Como calcular quanto gasta um ar-condicionado?
Uma pergunta que muitas pessoas fazem é: quanto gasta um ar-condicionado? Esta dúvida é algo comum tanto entre aqueles que querem comprar um aparelho de refrigeração quanto para os que já o possuem e analisam o consumo energético de suas casas ou seus comércios.
A resposta para a questão “quanto gasta um ar-condicionado” não é simples, sendo diferente para cada tipo de ar-condicionado — o modelo, a categoria, a potência, as funções e o fabricante podem influenciar a quantidade de energia que o equipamento consome.
Aqui, neste artigo, nós, da Leveros, mostraremos a você como checar quanto gasta um ar-condicionado por hora. Acreditamos que essa informação é bastante útil para otimizar o uso do aparelho e reduzir gastos. Então, vamos lá!
Fatores que influenciam no gasto
Para saber quanto consome um ar-condicionado antes de comprá-lo, você precisará levar em consideração alguns dados sobre cada dispositivo: a categoria, o ciclo, a potência e o perfil tecnológico do modelo.
Categoria
Quando falamos de categoria, nos referimos aos modelos de janela, split ou portátil, pois cada um costuma ter um consumo diferente. Em um split, também é preciso considerar as subcategorias, como piso teto, hi-wall e cassete, pois elas podem influenciar o funcionamento da máquina e quanto ela gasta.
Ciclo reverso
O ciclo do aparelho que nos referimos aqui diz respeito à presença ou à ausência do chamado “ciclo reverso”, função que permite que o ar-condicionado também aqueça o ar, além de resfriá-lo.
Como a função é alterada, a quantidade de energia utilizada é diferente para cada processo. A vantagem é que, se um mesmo equipamento faz as duas coisas, não é necessário ter outra máquina só para aquecer o ar.
Potência
Em termos de potência, queremos dizer que é diferente saber quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs em comparação a um equipamento mais potente. Em geral, quanto mais BTUs são gerados por hora, mais energia é consumida.
Então, sabendo o consumo de outra máquina, poderemos calcular quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs e deduzir o mesmo para modelos mais potentes.
Tecnologia
Quando falamos de perfil tecnológico do dispositivo, nos referimos às tecnologias como do compressor inverter. Nessa categoria, o ar-condicionado funciona em um ciclo contínuo de baixa rotação, sem ligar ou desligar completamente.
Como isso altera drasticamente o funcionamento do motor, a quantidade de energia gasta é diferente. A grande vantagem é que o modelo inverter costuma ser bem mais econômico que o de funcionamento convencional, diminuindo em até 60% o consumo de energia.
Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado
Além de questões relativas ao modelo e à tecnologia do aparelho, é preciso checar mais uma informação importante para saber quanto de energia gasta um ar-condicionado.
No manual do produto, leia qual é o valor de kWh (quilowatt por hora). Com isso, é possível saber o consumo de eletricidade da máquina em uma hora. Se você calcular quanto vai vir em sua conta de luz ao fim de um mês, existe uma fórmula interessante.
Pegue o valor de kWh do dispositivo, multiplique-o pela quantidade média de horas por dia que o aparelho será usado, pelo número de dias por mês e pelo valor da tarifa de energia (reais por kWh) de seu município. No fim, divida isso por 30 (o número total de dias em um mês).
Ar-condicionado com economia é na Leveros
Agora que você já sabe quanto gasta um ar-condicionado inverter ou de outros modelos, que tal visitar nossa loja para conferir os aparelhos de refrigeração mais econômicos?
Aqui, na Leveros, há uma vasta quantidade de máquinas e modelos diferentes para você escolher, cada um adaptando-se às diferentes necessidades de cada consumidor.
Aproveite que aprendeu quanto gasta um ar-condicionado com este artigo e siga em frente para comprar o dispositivo mais econômico para climatizar seu ambiente. Para ajudar ainda mais o seu bolso, a Leveros facilita o pagamento com as opções de parcelamento. Peça já o seu e tenha ainda mais conforto em casa!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura