Bem-Estar

Conheça tudo sobre as fontes de energias renováveis!

Conheça tudo sobre as fontes de energias renováveis!

14 de abril de 2022 0 5 min de leitura

Conheça tudo sobre as fontes de energias renováveis!

Entenda sobre fontes de energias renováveis

Neste artigo, você vai descobrir quais são as fontes de energias renováveis, como a energia solar, eólica, hidráulica, entre outras. Além de conferir a lista de vantagens e desvantagens das energias renováveis, vai entender o porquê de serem mais seguras e como não geram substâncias tóxicas.

O que é energia renovável?

fontes de energias renováveis

As energias renováveis são aquelas que têm origens de fontes naturais inesgotáveis, como o sol, vento, força da água e o calor do interior da terra. Essas fontes de energia estão presentes na natureza sendo geradas de forma natural por isso, não acabam quando nós usamos, ou seja, são fontes de energia limpas. Acompanhe o artigo e veja algumas das energias renováveis mais conhecidas!

as energias não renováveis também são encontradas na natureza, mas são limitadas, deixam resíduos prejudiciais na natureza e muitas vezes são prejudiciais aos seres vivos. Desde o começo da revolução industrial é a principal fonte de energia usada para movimentar as máquinas das novas indústrias, ou seja, são consideradas energias poluentes e más para o ambiente, causando danos, como os combustíveis fósseis ou petróleo.

Quais são as fontes de energia renovável?

Há muitos tipos de energias renováveis no mundo, alguns utilizam o sol, a terra e até mesmo os ventos. Conheça abaixo os tipos!

Energia Solar

A energia solar vem do sol e chega até nós em forma de luz e calor. Com painéis solares ou fotovoltaicas é possível captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica ou térmica para ser utilizada em casa por exemplo. No Brasil, ela está presente em vários pontos do país e uma das maiores usinas de energia solar está localizada em São Gonçalo – Piauí.

Além disso, podemos dizer que a energia fotovoltaica é o sistema com maior avanço tecnológico nos últimos tempos.

Um dos maiores problemas ambientais em nossa sociedade é a alta demanda de energia elétrica, que além de prejudicar a natureza, gera muita poluição. Assim, a energia solar é uma excelente alternativa por ser limpa e renovável, contribuindo para todo ecossistema, tanto natural quanto humano, pela economia de energia gerada e no bolso dos consumidores.

Se você quer saber tudo sobre energia solar, leia o nosso post: O que é energia solar e como isso pode te ajudar?

Energia Eólica

a energia eólica vem do vento e conseguimos convertê-la por meio dos aerogeradores, semelhantes a moinhos com aquelas pás gigantescas, mas com turbinas capazes de converter a energia cinética do vento em energia elétrica.

Os aerogeradores funcionam da seguinte maneira: O vento move as suas pás que possuem em seu interior máquinas que transformarão a força dos ventos em energia. Em nosso país, a maioria dos parques eólicos estão localizados na região nordeste, principalmente nos estados de Rio Grande do Norte e Bahia, e o complexo eólico de Alto Serão (BA) é o maior da América Latina

Energia dos Oceanos

As águas marítimas também podem gerar energia, por meio do movimento das ondas e das marés. Essa força das ondas faz movimentar as hélices captadas por turbinas.

A energia maremotriz é uma das mais caras para instalar e manter os equipamentos necessários para manter o bom funcionamento da usina, com 8 mil km de costa o Brasil foi pioneiro na construção de usinas de ondas, que fica localizada no Ceará – Porto Pecém, mas infelizmente se encontra abandonado

Energia Hidráulica

Provém das águas armazenadas nos pântanos e represas, ou seja, utilizam as famosas hidrelétricas que usam turbinas e geradores elétricos para gerar energia. Apesar de ser renovável, limpa e barata, provoca grandes danos ao meio ambiente nas áreas que as usinas hidráulicas são construídas.

Mais que isso, a população ao redor da hidrelétrica é afetada, pois, precisam se locomover para outros lugares. A energia hidrelétrica no Brasil é de grande porte e é a maior fonte de energia no país, ocupando grande parte do quadro elétrico.

Energia Geotérmica

É aquela energia renovável que vem do calor acumulado no interior da terra (magma) e a sua captação é feita com usinas geotérmicas, pode ser utilizada, por exemplo para o aquecimento de uma casa ou para gerar eletricidade.

Aqui no Brasil não temos esse modelo de usina, mas conseguimos utilizar a energia geotérmica em Caldas Novas (GO) e Poço de Caldas (MG) em parques termais, ou seja, para água aquecida.

Vantagens das fontes de energia renováveis

1. Respeitam o meio ambiente já que não emitem CO2 e nem gases de efeito estufa;

2. São ilimitadas, pois são obtidas a partir de recursos da natureza que não acabam, ou seja, se regeneram de forma natural;

3. São mais seguras para a nossa saúde já que não produzem resíduos tóxicos para as pessoas;

4. Reduzem a dependência energética da sociedade sobre as energias esgotáveis, como o petróleo;

5. Minimizam danos no impacto ambiental e riscos sobre a energia nuclear.

Desvantagens das fontes de energia renováveis

1. Cada lugar do mundo tem recursos naturais diferentes, por exemplo, tem países com menos horas de luz solar, ou seja, não podem obter tanta energia solar como em outras zonas;

2. Os custos das energias de fontes renováveis são elevados e precisam de infra-estruturas específicas.

Para atingir os objetivos energéticos mundiais e melhorar o cuidado do meio ambiente é indispensável acelerar a transição para as fontes de energia renováveis. Pensando nisso, preparamos um post especial sobre economia, veja 3 dicas para economizar mesmo durante a bandeira vermelha de energia.

Confira as soluções sustentáveis e ecológicas para seu sistema de climatização disponíveis no site Leveros.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários