Na disputa entre ar-condicionado portátil vs split o consumidor se vê dividido entre duas alternativas eficientes para lidar com as ondas de calor.
Se você está buscando por soluções eficientes no quesito conforto térmico, sem pesar no orçamento, essas duas opções populares possuem prós e contras que devem ser avaliados na hora da decisão.
Hoje, a Leveros te apresenta um guia completo para comparar split e portátil em diversos aspectos. Leia mais e encontre dicas para uma compra mais informada!
Split vs portátil: comparações iniciais
Acompanhe este comparativo para definir qual versão de climatizador vale mais a pena:
Portátil, mobilidade e praticidade
O modelo portátil é a opção mais popular entre consumidores que julgam importante o fator mobilidade.
Geralmente, quem procura por um aparelho portátil deseja transportá-lo com mais facilidade, especialmente durante viagens ou mudanças de endereço.
Poder levá-lo de um lugar a outro é considerada a principal vantagem do portátil, que oferece um bom desempenho sem exigir uma instalação permanente.
Split
O tipo split é uma versão popular, que utiliza uma tecnologia que divide o funcionamento do aparelho em duas unidades separadas, a evaporadora (unidade interna) e condensadora (unidade externa).
Essa opção é mais buscada por consumidores que desejam climatizar os ambientes consistentemente e com mais controle sobre a temperatura, especialmente em espaços maiores.
Diferença entre ar-condicionado portátil e split
Embora ambos os aparelhos sejam capazes de garantir um resfriamento eficaz, existem algumas diferenças significativas entre eles:
Custo
O preço inicial de um ar-condicionado portátil é mais acessível do que o investimento em um split, pois seu funcionamento é mais simplificado e independe de instalações e adaptações no imóvel.
Embora o custo inicial baixo e a facilidade de uso sejam vantagens, os modelos portáteis podem apresentar algumas limitações e podem não atender demandas mais exigentes.
Instalação
Em geral, a instalação do ar-condicionado portátil é simples e o próprio consumidor pode realizar, mesmo sem possuir conhecimentos técnicos avançados.
Embora o passo a passo mude de modelo para modelo, geralmente, basta posicionar a unidade no ambiente desejado e conectar o cabo de alimentação em uma tomada de energia elétrica mais próxima.
Em contrapartida, a instalação do ar-condicionado split requer um profissional credenciado para fazer o serviço, aumentando os custos do investimento.
O técnico credenciado é o responsável por montar e conectar as unidades. Em alguns casos, é preciso perfurar paredes e instalar suportes para o split, entre outras adaptações para o posicionamento e a vedação dos componentes.
Resfriamento e distribuição do ar
O split, com uma ou mais unidades internas estrategicamente instaladas, pode distribuir o ar de maneira mais uniforme pelo ambiente, além de possuir uma maior capacidade de resfriamento.
Além de exigir uma drenagem manual, o portátil não é capaz de atingir certos níveis de resfriamento e pode ainda ter dificuldade em distribuir o ar resfriado. Em resumo, essa versão tem um desempenho melhor em ambientes mais compactos.
Isso quer dizer que o resfriamento e a distribuição do ar no portátil é menos eficiente quando comparado com o split.
Saiba mais sobre como funciona o ar-condicionado portátil.
Ar-condicionado portátil gasta mais energia que o split?
Sim, a versão portátil pode gerar mais despesas energéticas do que comparado ao condicionador de ar split.
Para entender melhor, considere que a versão portátil costuma ser mais requisitada por quem deseja praticidade, mas seu consumo de energia pode ser maior, embora pareça mais compacto.
Isso se dá por sua menor capacidade de resfriamento, associada à sua eficiência energética menor do que seu concorrente split.
Já o ar split, mesmo que mais robusto e com muitos BTUs, pode proporcionar uma economia de energia significativa, especialmente se possuir a tecnologia inverter, que pode proporcionar até 70% de economia em comparação com os modelos convencionais.
Ar-condicionado portátil vale a pena?
Sim, em alguns casos o modelo portátil vale mais a pena, pois é ideal para quem procura por um aparelho de fácil mobilidade e instalação.
Os modelos portáteis podem ser uma boa escolha para a refrigeração de ambientes menores, visto que sua capacidade de refrigeração é limitada.
No entanto, a preferência por um ar split pode prevalecer em alguns casos. A instalação é mais complexa, mas garante uma refrigeração mais consistente e uniforme por todo o ambiente, enquanto gasta menos energia do que o portátil.
Afinal, qual ar-condicionado comprar: split ou portátil?
O ar split pode ser mais eficiente e gerar menos despesas com energia elétrica, mas, em geral, demanda uma instalação mais complexa e despesas com manutenção e limpezas.
Aproveite para entender como limpar o ar-condicionado portátil e a importância da limpeza do ar-condicionado.
Já o portátil, é ideal para quem precisa de um ar-condicionado para viagens, pode ser inicialmente mais barato, mas seu desempenho pode deixar a desejar em alguns casos.
Portanto, essa resposta depende das características do ambiente que você deseja climatizar e das suas preferências pessoais.
Entre as opções portáteis e splits, o modelo que vale mais a pena depende dos objetivos e do tipo de climatização que você procura:
- ar portátil: não requer instalação profissional e é indicado para suprir necessidades de mobilidade em ambientes pequenos, mas pode ser menos eficiente e produzir mais ruídos;
- ar split: possui maior eficiência energética, capacidade de refrigeração e pode ser mais silencioso, indicado para ambientes maiores, mas é preciso desembolsar mais para mantê-lo.
Vale a pena investir no ar inverter
A tecnologia inverter, presente em muitos modelos splits e alguns portáteis, revolucionou o uso desses aparelhos ao proporcionar um desempenho aprimorado e uma economia energética significativa.
Então, independentemente se você prefere um modelo portátil ou robusto, invista naqueles que possuem um compressor inverter, capaz de realizar alterações em sua velocidade de rotação conforme a necessidade.
Para facilitar a comparação das informações, veja esta tabela que resume as principais diferenças entre ar-condicionados portáteis e split:
Características | Split | Portátil |
Tamanho do local | para espaços maiores | para espaços menores |
Demanda de refrigeração | atende adequadamente os ambientes muito quentes e úmidos | pode não ser suficiente para ambientes muito quentes e úmidos |
Capacidade de refrigeração | maior | menor |
Preço inicial | mais caro | mais barato |
Mobilidade | requer instalação profissional e fixa | pode ser transportado com facilidade |
Ruído | considerado um ar-condicionado silencioso | pode ter um nível de ruído maior |
Eficiência energética | mais eficiente | pode ser menos eficiente |
Aproveite para conhecer os melhores modelos de ar-condicionado inverter para investir e tire suas dúvidas no vídeo a seguir:
Ar Inverter X Ar Convencional, conheça agora as diferenças!
Ar-condicionado portátil vs split: dicas para escolher o modelo ideal
- Escolha com base no tamanho do local a ser climatizado: o ar portátil pode atender ambientes menores, enquanto o split é melhor para ambientes maiores;
- Determine suas necessidades de refrigeração: em alguns casos, o portátil pode ser suficiente, mas o split costuma oferecer um desempenho mais satisfatório;
- Pesquise preços dentro do seu orçamento: a diferença de preço varia conforme a marca, o modelo, as configurações e os recursos dos condicionadores de ar.
- Considere outros fatores: o preço não é o único critério a se considerar, é preciso comparar as funcionalidades e os diferenciais de cada modelo.
Leia mais alguns motivos para optar por um ar-condicionado portátil.
Leveros, solução em ar-condicionado e refrigeração
Se você está em dúvida entre o ar-condicionado portátil ou split, tenha em mente que a melhor forma de tomar uma decisão bem informada é através da pesquisa e análise detalhada das opções.
Encontre os modelos mais tecnológicos e econômicos da atualidade acessando a loja virtual da Leveros e utilizando a calculadora de BTUS para encontrar o ar-condicionado portátil ou split perfeito para o seu ambiente!
Confira aqui os melhores modelos e marcas de ar-condicionado
22 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Como funciona o ar-condicionado?
15 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura