A decoração industrial moderna caiu no gosto de quem gosta de deixar a casa ou o escritório cheio de estilo e com um visual único. Por ser um tipo bem específico, alguns elementos são indispensáveis na hora de construir o estilo industrial, já que são o que garantem que o espaço vá ficar com a cara que você deseja.
Mas você sabe, de fato, o que é a decoração industrial e quais os elementos necessários para montar seu ambiente de acordo com ela?
Hoje, você vai poder conferir alguns elementos desse estilo e dicas para acertar em cheio nessa tendência que veio para ficar e que vai deixar seu ambiente ainda mais bonito e estiloso.
Continue a leitura e comece agora mesmo a reformular a decoração do seu espaço!
O que é decoração industrial?
O estilo industrial mistura alguns elementos capazes de trazer um ar moderno, mas ao mesmo tempo informal e aconchegante.
Para isso, a inspiração foram os galpões industriais americanos, que foram usados como casa, após serem abandonados, e tinham essa estética mais rústica.
Os cômodos industriais eram caracterizados por um pé direito bem alto, poucas divisórias entre os ambientes, espaços mais amplos e tubulações e fiações aparentes.
Paredes de concreto, tijolo ou cimento queimado também eram bem característicos, passando até a impressão de que o ambiente estava inacabado.
Aos poucos, esse tipo de decoração foi se aprimorando e uniu o rústico ao moderno, adicionando elementos que deixassem o ambiente mais confortável.
Outra característica do industrial é o minimalismo. Uma casa que segue esse padrão estético dificilmente é cheia de artigos e móveis. As peças são robustas, normalmente seguindo tons de marrom, mas respeitam o tamanho do ambiente e permitem uma circulação de pessoas de modo confortável.
Sobre os móveis, os itens de decoração também não costumam ser exagerados. Livros e relógios com uma estética mais antiga compõem o ambiente, junto a luminárias, vasos de concreto e outros elementos que remetem ao mesmo estilo.
Onde ele pode ser usado?
O estilo industrial é muito versátil e isso faz com que ele caia bem tanto em ambientes residenciais, quanto em espaços corporativos. Essa estética, inclusive, combina bastante com empresas mais modernas, mas que ao mesmo tempo buscam passar certa seriedade no que fazem.
O industrial circula muito bem por esse caminho informal sem ser despojado demais, por isso é um dos mais escolhidos na hora de decorar um espaço de trabalho.
Em ambientes residenciais acontece o mesmo, já que a informalidade do industrial é mesclada com tons de aconchego, perfeitos para uma casa onde a prioridade é o conforto, mas sem se esquecer da beleza que a decoração proporciona.
O estilo industrial nos ambientes residenciais remetem a um ar jovial, mas preocupado com a estética e com a sensação de estar em casa, com todo o conforto que um lar pode proporcionar.
Seja em um ambiente de trabalho ou residencial, a decoração industrial é capaz de trazer um visual cheio de personalidade, capaz de caber em todos esses tipos de ambiente perfeitamente.
Dicas para trazer o design industrial para seu espaço
Agora que você já sabe um pouco da história e de como é o estilo industrial, suas inspirações e conceitos básicos, é hora de transformar seu ambiente! Seja ele empresarial ou residencial, alguns elementos não podem faltar na hora de montar seu espaço.
A primeira dica é usar tons neutros, mesclados a cores como o marrom e o preto. No estilo industrial, não cabe nada muito colorido, já que foge um pouco da proposta.
Portanto, o resultado é ter uma decoração mais discreta, funcional e sem muita cor. Confira outros elementos que você pode adicionar para conseguir entrar no clima industrial.
1. Luzes em trilho e aparentes
A iluminação em trilho, ou seja, aquela que percorre todo o centro ou a lateral do ambiente, é típica desse estilo de decoração. O tom de luz amarelado dá o arremate, já que a coloração conversa com todo o restante da casa e ajuda a iluminar o espaço com estilo.
Além das luzes fixas, o estilo de decoração industrial também permite luminárias de chão com pés palito ou, em cima das mesas, no caso de escritórios ou mesinhas laterais.
Os modelos que contam com a lâmpada aparente são ideais para compor o espaço e iluminar o que você precisa, unindo as características básicas do estilo, que são conforto e funcionalidade.
2. Móveis de metal
Os móveis com pés e estruturas metálicas são a cara do design industrial. Sofás, poltronas, mesas de centro e de jantar e, claro, escrivaninhas, são bem vindas com este material, que é a cara desse tipo de decoração.
A madeira e os pés palito também podem fazer parte do décor, já que trazem um ar minimalista e informal, mas ao mesmo tempo arrumado e clean, dando a impressão de que o espaço está mais livre para circulação de pessoas.
3. Atenção às paredes e chão
Como você já viu, o estilo industrial foge de tudo o que é considerado convencional, como paredes brancas e chão de porcelanato.
Para entrar de cabeça nesse design, você pode abusar dos tons de cinza e marrom. Inclusive, o tijolinho aparente é a cara do industrial, trazendo uma estética de informalidade que cabe na proposta.
Alguns tons de cinza, como as tintas chamadas cimento queimado, tem a finalização que também combina muito com o estilo, que remete totalmente ao toque industrial que esse tipo de decoração propõe.
4. Invista em aparelhos compatíveis com o estilo
Já pensou caprichar tanto nos elementos citados acima para compor sua decoração industrial e, logo no final, errar em um detalhe tão importante quanto a escolha dos equipamentos que vão adornar seu espaço?
Essa é uma questão que muitas pessoas não pensam, mas faz toda a diferença no resultado. Uma adega, por exemplo, em um tom acinzentado ou escuro, assim como a cervejeira, vai muito bem na decoração industrial.
O ar-condicionado, por sua vez, por ser o modelo dutado, que vem com o duto embutido e cai perfeitamente na decoração industrial. O modelo Split Cassete é outra opção também muito usada para compor o estilo, principalmente em locais como empresas e residências maiores.
O ar condicionado Split Hi Wall, ainda, é outra opção, que pode ficar localizado em cima da parede e é muito discreto, não interferindo na sua decoração.
A decoração industrial moderna é uma opção prática, funcional e linda! Agora que você já sabe como compor esse design, vale aliar o ar-condicionado e a decoração da casa, certo?
Para ter a certeza do modelo ideal, use a calculadora de BTUs e confira qual a capacidade correta para o seu espaço!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura