duas unidades (uma interna e outra externa ao ambiente refrigerado) e têm, entre as maiores vantagens, a refrigeração mais silenciosa.

A Leveros é a casa do ar-condicionado

Desde a criação e a popularização, o ar-condicionado se tornou uma ferramenta cada vez mais importante na vida de muitas pessoas. Para aquelas que moram em países de clima tropical, como o Brasil, esse é um equipamento indispensável para enfrentar o calor.

É por isso que nós da Leveros também ajudamos você a conhecer as melhores maneiras de como escolher ar-condicionado em nosso site e blog. Aqui falamos dos diferentes modelos e categorias, as vantagens deles e para quais ambientes cada um serve.

Então, agora que já sabe quem inventou o ar-condicionado, aproveite e adquira o seu. Em nossa loja, você encontra diversas opções para tornar seu ambiente ainda mais confortável.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários