Bem-Estar

Tudo o que não te disseram sobre os cuidados com a limpeza de ar-condicionado

05 de maio de 2018 1 3 min de leitura

É fato, equipamentos de uso intenso e constante, como o seu aparelho de ar-condicionado, cedo ou tarde irão apresentar defeitos e até perda no desempenho devido à falta de limpeza, um cuidado que muitos usuários acabam rejeitando… Será que você está cuidando corretamente do seu?

A higienização do dispositivo, aliás, é um tema que ainda gera muitas dúvidas, tanto em relação aos procedimentos quanto aos produtos usados. Um filtro mal conservado e sujo é um dos principais focos responsáveis pela proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Ter ar-condicionado em casa ou no ambiente de trabalho é um privilégio, sinônimo de conforto e bem-estar, além de garantir a boa qualidade do ar. Mas, todo cuidado é pouco! Deixar de fazer um saneamento adequado na sua máquina pode gerar problemas graves a você a às pessoas da sua família.

A manutenção e a limpeza correta do aparelho ainda garantem mais economia na sua conta de luz, visto que o equipamento fica sobrecarregado quando está sujo, consumindo ainda mais energia elétrica.

A limpeza do filtro do ar-condicionado, além de aumentar em até 50% a vida útil, é simples e pode ser feita em casa, em poucos minutos, é inclusive recomendado que a mesma seja feita mensalmente. Há também um tipo diferente de limpeza mais detalhada, e profunda, que nós realizamos aqui na Leveros. (veja a seguir)

Para a limpeza em casa, siga o passo a passo: antes de tudo, desligue a máquina da tomada. Assim, evita acidentes envolvendo choques elétricos. Retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco, não use NENHUM produto.

Caso esteja muito sujo, umedeça o pano com água morna. Retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente (fria ou morna). Prefira utilizar sabão neutro e bucha para completar a lavagem. Em seguida, deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.

Importante: não utilize, em hipótese alguma, polidor para limpar a área interna do ar-condicionado. Também não use produtos químicos nem água quente. E não se esqueça de nunca ligar o aparelho sem os filtros.

E a limpeza feita na Leveros?
Nossa limpeza funciona também como manutenção preventiva para defeitos, além de evitar maiores problemas que o aparelho pode desenvolver com o uso. Além da higienização da unidade interna e externa (Evaporadora e condensadora), nosso trabalho consiste também na limpeza dos filtros e bandeja de drenagem – além de um cuidado com o dreno de escoamento do líquido condensado. Fazemos também a limpeza dos motores dos ventiladores, e aplicação de produto bactericida para descontaminação do equipamento.

Por fim, realizamos também a verificação da isolação dos tubos de interligação da máquina, e ainda, a lubrificação dos ventiladores das unidades condensadoras e evaporadoras, reparação dos cabos e fusíveis e verificação de disjuntores e válvulas. Todos estes procedimentos devem ser feitos por um profissional autorizado.

O olhar de um especialista é imprescindível para este tipo de vistoria. Além de corrigir falhas, possibilita também detectar problemas como o vazamentos de gás refrigerante, vistoria e correção de ruídos anormais, além de prevenir corrosão de componentes, reduzir o consumo de energia elétrica, e ainda, evitar o mau cheiro.

Fique ligado! Caso exista alguma recomendação específica do modelo, no manual do dispositivo você encontrará todas as dicas. Leia sempre as instruções de limpeza no manual do seu aparelho e, ainda, as recomendações disponíveis no site da Leveros.

Tags

Não existem tags para este post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários


Alessandro 10 de maio de 2018

Muito valida a matéria, interessante! !