Bem-Estar

4 dicas de como cuidar do meio ambiente

4 dicas de como cuidar do meio ambiente

08 de junho de 2022 0 5 min de leitura

4 dicas de como cuidar do meio ambiente

Como cuidar do meio ambiente?

Cuidar do meio ambiente não é mais uma opção e sim uma necessidade, até porque atitudes tomadas hoje terão grande impacto na natureza amanhã! Neste sentido, já pensou em contribuir com o planeta terra com ações simples? Confira aqui 4 dicas de como cuidar do meio ambiente e preservar a natureza!

O que é meio ambiente?

Meio ambiente é tudo o que nos cerca! Afinal, é o ambiente em que algo ou alguém está inserido. Podemos dizer então que as árvores, os animais, as plantas, a água… Todas essas coisas fazem parte do meio ambiente, assim como os prédios, as avenidas das cidades, eu e você também estamos incluídos nisso!

Afinal, qual a importância do meio ambiente?

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa para todos nós! Independentemente de nossos hábitos, ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que o planeta oferece, como acesso ao ar puro e água potável.

É nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, e sem esses instrumentos, todas as formas de vida do planeta poderá acabar. Ou seja, precisamos cuidar do meio ambiente como se fosse a nossa casa!

Pensando nisso e na preservação ambiental, é comemorado em 5 de junho o dia mundial do meio ambiente, cujo intuito é conscientizar as pessoas e empresas sobre os problemas ambientais existentes no planeta.

Afinal, já foi publicado até pela ONU que a poluição da natureza é responsável anualmente por quase um quarto – ou 12,6 milhões – de todas as mortes de seres humanos. Alarmante, não?

Confira mais alguns números surpreendentes sobre o meio ambiente:

  • 33% dos alimentos são desperdiçados e 56% de desperdício acontece em países mais industrializados;
  • A falta de acesso à água potável já mata 1,4 milhão de pessoas a cada ano;
  • Em 2021, o Índice do efeito estufa atingiu um valor de 1,49, o que significa que teremos quase 50% mais calor na atmosfera do que há 32 anos;
  • No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são 6.947 km² desmatados todos os anos.

Agora que você já entendeu a importância de cuidar do meio ambiente, veja como contribuir!

4 dicas de como cuidar do meio ambiente

Para proteger o meio ambiente não é necessário ter muito dinheiro ou participar de uma grande organização que luta pelo planeta. Basta querer e fazer sua parte com comportamentos simples!

Leia as dicas a seguir e contribua com esta missão:

1. Não desperdice água

Você já pensou quanta água é desperdiçada quando tomamos banhos muito demorados ou ao lavar a louça com a torneira ligada todo tempo?

desperdício de água 080622

Atitudes práticas podem evitar desperdícios, por exemplo, a redução do tempo de banho, o reaproveitamento da água da chuva, reutilização da água da máquina de lavar e utilizar baldes, invés de mangueira para lavar o carro.

2. Economize energia

Será mesmo necessário utilizar o computador e deixar a TV ligada em simultâneo? Algumas vezes deixamos vários aparelhos eletrônicos ligados, mas que não estão sendo usados, gastando uma energia desnecessária.

Além disso, as lâmpadas são um grande provedor de consumo de energia! Se você parar para pensar, já deve ter acontecido de esquecer 2 ou 3 luzes acesas sem ter ninguém no cômodo da casa.

Para cuidar do meio ambiente é importante apagar as luzes, desligar aparelhos que não estão sendo usados, adquirir produtos com classificação A de energia e Selo Procel, comprar lâmpadas de LED, são comportamentos que ajudam a proteger o planeta.

Outro aparelho que é considerado vilão da conta de energia é o ar-condicionado, mas saiba que não é bem assim. Opte por um modelo com tecnologia Inverter e tenha muito mais eficiência e economia no seu dia a dia. Confira aqui 5 dicas de como economizar mesmo usando o ar-condicionado!

Sem falar que você também pode apostar em energia sustentável, como a energia solar fotovoltaica. Esta fonte renovável não emite gases e causa nenhum impacto ao meio ambiente, e ainda diminui o seu consumo na conta de luz. Incrível, né!?

energia solar 080622

Quer saber mais sobre a Energia Renovável e suas vantagens? Confira esse artigo e conheça tudo sobre as fontes de energias renováveis!

3. Não compre produtos sem necessidade

Trocar de celular a cada lançamento, é mesmo necessário? E aquele seu computador realmente precisava ser comprado? É comum nós deixarmos levar pelo consumo estimulado pela indústria, mas não podemos nos esquecer que isso afeta diretamente o planeta.

sacola de compras 080622

Portanto, pense antes de comprar, não compre coisas sem utilidade e evite assim a fabricação desnecessária de diversos produtos, ajudando a preservar os recursos naturais do meio ambiente.

4. Separe o lixo

lixeira 080622

Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto, ou seja, ele poderá ser reciclado, o que é muito melhor para a sobrevivência do meio ambiente.

Visto que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo do planeta, estamos cuidando do local onde vivemos!

Confira as soluções sustentáveis e ecológicas para seu sistema de climatização disponíveis no site Leveros.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários