Bem-Estar

Cálculo de BTUs: como dimensionar corretamente o ar-condicionado para o seu espaço

Cálculo de BTUs: como dimensionar corretamente o ar-condicionado para o seu espaço

01 de novembro de 2024 0 6 min de leitura

Cálculo de BTUs: como dimensionar corretamente o ar-condicionado para o seu espaço

Na hora de comprar um ar-condicionado, é preciso considerar alguns critérios para definir com clareza qual o aparelho mais indicado para o espaço. A escolha deve passar por cálculos e análises para a escolha do modelo e funcionalidades ideais.

Para o aparelho perfeito, é essencial fazer o cálculo de BTUs conforme o tamanho da área, incidência de luz solar, número de ocupantes e quantidade de equipamentos eletrônicos presentes.

É comum ter dúvidas sobre como dimensionar ar-condicionado para um espaço, já que são muitas opções disponíveis no mercado. Por isso, esse conteúdo exclusivo do blog da Leveros traz dicas para um bom projeto de climatização e ensina como fazer o cálculo de BTUs para não errar no dimensionamento. Boa leitura!

O que significa dimensionar o ar-condicionado?

Ao adquirir um ar-condicionado para promover climatização em uma residencia ou comércio, é necessário escolher o modelo com potência mais adequada para atuar no espaço desejado. Então, dimensionar o ar-condicionado significa fazer um cálculo de BTUs para encontrar a carga térmica ideal para o local.

Também é ideal considerar a quantidade de cabos, drenos e outros itens para fazer ligamentos na instalação do equipamento, algo que pode influenciar na execução do projeto.

Erros comuns na hora da escolha de um ar-condicionado 

Na hora de escolher um equipamento de climatização, alguns erros comuns podem ser cometidos, afetando diretamente o desempenho do ar-condicionado. Assim, pode ser que ele não atenda às demandas exigidas ou, consumir mais energia do que o necessário. 

Conheça a seguir quais os erros mais comuns para assim conseguir evitá-los.

Pensar apenas no preço

Buscar por economia e menores preços na hora de comprar um ar-condicionado pode não ser tão vantajoso quanto parece. O barato pode sair caro, principalmente ao se tratar de um projeto de climatização.

A dica aqui é ter em mente que o preço é equivalente ao custo-benefício do equipamento e o que ele oferece. Alguns modelos de ar-condicionado podem ter valores mais elevados justamente por contarem com mecanismos e componentes modernos, capazes de lidar com espaços maiores ou mais complexos.

Escolher BTUs e potência acima do necessário

Assim como existem pessoas que acreditam que estão fazendo um bom negócio quando adquirem um equipamento com a potência menor do que o necessário, há também aqueles que acreditam ter vantagens em adquirir uma potência maior.

Neste caso, mesmo que o ar-condicionado ofereça climatização satisfatória, ele com certeza gastará mais energia para desempenhar essa função. Isso faz com que a conta de energia venha alta, pois o aparelho está atuando num nível acima do necessário.

Como dimensionar a potência do ar-condicionado?

Para dimensionar a capacidade do ar-condicionado, primeiro, é preciso entender a quantidade de BTUs que o equipamento oferece. Quem deseja dimensionar um ar-condicionado deve observar alguns pontos que vão ser apresentados a seguir.

BTUs

Antes de comprar o aparelho, algumas perguntas devem ser feitas para conseguir mais informações que ajudem no cálculo de BTUs para definir a escolha certa. A começar pelo tamanho da área em que o aparelho será instalado. 

Para encontrar o número da potência ideal, deve se considerar:

  • 600 a 800 BTUs por metro quadrado (m²);
  • cômodos com presença de luz solar diária devem calcular 800 BTUs por m².

Ou seja, o ar-condicionado ideal é aquele que tem a quantidade de BTUs compatível com as necessidades do cômodo. Então, se a sala possui 10 m² e não apresenta incidência de sol, o cálculo pode ser: 600 x 10 metros quadrados. Mas, não para por aí, já que outras questões influenciam esse resultado.

Janelas e portas 

Para manter a temperatura interna equilibrada e não exigir mais do equipamento, é preciso pensar bem onde instalar o ar-condicionado.

A presença de janelas e portas afeta o desempenho do ar-condicionado, afinal, o ar pode escapar com mais facilidade e exigir que o aparelho trabalhe mais para compensar. 

Fique atento ao número e a localização das portas e das janelas, se elas podem permanecer fechadas durante o funcionamento. Caso tenha que abrir e fechar portas com frequência, chame um técnico para ajudar no cálculo.

Quantidade de pessoas e eletrodomésticos 

Algo que também influencia na hora de dimensionar o ar-condicionado é a inclusão do número de pessoas que ocupam aquele espaço. Para que o ar-condicionado trabalhe dentro da sua melhor capacidade, é preciso considerar que cada pessoa ali pode interferir no desempenho, já que a temperatura corporal faz parte do cômodo. 

Por isso, é recomendado incluir mais 600 para cada pessoa presente. Ou seja, além da multiplicação da dimensão, se o espaço conta com 5 pessoas, é preciso incluir esse número para cada pessoa.

Os equipamentos eletrônicos e a iluminação também afetam a climatização, pois emitem calor da mesma forma. A presença desses itens aumenta a temperatura e com essa informação em mente, o cálculo mostrará que é necessário adquirir um ar-condicionado com potência maior, capaz de lidar com essas circunstâncias.

Exemplo básico de cálculo

Agora que identificou os principais fatores que devem ser considerados para definir o cálculo de BTUs adequado para o local, considere que deseja realizar o dimensionamento de um ar condicionado split, disponível na Leveros, em um local de 20 metros quadrados, sem incidência de sol, contando com 5 pessoas no ambiente, 1 computador e 1 TV.

o cálculo pode ser:

  • 600 BTU por pessoa;
  • 600 BTU por metro quadrado;
  • 600 BTU por equipamento eletrônico.
20m² = 600 x 20 = 12.000 do ambiente 
600 x 5 (pessoas)  = 3.000 referente às pessoas
600 x 2 (equipamentos)  = 1.200 dos equipamentos

Assim, 12.000 + 3.000 + 1.200 = 16.200 BTU/h

Então, a carga térmica mais indicada para esse espaço deve ser oferecida por um ar-condicionado com mais de 16.000 BTU/h. Sem deixar de lado as condições climáticas da cidade, se o local for muito quente, pode ser necessário contar com um equipamento ainda mais potente.

Encontre o ar-condicionado ideal na Leveros

Agora que entende como dimensionar ar-condicionado e sabe calcular o número ideal de BTUs, conte com a Leveros para adquirir equipamentos de alto rendimento e economia, como os modelos Inverter.

Acesse o site da loja Leveros e encontre muitas opções de aparelhos de climatização para diferentes necessidades, tanto residenciais quanto comerciais.

Além dos melhores preços e condições para pagamento, a Leveros conta com profissionais qualificados para auxiliar na instalação e manutenção dos aparelhos. Confira os serviços e garanta ainda mais vantagens!

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários