Dicas

Como limpar climatizador: Confira o passo a passo e as dicas!

Como limpar climatizador: Confira o passo a passo e as dicas!

10 de março de 2022 0 5 min de leitura

Como limpar climatizador: Confira o passo a passo e as dicas!

Como limpar climatizador: Confira o passo a passo e as dicas!

Neste artigo, vamos te ensinar sobre como limpar climatizador e também falaremos da importância de verificar o reservatório de água, incluindo o filtro e colmeia. Confira as dicas!

Limpeza da parte externa

A limpeza externa do climatizador de ar deve fazer parte da rotina da casa, isso o mantém sem poeiras ou resíduos trazidos pelo ar, o que protege você e sua família de possíveis bactérias.

Vale ressaltar que a limpeza precisa ser feita periodicamente para garantir uma vida útil mais longa ao equipamento, além de melhorar seu desempenho, mantém a qualidade do ar no ambiente.

O processo de limpeza do climatizador não é trabalhoso e nem ocupará tanto o seu tempo. Desta forma, é importante lembrar que devemos evitar qualquer produto tóxico ou que seja muito abrasivo. Combinado?

Você pode utilizar para a limpeza externa do seu climatizador:

  • Detergente neutro;
  • Água morna ou oxigenada;
  • Pano e esponja limpos e macios.

Atenção: Antes de começar a passar o pano ou a esponja úmidos, certifique-se, que o aparelho está desligado! Passe delicadamente pelo aparelho e deixe-o secar por completo antes de ligá-lo novamente.

Como limpar climatizador por dentro?

Limpeza do reservatório

Na maioria dos aparelhos, você consegue retirar facilmente a recipiente de água para lavar, o que facilita na hora da limpeza do reservatório de água e preserva a água mais limpa para o bem-estar do seu equipamento e de sua família.

Confira como realizar o processo de limpeza:

  • Passo 1: Desconecte o aparelho da tomada, para não ocorrer descarga elétrica;
  • Passo 2: Desencaixe delicadamente o reservatório de água do climatizador;
  • Passo 3: Apoie o reservatório em um lugar firme e retire a tampa;
  • Passo 4: Jogue a água que estiver no reservatório fora e lave com sabão neutro, retirando os resíduos e a poeira;
  • Passo 5: Enxague bem e com um pano sem fiapos, seque o recipiente;
  • Passo 6: Por fim, depois que tudo estiver seco, você já pode encaixar o reservatório no climatizador.

Não utilize produtos de limpeza como álcool, querosene, gasolina, thinner, solventes, ácidos e produtos químicos ou abrasivos. Pois, podem causar estrago ou até mesmo quebrar o aparelho.

Por que devo limpar o filtro do climatizador?

Muitas pessoas ainda pensam que não é necessária a limpeza do filtro do climatizador, mas é algo primordial! Caso seu filtro estiver sujo, o sistema de ar do seu climatizador poderá “sufocar” com os resíduos, ou seja, ficará entupido e isso prejudicará a saída do ar, contaminando o ambiente com impurezas.

Além disso, a limpeza do filtro garante a climatização perfeita do cômodo e para realizar essa higienização é super simples, confira!

Como limpar filtro do climatizador?

Para esta limpeza, vale a mesma dica que demos interiormente, de não usar produtos abrasivos e panos ásperos com fiapos!

Comece retirando a tela de proteção do filtro do aparelho e lave bem com água corrente e detergente neutro, você também pode esfregar delicadamente com uma esponja macia.

Deixe secar naturalmente ou utilize um pano liso e macio, após isso, pode colocá-lo novamente no aparelho. Também vale ressaltar que o mesmo cuidado serve para os climatizadores que possuem a colmeia, sendo aquelas telas que dão o suporte nas partes de dentro.

Mas fique atento, se o seu filtro estiver com uma aparência de gasto, neste caso, é necessário realizar a troca por um novo. Pois, senão pode causar danos ao aparelho, como prejudicar o funcionamento do mesmo.

Quando fazer uma limpeza completa do meu climatizador?

Indicamos realizar a limpeza completa do seu climatizador a cada 15 dias, incluindo ambas as partes, fora e dentro do aparelho.

Modelos de climatizadores

Atualmente, existem 2 tipos mais comuns de climatizadores, sendo eles:

climatizador residencial

Climatizador residencial: É ideal para climatizar cômodos pequenos e é o mais econômico para o bolso, além de não ter custos com a instalação, a manutenção pode ser feita por você mesmo. Uma das vantagens é a mobilidade, ou seja, você pode transportá-lo para qualquer lugar. Veja os modelos disponíveis aqui.

Climatizador industrial: Este modelo é destinado para locais bem quentes, como oficinas e áreas grandes, seu custo é maior por conta de sua capacidade de climatização e tamanho do reservatório.

Ficou interessado no climatizador industrial? Conheça mais sobre esse tipo de aparelho neste artigo.

climatizador industrial

Atenção: Consulte a voltagem antes de ligar o produto.

Principais vantagens de adquirir um climatizador

1. O consumo de energia: O climatizador é um dos aparelhos mais econômicos quando falamos em refrigeração de ambiente, quando comparado a um ar-condicionado, por exemplo, esse equipamento tem um gasto até 90% menor. Surpreendente, né!?
2. Opção sustentável: O climatizador é a opção de climatização mais ecológica, ele não usa os mesmos gases que os aparelhos de ar-condicionado para refrigerar o ambiente, funcionando apenas com gelo e água.
3. Umidificação: Esse equipamento umidifica ainda mais o ar, o que se torna uma vantagem para pessoas com problemas respiratórios como sinusite ou bronquite.
4. Menor variação térmica: Ele não realiza uma mudança brusca na temperatura do ambiente sobre o qual age, há risco menor de sofrer um choque térmico, ou seja, não prejudica a imunidade das pessoas do local.
5. Economia certa para o bolso: Além de ser uma opção mais econômica na conta de energia, ele também é mais barato, pois não tem custos de instalação.

Climatizador também é na Leveros

Viu como é super fácil manter seu climatizador limpo? Agora, se você está procurando por um novo aparelho, confira aqui os melhores modelos e ofertas!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários