Você sabe como a qualidade do ar pode influenciar no seu cotidiano?
Os avanços tecnológicos e industriais possibilitaram muitas mudanças na maneira de se viver dos seres humanos. Uma das consequências dessas conquistas é a alteração da qualidade do ar que respiramos.
Cada vez mais, o planeta enfrenta problemas em relação à poluição do ar, principalmente nas cidades, que reúnem grande concentração de pessoas e muitos poluentes, como carros e fábricas.
Neste artigo, você verá como a qualidade do ar influencia na sua vida, saúde e cotidiano, e também práticas para melhorar o ambiente em que vivemos e seus indicadores. Vamos lá!
O que é e como medir a qualidade do ar?
O índice de qualidade do ar é uma medida que quantifica substâncias poluentes no ar de determinados locais. Os níveis de concentração dessas impurezas podem ser classificados, mostrando o quão nocivo à saúde humana se encontra o ar dessa região.
Segundo a Resolução nº 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os padrões de como medir a qualidade do ar são estabelecidos a partir de sete indicadores, que são:
- Dióxido de Enxofre (SO2);
- Dióxido de Nitrogênio (NO2);
- Fumaça;
- Monóxido de Carbono (CO);
- Ozônio (O3);
- Partículas Totais em Suspensão (PTS),
- Partículas Inaláveis (PI ou PM10).
Dióxido de Enxofre (SO2)
Relacionado diretamente ao uso de combustíveis fósseis, ele causa o agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, sendo também um dos principais poluentes presentes na chuva ácida.
Dióxido de Nitrogênio (NO2)
O poluente é formado pela reação do óxido de nitrogênio com o oxigênio reativo na atmosfera, podendo causar desde coriza até danos severos nos pulmões. Também é um dos causadores da chuva ácida e da formação de ozônio.
Monóxido de Carbono (CO)
O monóxido de carbono é um gás que dificulta a oxigenação dos tecidos, sendo classificado como asfixiante. Além disso, ele diminui a capacidade de transporte de oxigênio no sangue.
Ozônio (O3)
O ozônio tem efeito benéfico ao ser humano nas camadas altas da atmosfera, protegendo o planeta contra os raios solares ultravioleta. Entretanto, quando próximo ao solo, ele é altamente tóxico, podendo agravar doenças respiratórias e diminuir a resistência a infecções.
Partículas totais em suspensão, partículas inaláveis e fumaça
São materiais líquidos e sólidos presentes, como fuligem, poeira e pó. As partículas mais grossas ficam no nariz e na garganta, provocando alergias e irritações, enquanto as mais finas entram na corrente sanguínea.
Como melhorar a qualidade do ar?
Para melhorar o índice da qualidade do ar, é preciso diminuir o nível dos componentes listados acima. Separamos algumas medidas que ajudam:
Diminuir o número de carros na rua
Os combustíveis fósseis são responsáveis por grande parte da poluição do ar nas grandes cidades. Por isso, diminuir o uso do carro é uma medida que ajuda na melhora dos indicadores de qualidade do ar.
Iniciativas como carona solidária, incentivo do uso de bicicletas e até mesmo o uso do transporte coletivo são algumas práticas que ajudam na diminuição da poluição do ar.
Utilizar biocombustíveis ou energia elétrica
Ainda que tenhamos usinas de carvão no país, a maioria da energia elétrica do Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas. Por isso, optar por carros elétricos ou que utilizam biocombustíveis é uma boa prática para o ar que respiramos.
Fiscalizar a agricultura
Práticas como o uso intensivo de agrotóxicos e as queimadas são danosas ao meio ambiente, aumentando os poluentes para o ar e também para o solo. Por isso, é necessário fiscalizar setores ligados à agricultura, a fim de que o exercício irregular desse tipo de manejo não aconteça.
Plantar árvores
Uma das maiores iniciativas quando o assunto é como melhorar a qualidade do ar é o plantio de árvores. Elas captam alguns poluentes e expiram oxigênio, realizando uma troca de gases no ar que respiramos.
Dessa forma, investir em áreas verdes e manter áreas já existentes é uma ação que contribui na diminuição dos indicadores da qualidade do ar descritos acima.
Investir em filtros de ar
Uma dica que funciona para empresas, indústrias e também residências é investir em filtros de ar. Eles têm a capacidade de fazer uma limpeza de impurezas poluentes, além de bactérias e vírus que circulam no ambiente. O ar-condicionado, por exemplo, é um equipamento que realiza essa função.
Veja ações para fazer na sua casa
Muitas ações melhoram a qualidade do ar em casa, e ter plantas espalhadas pelo ambiente é umas delas. Além disso, é recomendado trocar sempre as roupas de cama, que podem acumular poeira, limpar a casa regularmente e higienizar a ventilação da sua residência.
Dentre os equipamentos que ajudam a melhorar o ar do seu ambiente, o climatizador de ar é destacável. Ele renova o ar, fazendo a filtragem de impurezas e limpando o ambiente como um todo, e equilibra a temperatura do local.
Falou qualidade do ar? Falou Leveros
Agora que você sabe mais sobre a qualidade do ar e as ações que melhoram o seu ambiente, veja na Leveros as opções disponíveis em climatização que te ajudarão com isso.
Temos diversas opções de climatizadores e ares-condicionados, além de serviços de manutenção e limpeza desses equipamentos. E tudo com a segurança e a eficiência de quem tem mais de 40 anos de mercado.
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura