Tecnologia

Guia completo de como escolher um bom climatizador

Guia completo de como escolher um bom climatizador

27 de março de 2023 1 6 min de leitura

Guia completo de como escolher um bom climatizador

Os climatizadores são práticos e garantem conforto térmico, com a vantagem de permitir o transporte para onde quiser. Existem muitas opções disponíveis no mercado e pode ser difícil saber como escolher um bom climatizador. 

Se você procura por um aparelho de climatização para demandas residenciais ou industriais e tem dúvidas sobre o modelo mais indicado para o seu objetivo, continue a leitura deste artigo da Leveros e confira tudo que você precisa saber antes de comprar! 

Entenda como funciona o climatizador

Embora cada modelo apresente suas especificidades, no geral, esses aparelhos são indicados para aumentar a umidade e refrescar os espaços de maneira sutil, fazendo com que o ar circule pelo cômodo na temperatura ideal.

Climatizador evaporativo

O mecanismo de funcionamento do climatizador é diferente de outros dispositivos de refrigeração, como o ar-condicionado, por exemplo. Nesse caso, o aparelho resfria e umidifica o cômodo através da evaporação da água que fica em seu reservatório. 

Além do reservatório abastecido com água, o climatizador transporta o ar por mais algumas etapas de ventilação e filtragem, sendo devolvido para o ambiente mais fresco, limpo e úmido. 

Veja como isso funciona na prática:

  1. o ar é “sugado” do ambiente em direção ao reservatório de água, que o resfria e umedece por propriedades endotérmicas – que é quando o ar entra em contato com a água;
  2. após resfriado, o ar úmido segue em direção dos filtros purificantes, responsável por remover resíduos poluentes, bactérias e impurezas;
  3. o ar é devolvido limpo, úmido e pronto para melhorar a sensação térmica do local.  

A escolha do aparelho certo passa por alguns critérios relacionados às características do aparelho e também com base no objetivo de cada consumidor.  

Climatizador: como escolher? 

Aqui vão algumas sugestões para ajudar na aquisição do seu novo aparelho.  

Decida entre o residencial ou industrial

Esses climatizadores, apesar de semelhantes na maioria dos atributos, se diferenciam principalmente nesses pontos:

  • tamanho;
  • peso;
  • capacidade;
  • consumo;
  • tipos de controles,
  • funcionalidades.

É importante ter clareza nessa decisão para evitar adquirir um climatizador residencial ou industrial com mais potência que o necessário (superdimensionamento), ou o contrário, quando o climatizador é fraco demais para a demanda do local. 

Tamanho do local

Os climatizadores podem atuar em uma vasta gama de situações e contextos, tanto domésticos quanto ambientes comerciais mais amplos. Assim como acontece com o ar-condicionado, é preciso acertar no dimensionamento do climatizador.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional de refrigeração, mas você pode ter uma noção inicial se fizer o seguinte cálculo: comprimento x largura x altura: pegue esse resultado e multiplique por 30.

Esse número é referente ao volume de ar em metros cúbicos por hora. 

Potência 

A potência certa é indispensável para o bom desempenho do aparelho. É muito importante que você calcule adequadamente, considerando as dimensões do maior ambiente onde pretende utilizá-lo.

Por exemplo, se deseja adquirir um aparelho para atuar em um quarto pequeno, o climatizador de 60 W pode atender bem as suas necessidades. Já em ambientes amplos, um climatizador com mais de 100 W pode ser mais adequado.  

Capacidade do reservatório

Um fator muito relevante é a capacidade de armazenamento da água no reservatório do climatizador. Isso porque ele determina quantos litros de água o aparelho comporta. 

Em poucas palavras, quanto mais água armazenada, maior a duração do efeito refrescante e o intervalo de reabastecimento. A capacidade muda de modelo para modelo e convém pensar nisso antes de finalizar a compra. 

Para se ter uma ideia, o climatizador de ar portátil com capacidade de 10 litros costuma consumir cerca de 1,5 litro de água por hora. Já o climatizador 60 litros, consome cerca de 3 a 5 l/h.

Dica extra, inclua pedrinhas de gelo no reservatório para refrescar ainda mais!  

Consumo energético

Um ponto positivo desse produto, é que independentemente do modelo escolhido, todos são reconhecidos como alternativas economicamente viáveis para quem não pretende comprar um ar-condicionado. 

É por isso que todos os climatizadores são considerados econômicos, visto que proporcionam uma brisa levemente refrescante consumindo o mínimo de energia elétrica possível. 

Existem modelos que promovem mais eficiência energética do que outros. Para se aprofundar nisso, observe as etiquetas de eficiência energética do Inmetro e Selo Procel, priorizando os climatizadores classe A.  

Filtros

Outra vantagem do climatizador portátil é sua função de filtragem do ar. Os aparelhos apresentam filtros que podem variar de um modelo para outro, mas no geral, são destinados à captura de impurezas presentes na atmosfera do ar. 

Cada aparelho tem o seu filtro específico, geralmente em formato colmeia, mas é preciso conferir as especificações técnicas de cada modelo para se certificar do que de fato ele proporciona. 

No geral, os diferentes filtros encontrados nos climatizadores podem atuar retendo partículas de:

  • pós e poeiras;
  • poluentes urbanos;
  • compostos carbônicos;
  • odores; 
  • fungos;
  • bactérias;
  • ácaros;
  • pólen;
  • fumaça de cigarro;
  • pelos de animais;
  • vírus;
  • causadores de alergias.

Para que os filtros atuem de forma benéfica, não se esqueça de limpar o climatizador e seus componentes na periodicidade sugerida no manual do usuário. A manutenção preventiva é indispensável para não correr o risco do aparelho espalhar a sujeira ao invés de remover. 

Ruídos

Confira os níveis de ruídos para escolher um modelo silencioso, caso você pretenda utilizar no quarto ou em um ambiente de estudos. 

Voltagem

O climatizador 110 V é indicado para locais com essa compatibilidade energética. Você também pode encontrar versões de climatizador 220 V, ou até mesmo climatizadores bivolts para ter mais praticidade.

Dimensões e peso 

Alguns climatizadores são mais fáceis de transportar devido a seu tamanho compacto e peso leve. Já os climatizadores industriais costumam ser mais robustos e pesados. Em todo caso, vale a pena priorizar um climatizador com rodinhas.

Além dos tópicos já citados, você ainda pode pesquisar por funcionalidades extras, como o climatizador com timer, que permite programar o funcionamento ou o desligamento do aparelho, e o climatizador com modo sleep, para dormir tranquilamente. 

Pronto, agora você tem tudo em mãos para adquirir seu novo climatizador! A Leveros é uma loja credenciada junto às maiores marcas do mercado de climatização, como a Ventisol, oferecendo soluções econômicas e modernas para seu lar ou negócio. 

Confira o catálogo completo de climatizadores residenciais e industriais, escolha o seu favorito e conte com a Leveros para ter mais conforto e saúde!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários