Como economizar mesmo durante a bandeira vermelha de energia?
Você sabe a relação entre a crise hídrica que estamos passando e a bandeira vermelha de energia? Deixa que a gente te explica: devido à falta de chuva, nossos reservatórios de água e hidrelétricas estão passando por uma das piores secas da história. Quando isso acontece, o governo federal passa a ter que recorrer a usinas térmicas para gerar energia suficiente para o País – mas essa energia possui maior custo de geração, o que acaba sendo repassado ao consumidor.
Em maio deste de 2021, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permitiu o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 (confira mais informações sobre as bandeiras abaixo).
Para você entender mais sobre a bandeira vermelha de energia elétrica, preparamos essa matéria, que conta inclusive com algumas dicas para você economizar. Confira!
O que significa bandeira vermelha na conta de energia?
Antes de entender o que significa a bandeira vermelha de energia é importante lembrar que, hoje, existe no Brasil o Sistema de Bandeiras Tarifárias que é dividido entre verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2. São elas que determinam se haverá algum aumento na conta de luz, conforme a produção de energia no País.
Resumidamente, podemos dizer que o acionamento da bandeira vermelha significa que sua conta de luz ficará mais cara no mês seguinte – sendo a vermelho 2 ainda pior que a vermelho 1.
Um fato curioso que vale a pena ser citado aqui: quando foi implementado esse sistema tarifário no Brasil, lá no ano de 2015, nos 34 primeiros meses de cobrança, 19 deles foram em bandeira vermelha de energia (a maior parte durante o ano de 2015 mesmo). Muito, né?!
3 dicas para economizar durante a bandeira vermelha de energia elétrica
Para evitarmos um apagão como houve em 2001 (quando o governo federal fazia cortes programados de energia para reduzir o consumo e evitar um colapso elétrico no Brasil), é importante colaborarmos e economizarmos sempre que possível. Confira as dicas que preparamos para você fazer a sua parte!
Energia Solar
Já pensou em gerar sua própria energia e economizar até 95% do valor da sua conta? Então vale a pena você conhecer mais sobre a energia solar fotovoltaica. Aqui no Blog da Leveros já falamos mais sobre essa fonte de energia limpa e que está cada vez mais, conquistando os brasileiros.
Ar-Condicionado Inverter
Se você estiver procurando por um novo ar-condicionado para sua casa, aposte nos modelos que têm a tecnologia Inverter. Com ela, você economiza até 40% no consumo de energia sem ter que abrir mão do bem-estar de ter um ambiente climatizado e fresquinho.
Se for trocar seu eletrodoméstico, procure por opções com o Selo Procel A
O Selo Procel A certifica que o aparelho é mais eficiente energeticamente, o que significa que ele precisa de menos energia para funcionar – também já noticiamos aqui no Blog da Leveros a importância dessa certificação para o seu bolso e o meio ambiente.
O conteúdo deste post te ajudou? Se sim, compartilhe agora com um amigo!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura