A escolha de um modelo de ar-condicionado envolve uma série de especificações, sejam elas técnicas, relacionadas ao ambiente escolhido ou também à tecnologia do aparelho.
Além disso, há também a questão financeira, já que escolher um modelo incorreto pode fazer todo o investimento virar uma grande dor de cabeça, não é mesmo? Por isso, veja abaixo alguns fatores que você deve considerar antes de escolher o seu ar-condicionado.
Se você deseja saber como escolher o ar-condicionado ideal, veio ao lugar certo. Com nossa experiência de mais de 40 anos no mercado de climatização, preparamos esse artigo para responder todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Entenda o sistema BTUs
Um item importantíssimo a ser considerado na hora de adquirir o seu condicionador de ar é a quantidade de Btus necessárias para atender a necessidade do local a ser instalado.
BTU é a sigla para British Thermal Unit, em português, Unidade Térmica Britânica. Seu cálculo é feito indicando que é necessário entre 600 e 800 BTUs a cada metro quadrado do ambiente e esse número pode variar de acordo com outros fatores relacionados ao local. Para saber qual a potência necessária para seu ambiente, acesse nosso simulador de ambientes ou fale com um de nossos especialistas.
Quais são os fatores que a calculadora de BTUs leva em conta?
- Região do país: é preciso entender a condição climática de cada região;
- Ambiente: quarto, sala, escritório, loja/salão;
- Metragem: as dimensões do ambiente contam pelo volume de ar que circula no local;
- Exposição do sol: qual o horário que o ambiente recebe a luz do sol? Manhã, tarde ou nenhum dos dois;
- Pessoas: o número de pessoas também importa, já que a transpiração produz calor;
- Equipamentos: assim como o número de pessoas, os equipamentos também produzem calor, portanto, influenciam na temperatura do local,
- Janelas: influenciam no número de saídas de ar que o ambiente tem.
Tipos de ar-condicionado
Saber qual é o melhor ar-condicionado para você envolve também conhecer os tipos existentes no mercado e quais as suas características. Veja abaixo:
- Janela: indicado para lugares menores, é um modelo em que as unidades condensadora e evaporadora são juntas;
- Split: dividido em duas partes, o modelo é um dos tipos de ar-condicionado mais comuns do mercado, com diversas opções e modelos específicos;
- Portátil: pode ser levado para outros ambientes, desde que tenha um espaço para saída de ar quente de sua tubulação desmontável;
- Multisplit: a diferença entre o split e o multi é que este tem a capacidade de alimentar até oito unidades internas com uma única condensadora;
- Piso teto: mais comum em ambientes residenciais ou comerciais, o modelo leva esse nome por poder ser instalado tanto no piso como no teto;
- Cassete: geralmente o modelo é instalado nos forros dos ambientes, o que não compromete tanto o design do local;
- Duto: voltado para grandes ambientes, como shoppings e galpões, o duto não é percebido no ambiente, além de possuir diversas saídas de ar.
Considere a Tecnologia inverter
Os ares-condicionados possuem duas tecnologias distintas: a convencional, mais antiga, porém mais barata, e a inverter, que tem mais componentes eletrônicos, o que torna o equipamento mais caro. Em compensação, este é mais econômico em consumo de energia, podendo chegar até 70% de economia se comparado ao modelo convencional.
Com o inverter, os ares-condicionados não ligam e desligam, fazendo o seu trabalho de maneira ininterrupta, apenas ajustando a sua temperatura para que ele não resfrie ou esquente demais o ambiente. Veja qual o melhor ar-condicionado inverter!
Economia de energia
Além da tecnologia inverter, há outros componentes que podem influenciar no consumo de energia elétrica do aparelho. Por isso, consulte sempre o Selo Procel. Com ele, você pode conferir o consumo de kw/h e também sua eficiência energética.
Alimentação elétrica
A maioria dos ares-condicionados são 220v, mas também existem os modelos trifásicos e os de 110v. Como eles são produtos que exigem instalação com um profissional e têm gasto de energia considerável, é importante conhecer as capacidades do ambiente para não ter que realizar a troca ou até mesmo comprometer a qualidade do produto.
Quente/frio
Em algumas regiões do país, ter um aparelho que também funciona como um aquecedor pode ser uma ótima opção para os dias de frio. Nesse caso, o ar-condicionado quente e frio opera em ciclo reverso, gerando calor para o ambiente.
Manutenção e limpeza
A limpeza e a manutenção do ar-condicionado são tão importantes quanto a compra. Se ambos os procedimentos não forem realizados com cuidado e por profissionais, nos tempos indicados pelas marcas, o aparelho não apresentará o mesmo desempenho, podendo inclusive influenciar na qualidade do ar.
A Leveros oferece um serviço de limpeza de ar-condicionado para você ficar despreocupado. Conte com um de nossos profissionais capacitados para realizar o serviço com o máximo de cuidado, aliando eficiência a ótimas condições de pagamento.
Instalação
Instalar um ar-condicionado não é algo fácil. Cada modelo tem uma maneira distinta de se realizar o serviço, e cada detalhe pode fazer a diferença no desempenho final do seu aparelho, além de afetar a garantia do produto caso a instalação não seja realizada com um credenciado da fabricante. Se optar por um modelo que não necessite esse tipo de serviço, o ar-condicionado portátil se torna uma ótima opção.
Por isso, quando perguntam qual o melhor ar-condicionado, muitas vezes a resposta é: o que for bem instalado. Conte também com nossos profissionais para realizar a instalação do seu aparelho de maneira rápida, segura e eficiente.
Veja o catálogo da Leveros
Agora que você sabe como escolher o ar-condicionado ideal para as suas necessidades, acesse nosso catálogo!
Aqui você encontra os melhores modelos e marcas com entrega para todo o Brasil, ofertas imperdíveis e pagamento facilitado. Acesse nosso site agora mesmo!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura