É só chegar os dias mais quentes e os termômetros começarem a bater temperaturas acima de 28ºC, que uma coisa é certa: o melhor amigo de todo mundo vira o ar-condicionado. Afinal, você conhece alguém que goste de passar calor?
Por estarmos tão habituados a contar com esse aparelho que proporciona tanto bem-estar no nosso dia a dia, às vezes até esquecemos que ele está lá, e só lembramos quando acontece alguma pane.
Mas, a título de curiosidade, você já parou para pensar como funciona o ar-condicionado? Como pode um aparelho resfriar o ar de um ambiente com pessoas, eletrodomésticos e outro aparelhos que emitem calor? Vem com a gente, que o Blog da Leveros vai te explicar tudo, tim tim por tim tim.
O surgimento do ar-condicionado
Aqui no Blog da Leveros, você já pode conferir um pouco mais sobre a história do primeiro ar-condicionado, criado em 1902 por Willis Carrier, que, mais tarde, viria a fundar a Carrier Air Conditioning Company of America – que hoje, com uma joint venture, é conhecida como Midea Carrier.
Mas, resumidamente, podemos dizer que o ar-condicionado surgiu a partir da necessidade de uma indústria gráfica de Nova Iorque de manter o ar seco, já que as folhas usadas na impressão estavam absorvendo a umidade do ar e as imagens ficando borradas.
Carrier teorizou que poderia tirar a umidade do ar, a partir do resfriamento do mesmo. E assim, em 1902, surgiu o primeiro ar-condicionado da história, que controlava não apenas a temperatura, mas também a umidade do ar no ambiente.
É claro que o aparelho foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo e, hoje, temos disponíveis aparelhos de diversos tamanho, muitas funcionalidades e diferentes tecnologias, como a Inverter.
Como funciona o ar-condicionado
Aqui, iremos trazer uma versão simplificada sobre o funcionamento do ar-condicionado, mas você pode conferir nesta matéria mais informações sobre esse processo.
O ar-condicionado tem quase o mesmo princípio de funcionamento de uma geladeira, que depende de um fluido refrigerante para climatizar e transferir energia térmica. No caso do climatizador, ele suga o ar de um ambiente, retirando o calor, e o devolve com temperatura mais amena.
No caso do ar-condicionado quente e frio, os processos são iguais, porém de modo inverso, já que o ar deve ser aquecido e não resfriado.
Importância de um bom dimensionamento
Um dos fatores primordiais para o bom funcionamento do ar-condicionado e efetividade no resfriamento do ambiente é a correta quantidade de BTUs. Para isso, é super importante que seja feito o cálculo, que leva em consideração não somente o tamanho do ambiente, mas também o número de pessoas, exposição ao sol, número de janelas etc.
Para saber qual o ar-condicionado ideal e entender qual é a melhor solução para você, utilize a nossa calculadora de BTUs para simular seu ambiente.
Climatização é na Leveros!
Confie em quem está no mercado há mais de 40 anos. Na Leveros, você encontra diversos aparelhos das melhores marcas do mercado para climatizar a sua casa ou escritório. Que tal também contar com a comodidade de contratar a instalação do seu ar-condicionado conosco? Aqui, você tem a solução completa para seu bem-estar!
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura