Climatizador ou ventilador? Qual o melhor?
Com o calor intenso que a maioria do país enfrenta ao longo do ano, os brasileiros buscam se refrescar com soluções de climatização distintas, e muitas dúvidas surgem ao longo do caminho. Por isso, na hora de escolher entre um climatizador ou ventilador, é necessário conhecer suas diferenças.
Ambos têm o mesmo objetivo, mas suas atuações são bem diferentes entre si, o que pode levar a arrependimentos caso não seja feita a escolha certa. Pensando nisso, a Leveros preparou este conteúdo, trazendo características, vantagens e desvantagens de cada produto. Confira!
Como funciona um climatizador?
O climatizador de ar foi desenvolvido para climatizar um ambiente, abaixando a temperatura do local entre 2ºC e 5ºC. Para que seu objetivo seja cumprido, ele filtra o ar do local e evapora água no ambiente, deixando-o mais úmido.
Além disso, os climatizadores são portáteis, o que possibilita que sejam levados para ambientes distintos. É possível encontrar também climatizadores quente/frio, ou seja, com a capacidade de aquecer um ambiente da mesma forma que resfriam, tornando-se aparelhos úteis também nas épocas frias do ano.
Como funciona um ventilador?
Um ventilador tem a função de deslocar o ar do ambiente, criando uma corrente de vento no sentido que ele apontar. Essa corrente traz sensação de refrescamento à pele, além de reduzir a sensação térmica do local.
Existem diversos tipos de ventilador, dos quais quatro são destacáveis:
- Ventilador de teto: instalado no teto dos locais, espalha de maneira uniforme o vento pelo ambiente;
- Ventilador de mesa: leve e portátil, é o modelo clássico. Existem diversos modelos com velocidades distintas e até com porta-repelente;
- Ventilador de coluna: tem as mesmas características de um modelo de mesa, mas, por possuir um apoio mais alto, é colocado apenas no chão,
- Ventilador de parede: indicado para locais com teto mais baixo, o ventilador de parede tende a ser mais potente. Por não ser portátil, precisa de instalação.
Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Para escolher entre ventilador ou climatizador, é preciso medir as vantagens que cada modelo apresenta com as suas necessidades. Vejamos:
Umidade
Se a sua intenção é deixar o ar mais úmido, o climatizador é a opção ideal. O aparelho é recomendado para ambientes secos, diferentemente do ventilador, que apenas espalha o ar pelo local.
Qualidade do ar
Por umidificar o ambiente, o climatizador é também a melhor opção no quesito qualidade do ar. Ele é recomendado, inclusive, para pessoas com problemas respiratórios, já que deixa o ar mais fresco e agradável.
Sua desvantagem é a utilização do aparelho em locais muito úmidos, já que nessas regiões ele não apresentará rendimento satisfatório. Nesse caso, o melhor é o ventilador.
Altas temperaturas
O ventilador tem melhor atuação em ambientes de altas temperaturas, já que ele cria um contato direto de vento com o corpo, diferentemente de um climatizador, que diminui pouco a temperatura.
Além disso, o efeito de um climatizador é medido a longo prazo, precisando de um período de tempo maior para diminuir a temperatura.
Portabilidade
Alguns tipos de ventilador são portáteis, outros não. Portanto, cabe analisar se a sua rotina pede um modelo portátil. Já os climatizadores são portáteis, podendo ser carregados a qualquer ambiente.
Preço
A maioria dos ventiladores tem preço menor do que os climatizadores, mas ambos são soluções baratas em comparação a um ar-condicionado, por exemplo.
Variedade
Uma das vantagens para quem vai comprar ventilador é a variedade. Com modelos e marcas distintas, são muitas as opções vistas no mercado em comparação aos climatizadores.
Funções extra
Além de climatização, esses aparelhos possuem outras funções que podem pesar na hora da escolha:
- Timer: alguns climatizadores permitem programar um período de tempo para que eles desliguem sozinhos;
- Repelente: existem ventiladores com porta-repelente para espantar possíveis mosquitos e outros insetos;
- Quente/frio: é possível comprar climatizador também com a função quente, para aquecer o ambiente em dias frios,
- Filtro: os aquecedores possuem um filtro de ar, o que ajuda na limpeza do ar do ambiente em que ele atua.
Organização e cuidados
Assim como uma cortina de ar, o ventilador projeta ventos no ambiente, fazendo com que locais com papéis ou outros materiais leves possam se desorganizar. Além disso, ele pode levantar a poeira de um ambiente, prejudicando a qualidade do ar.
Enquanto isso, um climatizador não pode ser usado muito próximo a aparelhos eletrônicos, já que ele solta ar úmido no ambiente. Ambos devem ser limpos com regularidade para melhor desempenho e para evitar a propagação de impurezas no ar.
Climatizador ou ventilador? A Leveros tem os dois!
Agora que você sabe escolher se para as suas necessidades o melhor é o climatizador ou o ventilador, faça a sua compra aqui, na Leveros. Temos grande variedade de marcas e modelos em ambos os produtos com condições imperdíveis.
Portanto, na hora de escolher entre climatizador ou ventilador, confira no nosso site os preços e ofertas disponíveis. Assim, você faz o melhor negócio para você e sua família.
Quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs?
07 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado inverter vs. ar-condicionado convencional: qual escolher?
04 de outubro de 2024 | 0 | 4 min de leitura
Descubra as vantagens do ar-condicionado cassete
27 de setembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura