Dicas

Fritadeira elétrica: o que pode ou não fazer?

Fritadeira elétrica: o que pode ou não fazer?

05 de dezembro de 2022 0 6 min de leitura

Fritadeira elétrica: o que pode ou não fazer?

Há alguns anos, surgiu um equipamento que usa o ar muito quente para garantir alimentos com aspecto e sabor de frito. Não à toa, foi batizada de fritadeira elétrica sem óleo, uma alternativa saudável para quem é fã de alimentos crocantes, mas quer se livrar do excesso de gordura nas refeições.

Desde então, a fritadeira vem sendo diariamente utilizada em muitos lares, sendo uma alternativa importante no preparo dos alimentos. Apesar de ser um equipamento muito versátil, é preciso tomar cuidado com algumas maneiras de manuseá-la no dia a dia para garantir um uso seguro e maior vida útil do produto. Quer saber o que pode e o que não pode na sua fritadeira elétrica? Continue a leitura e confira!

Vantagens de uma fritadeira elétrica

Não é por acaso que esse eletrodoméstico ficou famoso muito rápido entre as pessoas que buscam praticidade na cozinha. Há muitos benefícios em usá-la, dentre eles:

  • não utilização de óleo, garantindo um cozimento mais saudável para os alimentos;
  • não precisa monitorar o preparo, basta colocar o timer e pode se dedicar ao restante dos alimentos;
  • versátil, prática no preparo de legumes e carnes em diversos tipos de pratos;
  • do congelador para a fritadeira, prepare de forma prática sem precisar descongelar alimentos como batata e nuggets.

A fritadeira é versátil, ainda, por disponibilizar um preparo personalizado dos ingredientes. Você pode escolher a temperatura que deseja e o tempo, sendo mais rápida para aquecimento do que seu forno convencional, por exemplo, e oferecendo a crocância que o microondas não traz ao aquecer um alimento.

Cuidados ao cozinhar na fritadeira elétrica

Apesar de ser muito versátil, assim como todo aparelho elétrico, é preciso tomar alguns cuidados e prestar atenção ao manual de instruções da sua fritadeira, pois há alguns detalhes na preparação dos alimentos que merecem atenção.

Não use líquidos

Nem dentro de um recipiente, nem fora. Não é seguro colocar nenhum tipo de líquido na fritadeira elétrica. O líquido pode vazar pelas fendas do equipamento ou, ainda, o líquido pode se espalhar com a força do ar e alcançar espaços que podem ser prejudicados em contato com ele.

Atenção com queijos e molhos

Da mesma forma que o líquido pode “voar” pela parte interna da fritadeira, o mesmo pode acontecer com molhos e certos queijos. A velocidade com a qual o ar é soprado dentro do aparelho pode fazer com que a fatia de queijo saia de cima do alimento e grude em outro lugar, assim como pode espalhar o molho por todo seu interior e não trazer o resultado desejado na sua preparação.

Evite usá-la em ambiente apertado

A fritadeira é capaz de chegar a temperaturas superiores a 200ºC, portanto, é normal que ela fique muito aquecida até mesmo depois de finalizar a preparação. Por isso, o ideal é usar o aparelho em um lugar onde haja um escape para esse calor, como a pia da cozinha ou uma bancada, por exemplo. Evite usá-la muito próxima de armários, sem ter uma vazão para o calor.

Deixe um espaço entre os alimentos

É importante não sobrecarregar o cesto da sua fritadeira elétrica, já que o ar precisa circular entre os alimentos para que possa aquecê-los por igual. Se houver muitos alimentos juntos, a chance de perder a crocância e ficar com aspecto empapado é grande.

No caso de precisar fazer uma quantidade de alimentos maior, programe-se para colocá-los no cesto em duas etapas.

Lave o cesto após o uso

Depois de usar, use água e sabão para retirar gordura e restos de alimentos da sua fritadeira. A cada três usos, mais ou menos, limpe o corpo do equipamento de acordo com as instruções de uso do manual. Do contrário, a sujeira acumulada pode causar fumaça durante a preparação dos alimentos e deixar um sabor e odor desagradáveis.

Não use sem aquecer antes de usar

Para garantir que os alimentos sejam aquecidos por inteiro e que haja uma temperatura igual em todo o cesto, o ideal é aquecer a fritadeira alguns minutos antes de utilizá-la. Para isso, ligue o aparelho vazio entre 3 e 5 minutos antes de colocar os alimentos dentro.

Não deixe o alimento dourar de um lado só

Para que você tenha um alimento dourado por completo e aquecido uniformemente, é importante que, no meio do tempo de preparação, ele seja virado dentro da fritadeira. Por exemplo, se o frango vai ficar 30 minutos no cesto, quando completar 15, pare o funcionamento, abra o cesto e vire as peças. Assim, as que estavam para o lado de baixo vão ficar sequinhas, crocantes e douradas também. 

Use azeite

É claro que a fritadeira é capaz de preparar alimentos totalmente sem óleo, como é sua proposta inicial, mas muitos pratos podem, sim, receber um fio de azeite antes do preparo. O azeite ajuda a deixar um aspecto mais dourado na comida, além de trazer ainda mais suculência. Portanto, a dica quando for preparar legumes ou frango, é colocar um fiozinho de azeite e temperar à gosto.

Leia sempre o manual de instruções

Apesar de muitos modelos de fritadeira serem parecidos, cada equipamento é único e, dependendo da marca, tem um funcionamento diferente. A maioria delas, por exemplo, permite a abertura do cesto durante a preparação para checar o ponto da comida, mas antes de abrir a sua fritadeira, veja no manual se isso é permitido.

Também é essencial checar detalhes de limpeza, como fazer a lavagem correta do cesto, por exemplo, e como limpar o corpo do aparelho de maneira adequada, conservando-o por muito mais tempo em bom funcionamento.

A fritadeira elétrica é uma excelente criação e permite trazer mais saúde e praticidade aos seus dias. Afinal, comer um alimento crocante, com aspecto de frito, ou até uma carne suculenta, sem precisar pesar a mão no óleo é uma ótima pedida para as refeições do dia a dia. Os cuidados, como você pôde ver, são simples, basta segui-los e você terá seu aparelho funcionando por muito tempo, trazendo mais saúde para toda a família!

E se você estiver à procura de uma fritadeira elétrica de qualidade, vale investir no modelo da marca Midea, com 4 litros de capacidade. Aliás, se você ainda não conhece essa marca, venha saber mais sobre ela e se apaixonar pela qualidade e tecnologia!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários